Proposta de Método de Investigação Empírica para o Processo de Desenvolvimento de Sistemas segundo o Modelo de Organização de Karl Weick (ENEGEP 2010)

Sinopse
Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de método e protocolo de pesquisa para investigar o processo de desenvolvimento de sistemas de informação sob a lente teórica do modelo de organização como processo de Karl Weick. As pesquisas sobre o tema do desenvolvimento de sistemas frequentemente utilizam métodos quantitativos e análise de dados estatística, e são mais raras aquelas que procuram aprofundar-se na dinâmica das situações, como este trabalho propõe. A estratégia proposta para a investigação é a de estudo de caso qualitativo, por sua característica de permitir o estudo de situações em seu contexto de ocorrência. São apresentados critérios para seleção de contextos para investigação, incluindo casos para um estudo-piloto e para um estudo de casos múltiplos, e as técnicas de coleta de dados sugeridas são qualitativas, com uso de um protocolo de entrevistas e de pesquisa documental, e um roteiro-guia para a observação participante.
Autor:
Aline Malanovicz
Formato:
pdf
Tamanho:
483 KB
Enviado por:
Aline Malanovicz
Enviado em:
16/10/2010
Reeditado em:
16/10/2010
Classificação:
seguro