O mundo do trabalho diante das novas tecnologias

A sociedade se transformou com o advento de novas tecnologias, que do mesmo modo, repercutiram no mundo do trabalho com inovações que modificaram as estruturas de produção e de informação, trazendo maior flexibilidade ao trabalho em um tempo de máximo apreço pelo lucro gerado por ele. Contudo, ao lado de vantagens, a modalidade de trabalho remoto ainda apresenta desafios.

O tema suscita um importante questionamento que se volta às implicações do teletrabalho: onde se estabelece uma distinção entre o meio privado e o meio laboral nessa nova tendência de trabalhos à distância e a até qual ponto os recursos necessários serão utilizados com a finalidade de trabalho em detrimento de interesses pessoais?

Sou adepta do entendimento de que não pertence à empresa a competência de exigir de seus funcionários recursos que requerem um investimento para além da possibilidade do empregado, em uma situação excepcional como a vivida em 2020. Primeiramente, em razão de um bom senso acerca da realidade dos funcionários, e segundo porque justamente a capacidade de verificação e controle dos trabalhadores se restringe com a maleabilidade que o trabalho remoto propõe. Dessa forma, não se sabe com precisão o tempo de trabalho útil e o real esforço do funcionário, bem como se desconhece o verdadeiro uso que o mesmo faz da rede wi-fi durante o seu expediente.

Estendendo a discussão para um campo filosófico, pode-se refletir acerca da presença contemporânea do panoptismo na sociedade do trabalho, descrito por Foucault como uma forma de vigilância dos sujeitos repreendidos, uma vez que as empresas buscam o controle de seus funcionários, ainda que por meios não convencionais advindos dessa nova tendência de trabalho remoto. No entanto, essa supervisão certamente se encontra limitada devido à barreira da distância que separa o contratante e o prestador de serviços.

Por fim, cabe salientar que o debate acerca das indefinições do novo paradigma tecnológico no mundo do trabalho, é visto como elemento central de análise, em razão de romper fronteiras que até então se consolidavam como bem delimitadas. Desse modo, a distinção entre público e privado se tornou tênue e recebeu dimensões desafiadoras ao tradicional monitoramento de um chefe, tanto sobre o verdadeiro compromisso do empregado, quanto sobre a utilização da internet para outros fins.

Disciplina: Informática jurídica

Isadora Welzel
Enviado por Isadora Welzel em 03/07/2023
Reeditado em 04/07/2023
Código do texto: T7828313
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.