Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

RECEITA FEDERAL. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE, e.CAC.

Antonio Casagrande*
Data: 03/04/2019, 4ª feira, às 16:17 horas
Local: São Paulo,SP.,Brasil
_____________________________________________________
Ao entrar no site da Receita Federal do Brasil, logo na home existe um ícone e.CAC que é a Central de Atendimento ao Contribuinte.
O interessado em saber a situação do seu CPF.(Declarações  dos últimos 5 anos), DEVERÁ criar uma Senha, de no mínimo, 8 digitos, colocar os números das últimas declarações entregues, no caso, 2.019 e 2.018.
Clique em OUTROS SERVIÇOS, e à esquerda verá a informação da situação do Meu Imposto de Renda. Você pode consultar a situação das suas 5 ultimas declarações.

Outro ítem super importante!. A Receita Federal, não manda e.mail, correspondência, telefonema, SMS. A nenhum contribuinte. A forma dela se comunicar com o contribuinte é pela CAIXA POSTAL que aparece à esquerda de quando você já tiver feito a sua senha e código de acesso, adentrando no ítem OUTROS SERVIÇOS.

Sobre a MALHA FINA, o contribuinte deve clicar à esquerda no ítem Malha. Lá vai aparecer ou mesmo pela caixa postal, poderá se verificar a situação da sua declaração.
Voce poderá imprimir o EXTRATO DE PROCESSAMENTO de suas 5 últimas declarações.

A Lei número 5.172, de 25 de Outubro de 1.966, que criou o chamado CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL, reza em seu Artigo 150, parágrafo 4, verbis: “Se a lei não fixar prazo à homologação, será ele de 5(cinco) anos, a contar da ocorrência do fato gerador; expirado esse prazo sem que a Fazenda Pública se tenha pronunciado, considera-se homologado o lançamento e definitivamente extinto o crédito, salvo se comprovada a ocorrência de dolo, fraude ou simulação.”(cf.Verbum Mecum, Editora Saraiva, pg.732)

Isto quer dizer que, o contribuinte DEVE guardar bem as 5 últimas declarações, pois que nesse período, a Receita pode fazer a VERIFICAÇÃO mais detalhada de uma determinada declaração. Em sendo assim, em tese, o contribuinte PODE ainda CAIR NA MALHA FINA, da S.R.F.

Hoje em dia, com as novas tecnologias, a Receita tem condições de checar toda e qualquer informação, caso precise. Então o melhor, é ser HONESTO e fazer a Declaração, de preferência, sempre por um profissional habilitado, qual sejam, um CONTABILISTA ou Advogado Tributarista.
____________________________________________________
(*)autor é Contabilista (TC.crc.sp. 107.988) especializado em impostos, sobretudo imposto de Renda Pessoa Física e Imposto de Renda Pessoa Jurídica, mais especificamente em sistema de LUCRO PRESUMIDO.

Aceito elaborar  declaração oriunda de todo o Brasil, via e.mail. Elaboro, fico responsável pelo serviço e mando a cópia em papel e, também, em P.D.F. por e.mail.

e.mail: antonibigcuore@uol.com.br
W.ZAP.=(11)  94316-5630
Meu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável). E minha página no Recanto das Letras – www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
_____________________________________________________

ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 03/04/2019
Reeditado em 03/04/2019
Código do texto: T6614665
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2473 textos (930601 leituras)
87 áudios (64845 audições)
1 e-livros (163 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/09/19 11:10)
ANTONI BIGCUORE