O dia do Estudante de Direito

O dia do Estudante de Direito:

O dia do estudante de direito surgiu com a intensão de homenagear Santo Ivo (Ivo Hélory de Kermantin, considerado pela Igreja Católica como o ´´advogado dos pobres´´ ou ´´padroeiro dos Advogados´´.

A data também comemora o dia do acadêmico de Direito, aquele que pretende munir-se de conhecimentos jurídicos seja para atuar nas diversas áreas do direito e muitas vezes apenas para tomar ciência dos seus direitos.

Como nas demais áreas do conhecimento, ser acadêmico de Direito não é tarefa simples, exige do estudante aplicado leituras constantes, seja do ordenamento jurídico como um todo e de mudanças legislativas e jurisprudenciais que ocorrem quase que diariamente.

No meu caso específico, não foi fácil cursar Direito no que se refere às ´´idas e vindas´´ para a faculdade, como utilizava condução coletiva, eram 4 viagens por dia. Já o estudo do Direito em si, sempre foi muito prazeroso estudar as matérias oferecidas no curso.

A dificuldade aumentou a partir do momento em que tomei posse em concurso público e conciliava estudo e trabalho, muitas vezes passava noites a fio estudando, mas valeu o sacrifício afinal, encontrei-me no Direito.

Encerrado os 5 anos de curso, fui aprovado no Exame da Ordem antes mesmo de colar grau, aliás, este ato foi feito em separado dos demais colegas que ainda não haviam passado na prova da OAB (colação de grau isolada, apenas com o Diretor do curso).

A data é de suma importância, visto que prestigia não só o aluno do curso de direito mas também profissionais da área, tais como: professores, faculdades e todos aqueles que se engajam no âmbito jurídico.

Uma das principais lições que obtive com o curso de Direito foi ter a ciência da distinção entre moral e ética, moral e direito, direitos humanos e direitos fundamentais, além de outros conhecimentos jurídicos imprescindíveis para a atuação prática, não é sem razão que prezo muito pelo estudo do direito material e formal ( ou instrumental), ou seja, o primeiro cuida do direito em si de cada cidadão e o último cuida de como concretizar este direito ( por meio de Códigos de Processos, onde contém o procedimento a ser adotado em situações específicas).

Todos os ramos do Direito são de inquestionável importância, pois atende a cada área específica, porém, a mais importante sem dúvida é o direito constitucional, que estuda nossa Constituição de 1988, onde contém os Direitos básicos de um Estado Democrático de Direitos.

À título de informação, a Câmara Municipal de Goiânia está fazendo uma homenagem para estudantes e gestores de faculdades, a proposta partiu do Vereador Denício Trindade, inciativa que vejo como grande iniciativa, afinal, nada mais justo do que valorizar o trabalho de profissionais e alunos do Direito e demais áreas do conhecimento.

A educação pede socorro, iniciativa desta espécie sempre será bem vinda em um país que carece de incentivos na educação, incentiva novos alunos a matricularem-se no curso de graduação, evita a evasão escolar no âmbito do Ensino Médio (concedendo esperança àqueles que querem avançar nos estudos) e prestigia faculdades e docentes que estão inseridos na lida acadêmica.

Sendo assim, justo é que o acadêmico de direito celebre a data de 19 de maio, é um momento ímpar para que possam parar e refletir o futuro da nação, pois não há solução para os males da sociedade sem a devida educação, sólida e apta a mudar os seus rumos.

Deixo aqui meus sinceros cumprimentos a todos os acadêmicos de direito, o futuro lhe aguarda com excelentes expectativas, pois o leque de opções é imenso, você pode prestar concursos públicos, partir para a área acadêmica (exercer a docência/professor), atuar no sagrado sacerdócio da Advocacia, etc.

Que você, aluno, logre êxito em sua empreitada e que consiga mudar os rumos deste país, sucesso a todos, votos extensivos às faculdades de direito e estimados docentes.

Por Leandro Borba Ferreira Nascente, Advogado em Goiânia e em todo território nacional.

Advogado Leandro Borba Ferreira
Enviado por Advogado Leandro Borba Ferreira em 20/05/2023
Código do texto: T7792740
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.