Discussões e Perspectivas sobre o Processo de Entendimento Compartilhado entre Usuários e Desenvolvedores sobre Demandas de Desenvolvimento de Sistemas de Informação Analisado segundo o Modelo de Organização de Karl Weick (Adcont 2011)

Sinopse
Este trabalho teórico discute os resultados de uma investigação empírica realizada sobre o tema do entendimento compartilhado entre usuários e desenvolvedores sobre as demandas de desenvolvimento de sistemas. As análises realizadas sobre os resultados do Estudo de Caso realizado (com técnicas de Observação Participante, Entrevistas Individuais e Consulta Documental) tomaram como fundamentação teórica o modelo clássico de organização como processo de Karl Weick (1973). A discussão aqui apresentada aborda os resultados segundo múltiplos pontos de vista: tendências atuais na área de pesquisa sobre sistemas de informação (abordagem de serviços, métodos ágeis, parcerias entre negócios e tecnologia), e aspectos teóricos referentes à compreensão do processo (níveis de sistemas, sensemaking, e subculturas intraorganizacionais). Esta discussão atinge seus objetivos ao apontar caminhos potencialmente promissores para pesquisas futuras a respeito deste tema.
Autor:
Aline Malanovicz
Formato:
pdf
Tamanho:
171 KB
Enviado por:
Aline Malanovicz
Enviado em:
17/10/2011
Classificação:
seguro