TRIBUTAÇÃO ÚNICA NO BRASIL

*Nadir Silveira Dias

Excelente a ideia de imposto único no Brasil para substituir todos os impostos e taxas e contribuições e tudo o mais que o dito Estado cobra dos contribuintes para manter o Estado com segurança, saúde, trabalho, previdência; enfim, para realizar o bem comum do povo.

Esquecem, no entanto, os lançadores da ideia, empresários, que não querem, que não aceitam, que não podem mais aceitar a imensa floresta insondável, cipoal enredativo que é a cobrança de tributos no Brasil, e esquecem, sobremaneira, do tamanho do percentual absurdo que alcança a totalidade do quanto alguém paga para viver no Brasil. Irrefletido absurdo que seus governantes foram construindo ao longo do tempo para cada vez mais deixar enredados tanto quem produz quanto quem fornece força de trabalho para movimentar a máquina da economia, para mover os pulmões da Pátria!

Não se enganem, nem tentem, mais uma vez, ouvir o canto de sereias. Elas não existem! Apenas como exemplo, basta lembrar a famigerada contribuição provisória que virou permanente para extorquir os recursos de quem os ganhou licitamente, empresários ou empregados.

A Lei, tão importante para o mundo do Direito, se transformou numa máquina de fabricar dinheiro de forma legal para sugar de quem não tem culpa pelos recursos arrecadados não terem sido bem geridos e aplicados. O Brasil asfixiou o seu povo. E povo asfixiado, sem trabalho, sem esperança, sem arrimo, vai fazer o quê?

O Brasil precisa voltar ao curso de desenvolvimento, crescimento e sustentabilidade, mas nada conseguirá se não reduzir todos os seus tributos, numa autêntica repartição de poder, inclusive o de respirar, pois hoje apenas respiram os altos escalões de qualquer segmento. O Brasil asfixiado precisa desaparecer.

Ou o Brasil reduz os seus tributos ou os tributos do Brasil acabarão com o que ainda resta do seu povo!

Com a lembrança da absurda e extinta contribuição, fica muito fácil constatar que o percentual proposto para implementação do imposto único no Brasil, e diga-se tributação, é absurdamente alto e não pode ser assim implementado. O Brasil precisa reduzir os seus impostos, não mantê-los ou aumentá-los.

A ideia é muito exitosa no que respeita à simplificação que traria para todos, mas absolutamente incabível no percentual que recomenda.

Para implementação da tributação única no Brasil que substituísse todas as cobranças existentes, o percentual máximo sobre cada saque em conta corrente não poderia ser maior que 1,6% (um, vírgula, seis por cento)!

Sem trololó, delongas ou tais que tais!

17.07.2019 - 12h01

* Jurista, Escritor e Jornalista

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 17/07/2019
Código do texto: T6698369
Classificação de conteúdo: seguro