Dr. FRANCISCO MELLO, CRIMINALISTA (66)96892292, ADVOGADO, RONDONÓPOLIS, PENALISTA, DIREITO PENAL, DIREITO PROCESSUAL PENAL, ADMINISTRATIVO, CIVIL E AMBIENTAL, MATO GROSSO, CENTRO OESTE (BRASIL) ARTIGO: HOMEM MAL EDUCADO - USINA DE CRIMES

O homem desprovido de educação, desdenha dos mais humildes, não tem a habilidade necessária para entender a sensibilidade feminina e por isso é infeliz no amor. Não é por acaso que 80% dos agressores punidos pela Lei Maria da Penha sejam de pouca instrução. O mal educado vive injuriado, sabe que não porta os valores do homem educado, mas, faz questão de se achar melhor que este.

Os defeitos do sujeito mal educado estão na cara, de tão aparentes e manifestos se assemelham aos do cavalo do cigano.

Além de ser dissimulado, mentiroso o mal educado é como diria o Poeta um fingidor. Corta uma fila fingindo que tem sessenta anos; não sede lugar para uma gestante alegando que está passando mal; o egoísmo é tanto, que é capaz de pedir o assento a uma mãe que esteja com uma criança de colo e por aí vai.

Essa figura jamais se desculpa nem baixa o som, não é pontual, recusa convocação, desrespeita a tudo e a todos, não ama as criaturas nem ao Criador, tudo faz para levar vantagem, e, não liga se causa prejuízo ou lesão a quem com ele negociar.

O mal educado é vazio, grosseiro, invejoso e mesquinho. Abomina compromissos, afugenta a responsabilidade, e em regra foge das normas como o diabo da cruz.

Apesar de valorizar mais o “ter” que o “ser”, costuma ter mau gosto, não veste bem, gosta de esnobar, porém o que apresenta é de inconteste breguice. A vulgaridade no palavreado, o deboche, o exagero na altura da voz, a parvoíce ao conversar são marcas registradas do homem ignorante.

O mal educado minimiza as condutas criminosas, não tem disciplina, não é refinado, zomba da Lei e da Ética e nunca se coloca no lugar do outro. É do tipo – como diz o cantor gaúcho – “pouco sei do meu direito e que me importa o delegado” por essas e outras o deseducado está tão próximo do crime quanto o carancho da carniça.

Dr. Francisco Mello dos Santos. Advogado Criminalista. OAB-MT 9550. Especialista em Direito Penal e Processual Penal. drfranciscomello@terra.com.br (66)96892292.

Dr Francisco Mello
Enviado por Dr Francisco Mello em 15/08/2015
Código do texto: T5347706
Classificação de conteúdo: seguro