O uso da água em condomínios residenciais
A água em tese é um recurso renovável, mas que na atualidade vem passando por novos questionamentos devido ao aumento populacional, e ainda as transformações vivenciadas pelo clima, em razão do desmatamento e da queima de combustível por força do crescimento da venda de veículos automotores.
Nos condomínios residenciais até outro dia era comum o uso da água, ou melhor, a conta de água, ser dividida, o que é uma injustiça. Existem pessoas que consomem muito mais água em sua unidade, sem qualquer tipo de preocupação com os seus vizinhos, que acabam pagando por um consumo que não utilizam e até mesmo pelo uso de água de pessoas que nem mesmo são moradores do prédio, mas que frequentam as unidades e fazem uso da água paga por todos.
É por isso, que o Congresso Nacional brasileiro pretende votar uma lei obrigando que os novos condomínios sejam dotados de hidrômetros individuais, o que é uma conquista para o cidadão, em seu verdadeiro aspecto de cidadania. Afinal, ninguém é obrigado a responder por um consumo que não é o seu consumo de água.
O desperdicio deve terminar. A divisão da água de forma igual nos condomínios é uma injustiça. As famílias pequenas são penalizadas pelo consumo de famílias maiores que muitas vezes se aproveitam da situação, até mesmo para o desperdício. Afinal, o valor rateado sem muito mais em conta do que com a existência de medidores individuais por unidade de água.
Após a aprovação da lei, o que deve ocorrer ainda neste ano de 2008, aqueles condomínios que já existem poderão também providenciar a instalação de hidrômetros em respeito aos seus moradores, e também em respeito ao meio ambiente, e também para se evita o desperdício de água.
Mas, se o Condomínio não o fizer, pois a mudança é possível, o interessado, condômino, poderá ingressar na Justiça Comum com uma ação judicial denominada pelos especialistas de obrigação de fazer para obrigar o condomínio a instalar hidrômetros individuais.
Afinal, cada um deve responder pelo seu próprio consumo, sem desperdícios, pois conforme mencionado não é justo que uma família pequena seja penalizada, quando em uma outra família a máquina de lavar roupas é ligada todos os dias, o quintal lavado todos os dias, e várias são as descargas, ainda mais em dia de festas.
Portanto, a mudança pretendida pelo Congresso Nacional é um grande passo na busca da defesa da água, do bolso do consumidor, colocando desta forma um término as injustiças que existem nos condomínos.
Esta obra está protegia pela lei brasileira federal de direitos autorais. Neste sentido, é autorizada a reprodução no todo ou em parte desde que seja conferido o devido crédito ao autor da obra, devendo desta forma ser citado o nome do autor e o link para o Site Recanto das Letras, Disponível na Internet em: http://www.recantodasletras.com.br. Fica expressamente vedado o uso comercial desta obra e também a criação de obras derivadas.