SALVADOR DALI, PAI OU NÃO PAI?

* Nadir Silveira Dias

A primeira impressão que tive ao ler a notícia de que o corpo de Salvador Dali ia ser exumado por causa de uma ação de reconhecimento de paternidade, não tive dúvidas: Ela não é filha! E não vai haver o reconhecimento da paternidade por essa mesma razão. Assim mesmo, sem qualquer melhor averiguação. Pura intuição! E errada, creio, como constatei depois.

Acontece que quando li outra notícia posterior com a imagem, com a fotografia da autora da ação, não tive outra reação senão a de que, de fato, é muitíssimo parecida com Salvador Dali: É filha dele! E isso também vale no Direito, mas que precisa ser comprovado por outros meios de prova, inclusive por perícia, agora também através do DNA, que oferece uma garantia de autenticidade do resultado muito próxima de cem por cento.

E por que escrevo estas linhas? Exatamente porque não podem estar certas ambas as impressões. E como não sou profeta e menos ainda profeta do acontecido, é que escrevo e publico este texto exatamente para comprovar a assertiva, e poder verificar se a minha intuição foi certa ou errada. Ou se foi certa a primeira, mediante a simples leitura da notícia. Ou se foi errada a segunda após ter visto a fotografia da postulante do direito de obter o sobrenome do tão estimado artista.

E por óbvio, estou publicando este texto antes de ser publicado o resultado do exame que está periciando em Madri as partes dos restos mortais extraídos do corpo exumado.

Salvador Dali, pai ou não pai de Pilar Abel?

21.07.2017 – 18h25min

* Jurista, Escritor e Jornalista

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 21/07/2017
Reeditado em 22/07/2017
Código do texto: T6061087
Classificação de conteúdo: seguro