DINHEIRO ESQUECIDO NOS BANCOS: A GRANDE MENTIRA

*Nadir Silveira Dias

Ninguém esquece dinheiro. Especialmente no Brasil onde a falta de atendimento ao bem comum do povo é uma realidade gritante há décadas.

E piorando dia a dia. O aumento de tributos pelo poder público é diário. A falta de trabalho digno é real. A redução de salários de quem ainda o tem também é real. O real perde valor e em todo o Brasil há múltiplos imóveis para alugar e para vender que poucos podem alugar ou comprar.

Todas as profissões estão com seus ganhos diminuídos e as famílias perdem condições a cada dia. A cesta básica ou abastada cresce de preço todo dia. A gasolina tem preço elevado e só desce para subir de novo e aumenta o preço do que qualquer pessoa precisa comprar.

E as pessoas que conseguiram permanecer sãs nesse quadro dantesco ainda tem que ouvir na mídia que os brasileiros esquecem dinheiro nos bancos. Que farsa! Que engodo! Há quem creia que as pessoas que sequer ganham o salário mínimo tenham dinheiro esquecido nos bancos?

Então, a conclusão é óbvia: Quem tem dinheiro dito “esquecido nos bancos” tem CPF ou CNPJ e não foi esquecido. Foi dinheiro indevidamente retido, segurado, não devolvido para a conta de onde foi retirado. E quem tem CPF ou CNPJ pode ter devolução on-line na própria Receita Federal.

E qual é o meio escolhido? Ir buscar on-line no Banco Central, ambiente digital muito complicado para que poucos consigam sacar o que é dito como “esquecido”.

Aliás, muito de acordo com a atual pretensão do governo da vez de se apropriar desse dinheiro para cobrir os rombos de sua temerária gestão. É tão grande a mentira, é tão grande o engodo, é tão grande a falsidade que eu conheço pessoas graduadas que tentaram e não conseguiram retirar o dinheiro que consta no seu CPF simplesmente porque a devolução se faz somente para quem usa PIX.

E não há lei que obrigue a quem quer que seja a ter PIX para receber a quantia a que tenha direito a qualquer título.

Portanto, afirmo que não há nenhum brasileiro residente no Brasil ou no exterior que tenha esquecido dinheiro nos bancos. Todo dinheiro dito “esquecido” nunca foi esquecido pelos seus titulares.

Foi indevidamente retido ao longo dos anos! Mas é óbvio que você pode pensar a respeito o que quiser!

13.09.2024 10h56

* Jurista, Escritor e Jornalista

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 13/09/2024
Código do texto: T8150667
Classificação de conteúdo: seguro