“Organizing” é verbo e substantivo: Karl Weick encontra Alfred Whitehead (Bakken e Hernes 2006)

Sinopse
Organizing is Both a Verb and a Noun: Weick Meets Whitehead ---- Tore Bakken and Tor Hernes – Norwegian School of Management, Norway ---- Organization Studies 27(11): 1599–1616, 2006, SAGE ---- O trabalho de Weick sobre organizing e sensemaking contribuiu significativamente para os esforços na teoria de organização para explorar a organização como processo. Sua discussão do relacionamento entre verbos e substantivos em particular serviu para destacar as características dinâmicas centrais dos processos. A concepção de Weick do relacionamento verbo-substantivo é uma das tensões entre níveis de análise. Propomos, explorando o trabalho de Whitehead, dirigir a atenção para a formação de substantivos e para como os verbos formam substantivos e vice-versa. Argumentamos que o trabalho de Weick pode ser estendido olhando mais de perto a seleção dos verbos e dos substantivos, isto é, olhando como a seleção pode ser feita com base em sua relacionalidade, permitindo assim sua transformação mútua.
Autor:
Aline Malanovicz
Formato:
doc
Tamanho:
234 KB
Enviado por:
Aline Malanovicz
Enviado em:
28/03/2010
Reeditado em:
28/03/2010
Classificação:
seguro