ADVOGADO (66)996892292, Dr. FRANCISCO MELLO, CRIMINALISTA, BRASIL, CENTRO OESTE, MATO GROSSO, RONDONÓPOLIS. PENAL, AMBIENTAL, CIVIL E ADMINISTRATIVO. ARTIGO: Moro versus Cunha, Cabral e Palocci

Vi o interrogatório de Cunha, o homem é tão arrogante que respondeu várias perguntas do Moro com palavras e ar de deboche.

Transparecia o seguinte: “estou enojado deste Juiseco; que coisa mais estapafúrdia um Magistrado de primeira instância se intrometer na vida de um cara importante como eu, em minhas conexões políticas e econômicas”.

Como se isso não bastasse, irônica e ardilosamente fez um requerimento ao moro em forma de casca de banana: “Requeiro de Vossa Excelência – em obediência a decisão do STF, minha liberdade provisória, já que o referido Pretório Excelso ordena minha prisão apenas em segunda instância”.

Moro quase sorriu, mas se conteve, e em retorsão disse: mantenho minha decisão anterior. Ao senhor, cabe retornar para sua cela e aguardar o julgamento do HC recentemente impetrado neste sentido junto ao STF.

Cunha, parecendo o Kiko, olhou por cima dos óculos e inspirou como quem diz: maldição, lezera, macacos me mordam, perdi, não deu, rsss.

Sérgio Moro escreveu na revista veja que presos com o pedigree de Cunha, Palocci e Cabral, têm seus simpatizantes – que não são naturalmente os cidadãos pobres e honestos deste País – e essa é a razão de algumas críticas à prisão destes senhores.

Informou ainda que o setor de propina da Odebrecht estaria funcionando até hoje se as prisões preventivas dos diretores da empresa não tivessem sido decretadas.

Ele tem razão. O Juiz não deve deixar de dizer o direito contido nas Leis e nos princípios Constitucionais, pelo fato de os réus serem ricos e influentes.

É em proteção da Ordem Pública, do erário e da sociedade que as prisões foram decretadas. Visam combater a reiteração das práticas seriais de crimes. A maior prova de que elas foram necessárias é a confirmação pelos Tribunais Regionais e Superiores.

Como diz meu amigo Kélio Roni: e o tempo passa… Lembrei–me de Ariano Suassuna. “Tem sido assim porque e assim que tem que ser”. É aguardar indiada.

Dr. Francisco Mello dos Santos. Advogado Criminalista. OAB-MT 9550. Especialista em Direito Penal e Processual Penal. drfranciscomello@terra.com.br (66)996892292.

Dr Francisco Mello
Enviado por Dr Francisco Mello em 05/03/2017
Código do texto: T5931609
Classificação de conteúdo: seguro