Raízes Sustentáveis
Objetivos gerais
Realizar oficinas tecnológicas aplicado à população vulnerável (pessoas em situação socioeconômica desfavorecida, população negra e periférica) e escolas públicas, de forma independentes ou em parceria com municípios e/ou ONGs sobre sustentabilidade e sua utilização como fonte de renda extra, economia e qualidade de vida.
Objetivos específicos
• Ensinar a reproduzir tecnologias sustentáveis de baixo custo;
• Conscientização da importância da sustentabilidade e seus benefícios;
• Auxílio educacional e tecnológico a populações vulneráveis.
• Incentivar oficinas tecnológicas sustentáveis em escolas públicas beneficiando a escola;
• Realizar uma ponte entre conhecimento e prática.
Proposta
A sustentabilidade é dada pela união de três principais elementos: econômico, social e ambiental. A união desses elementos possibilita a criação de ferramentas socioeconômicas que atingem a todos os espectros da sociedade além de estabelecer uma relação mais saudável entre ser humano e a natureza. Com base nesses ensinamentos, tecnologias de baixo custo são desenvolvidas e aplicadas utilizando conceitos básicos de engenharia, tais como: composteiras, mini cisternas, hortas verticais, sistemas de irrigação e aquecimento de água utilizando de materiais recicláveis como PVC, bombas de ar e pulverizadores de PVC. Embora seja de simples aprendizagem e aplicação, essas tecnologias e seus meios de reprodução são desconhecidos por muitos, assim como seus benefícios de alto impacto econômico e socioambiental.
O presente projeto pretende difundir o ensinamento dessas tecnologias amplamente disponibilizadas de forma gratuita na internet e conscientizar a população sobre a importância e vantagens da sustentabilidade tanto para o cidadão e sua comunidade, como redução em contas de água e energia elétrica, alimentação orgânica e mais saudável e fonte de uma renda extra, assim como para o meio ambiente com a redução de resíduos orgânicos, reutilização de materiais e matéria prima que iriam se tornam descarte inorgânico, redução no desperdício e reutilização da água, por meio de oficinas tecnológicas sustentáveis. Além disso, o projeto pode e deve ser expandido para escolas públicas com a finalidade de apresentar aos estudantes as práticas sustentáveis associadas ao conhecimento científico gerando oficinas onde os projetos podem atender a própria escola, além de estimular os estudantes com a investigação e aplicação dos conhecimentos aprendidos em sala de aula. A escola, entidade ou comunidade a qual se submeter ao projeto deve passar por um acompanhamento anterior, durante e pós projeto com a finalidade de levantar dados, tais como valores de despesas com água, energia, alimentação e geração de renda (quando houver). Tais dados permitirão o apontamento comparativo desses elementos, validando a efetividade do projeto e do uso das tecnologias sustentáveis de baixo custo.
O projeto apresenta a seguinte missão e visão:
Missão: Auxiliar no combate a pobreza e degeneração do meio ambiente através da conscientização e aplicação da sustentabilidade por intermédio da real premissa da ciência: ser uma ferramenta de aplicação ao auxílio a população e seu desenvolvimento sustentável.
Visão: Transformar comunidades vulneráveis em exemplo de aplicação direta de tecnologias sustentáveis de baixo custo e utilizando materiais recicláveis com impacto direto para a população.
Referências
URBANO, Edison. Sempre Sustentável. Disponível em: https://www.sempresustentavel.com.br/index.html. Acesso em: 28 jun. 2022.
WOELZ, Augustin T.. Sociedade do Sol. Disponível em: https://www.sociedadedosol.org.br/. Acesso em: 28 jun. 2022.
ARANHA,Kaline Cunha.Tecnologias Sustentáveis:aimportância dos telhados
verdes na amenização microclimática,2016. Dissertação do Programa de Pós
graduação em DesenvolvimentoeMeio Ambiente.
Frey, Klaus. Desenvolvimento sustentável local na sociedade em rede: o potencial das novas tecnologias de informação e comunicação. Revista de Sociologia e Política [online]. 2003, n. 21 [Acessado 30 Junho 2022] , pp. 165-185. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-44782003000200011>. Epub 30 Jan 2004. ISSN 1678-9873. https://doi.org/10.1590/S0104-44782003000200011.
Barbieri, José Carlos et al. Inovação e sustentabilidade: novos modelos e proposições. Revista de Administração de Empresas [online]. 2010, v. 50, n. 2 [Acessado 30 Junho 2022] , pp. 146-154. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0034-75902010000200002>. Epub 23 Jun 2010. ISSN 2178-938X. https://doi.org/10.1590/S0034-75902010000200002.
Siqueira, Tiago; Siqueira, Ana Paula; Martorano, Lucieta Guerreiro; Moraes, José Reinaldo da Silva Cabral; Tânia, Maria Gomes da Silva et al.. Irrigapote: Aprendizagem coletiva na utilizacao de tecnologia de irrigacao sustentavel. Educação Ambiental em Ação, 2018, 19 p. ⟨hal-02619731⟩
Borger, F. G., João, B. do N., Claro, J. A. C. dos S., Gaudeoso, Érika C. da S., Junqueira, L. A. P., & Simões Júnior, J. (2015). SOCIAL INNOVATION AND SUSTAINABILITY: ELECTRICAL ENERGY CONSUMPTION IN POOR COMMUNITIES IN BRAZIL. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(1), 71–79. https://doi.org/10.5902/2236117015458
CHACON, S. S. Construção do conceito de sustentabilidade para comunidades rurais carentes. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 6, n. 1, 2010. DOI: 10.5020/2318-0722.6.1.%p. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/rca/article/view/1763. Acesso em: 30 jun. 2022.
SILVA, Roberta Cristina Diniz da. A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE OBRAS RESIDENCIAIS DE BAIXO CUSTO. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, Não use números Romanos ou letras, use somente números Arábicos., 2015, Online. ANAIS XI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO. [S.L.]: Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2015. p. 1-18. Disponível em: https://www.inovarse.org/sites/default/files/T_15_060M.pdf. Acesso em: 28 jun. 2022.
SOUZA, Luiz Antonio Farani de; FUCKS, Patrícia Marasca Soares; SOARES, Elisa Veridiani; REGINA, Taís. Divulgação de tecnologia de baixo custo para o aquecimento solar de água, em Cerro Largo/RS: uma ação da extensão em prol da moradia sustentável. In: SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, Não use números Romanos ou letras, use somente números Arábicos., 2013, Online. Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Brasil: Universidade de Cruz Alta, 2013. p. 1-5. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/2291/1/FUCKS.pdf. Acesso em: 28 jun. 2022.