A CPMF COME TODO O SEU DINHEIRO

*Nadir Silveira Dias

Quantas vezes cabe 0,38% dentro de 100%? Uma pergunta simples exige uma resposta simples. Será assim mesmo? Vamos ver?

Para a resposta aritmética, pura e simples, certamente. Basta dividir 100% por 0,38% que encontraremos a quantidade de vezes que 0,38% cabe dentro de 100%.

E o resultado é 263 vezes e um pequeno saldo de 0,06% de 100% ou cerca de 15,7% de 0,38%.

Agora o que a pergunta explicita, deixa claro, às escâncaras:

Em suma, qualquer quantia movimentada no sistema financeiro nacional se esgota, finda, termina, some, comida pela CPMF, em 263 movimentações.

Pode se ver, assim, com uma clareza letal, porque as coisas vão tão bem para os bancos, para o governo, e porque as ruas estão cada vez mais cheias de vendedores de tudo que existe para vender para cada vez menos compradores.

E atenção! A coisa pode ainda ser pior. O seu dinheiro pode sumir antes dessas 263 movimentações. Estou por realizar o cálculo com a dedução dessa politributação espúria após cada movimentação, que é bem mais demorado e pode reduzir o número de vezes para sumir o dinheiro inicialmente movimentado. Cem reais, um milhão, ou um bilhão. Pelo Excel seria bem mais rápido, mas ainda não aprendi a fazer a fórmula.

E você sabe que o número de movimentações realizadas pela maioria das pessoas está muito mais para cem do que para milhão ou bilhão de reais.

Vale dizer, de novo, sempre, quem paga mais ou tudo paga somos nós todos que não movimentamos os milhares, os milhões ou o bilhão de reais.

Pra onde vai esse dinheiro? Não será crime essa prática que faz sumir o nosso dinheiro? Pela sua simples movimentação financeira? Pelo simples ato de depositar no banco e depois retirar?

Esta excrescência já foi suprimida anteriormente. Tem mesmo que voltar?

Certamente que não!

Cortem-se 513 mil cargos de não concursados e reduza-se a um terço os ministérios.

* Jurista, Escritor e Jornalista

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 02/10/2015
Código do texto: T5402319
Classificação de conteúdo: seguro