GANHOS COMPETITIVOS EM UMA REDE INTERORGANIZACIONAL DO SETOR METALMECÂNICO: O CASO SEMMEGRA

Sinopse
O presente estudo destaca o tema “obtenção de ganhos competitivos após a formação de redes interorganizacionais”. A configuração em rede representa, no mercado atual, uma oportunidade para que micro e pequenas empresas possam trabalhar de forma coordenada para atingir objetivos comuns e alcançar benefícios encontrados geralmente em empresas de grande porte, sem perder a flexibilidade que caracterizam as PME’s. Utiliza-se neste trabalho como unidade de análise uma rede do setor metalmecânico com sede na cidade de Gravataí, no estado do Rio Grande do Sul: SEMMEGRA – Setorial Metalmecânico de Gravataí. A pesquisa tem como objetivo identificar os ganhos competitivos obtidos pelas empresas após sua associação ao SEMMEGRA. Na expectativa de atender ao objetivo proposto para este trabalho, buscou-se em campo dados em entrevistas com os gestores das empresas associadas à rede, na observação participante em uma reunião do SEMMEGRA; assim como nos documentos disponibilizados pela rede.
Autor:
Jéferson Machado
Formato:
pdf
Tamanho:
481 KB
Enviado por:
Jéferson Machado
Enviado em:
26/02/2010
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.