STF deve extinguir juros compostos. Consumidores serão beneficiados
A notícia do dia é altamente positiva: o Supremo Tribunal Federal deve avaliar a manutenção ou extinção do uso de juros compostos utilizados pelos órgãos do governo em cobranças da União para com os Estados da Federação, lojas, instituições bancárias, cartões de crédito, e outros seguimentos financeiros.
A notícia enche o coração do consumidor de esperança, pois os juros compostos, (também conhecidos popularmente como 'juros sobre juros'), estão com as horas contadas, e isto favorece grandemente o cidadão brasileiro, aquele consumidor obrigado a contratar negócios financeiros com juros altíssimos e abusivos.
Desta forma, se realmente o STF extinguir de uma vez por todas a forma de aplicação de juros compostos, prevalecendo apenas os juros simples, será uma excelente notícia, e, excelentes notícias são bálsamos e gotas de alegria para o calejado e sofrido cidadão brasileiro em função da atual conjuntura econômico-financeira que experimenta.
Se você tiver contratos em que vigem regras de juros compostos, procure seu credor ou um advogado de sua confiança e renegocie o débito para os novos e mais baixos valores a serem efetivamente cobrados.
Se ainda restar duvidoso, consulte o Procon de sua região.