Leituras de Ciência Política e Teoria do Estado (5)

23.03.2018

Hoje li "Ciência e Política", do Max Weber, indicado na bibliografia básica da disciplina. UAU! Concordei com tudo que ele disse na primeira parte, sobre Ciência. Tive uma breve experiência como professora universitária, faz uns quinze anos. Não curti muito, pois o que eu queria mesmo era fazer pesquisa. Por outro lado, tive vários professores ruins que eram ótimos pesquisadores. Sempre achei que isso de pesquisar e ter que lecionar não deveria ser "junto".

Já na parte sobre Política, achei tão pessimista... que parece realista! :-) hehehe Tive a expectativa de encontrar conceitos e noções que vamos estudar neste semestre. Mas acredito que não encontrei, pelo menos não muito explicitamente. Há uns cinco ou seis anos, li o Bonavides, que também está na bibliografica básica. Este sim, me pareceu bem didático e explicativo, cada conceito no seu quadrado. Adorei!

Ainda sobre livros: li o "1984" há uns dez anos. E depois "A Revolução dos Bichos", e "O Sol é para Todos", e "Fahrenheit 451" e "V de Vingança" e algumas outras distopias. O "1984" foi o livro mais terrível, angustiante, sofrido, assustador, desolador que já li. :-\ Lembro de me sentir mal em várias passagens, especialmente quando ele vai preso.

Acredito que minha imaginação costuma ir longe sempre que leio, e adoro ler! :-) Nossa, que livro importante! Especialmente por esse mal-estar horroroso que causa. Tomara que todos os colegas que lerem fiquem convictos de que o totalitarismo é o pior dos sistemas.