PLÁGIO É CRIME
O que é plágio?
Todo e qualquer autor de conteúdo, seja de livros, gibis, revistas, sites, propagandas etc., teve muito trabalho de pesquisa para criar seu produto.
(Nem sempre, mas não é por isso que é considerado conteúdo livre) registram os direitos autorais de seu trabalho.
Quando você realiza uma cópia e republica sem mencionar o autor, você está fazendo parecer que a obra é sua, e isso é plágio, é crime.
Pensem no trabalho que o autor teve para escrever aquele
conteúdo, tempo de pesquisa, prazos para entregar, e ainda passar também por uma verificação de plágio, para saber se o conteúdo é original ou cópia? Após tudo isso ele registrará seu trabalho e o publicará, garantindo os direitos autorais sobre aquele conteúdo.
Agora, após tudo isso virá alguém e copiará (em alguns segundos) e republicará como sendo seu!
Além de todo o exposto acima, tem outro fator que sempre temos que levar em conta: os Direitos Autorais. Cada autor, independentemente de ter sua obra publicada ou registrada, está protegido sobre a Lei de Direitos Autorais nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Principalmente na internet, onde todo trabalho tem o nome do autor, tem o site de referência, a página e tem ainda a data que o site publicou o conteúdo, então não são conteúdos disponíveis para serem copiados.
Estão ali para serem interpretados, apreciados e utilizados como referências, por este motivo são públicos sim, mas não são livres para serem copiados/plagiados.
O mesmo autor não pode copiar um trabalho próprio (seja total ou parcialmente) para outros livros, isso se chama autoplágio. Então o autor tem que reescrever o conteúdo de forma diferente.
REFLITA:
Então, se até um autor não pode copiar o seu próprio
trabalho, já publicado, você poderia?