DOS INIMIGOS CUIDO EU...
DOS INIMIGOS CUIDO EU...
EVILAZIO RIBEIRO –Estudante de direito
O PT vem mostrando, na política brasileira, o velho lema da chamada “República do café com leite:” A simples presença de algumas figuras das fileiras do PT no governo em Brasília já indica a brutal queda de qualificação. Mas ninguém poderia imaginar que o fundador do Partido dos Trabalhadores um dia chegasse a ser usado para abafar escândalos de corrupção e adultério,(Pres. Senado) e até com a descoberta de gravações ligando Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao esquema irregular de jogos de azar investigado pela Operação Xeque-Mate.
"Deus me proteja de amigos e parentes, que dos inimigos cuido eu". Colhi talvez esse sábio pensamento de algumas leituras no livro do Alcorão, ou quem sabe entre máximas de Confúcio? Talvez haja muito tempo, nas Seleções do Reader's Digest. Em qualquer caso, de fonte impecável. A norma se aplica aos ocupantes de cargos públicos e poderosos em geral. Nas democracias modernas, bom exemplo dos perigos nessa área é a história do presidente americano Jimmy Carter. Foi presidente notável pela honestidade e pela inexperiência. Essa combinação fatal já impediria que se reelegesse, mas ajudou bastante às trapalhadas do deslumbrado irmão Billy, tipo clássico de falso espertalhão. O caçula tentou pelos meios mais ridículos faturar o parentesco: chegou até a assinar um contrato de lobista com o governo da Líbia, na época inimiga dos EUA.
O presidente Lula não pode se reeleger, mas precisa fazer o sucessor. Tanto para manter o PT no poder quanto para proteger a biografia. Até agora, ela tem sido preservada com sucesso de deixar um Jimmy Carter com muita inveja. Os mais variados escândalos associados à administração petista produzem ondas e mais ondas e, todas chegam aos jardins do Alvorada transformadas em pequenos pingos ou respingos.. Caem ministros, dirigentes petistas são mandados para fora do governo. Mas, o Grande Inquilino permanece intocável. Variados erros administrativos e negociatas político-financeiras (forma peculiar, mas é isso mesmo) chegam à sua porta e não entram. Sequer batem, para não perturbar o grande malabarista Lula.
Ainda assim, não é impossível que uma tentativa de corrupção pequena, tão rasteira quanto incompetente, acabe abalando a imagem do presidente. Gravações da Polícia Federal mostram o seu irmão Vavá metido até o pescoço em promessas e tentativas de tráfico de influência. E, tudo indica que Lula sabe de tudo. Existe até um telefonema, um suposto enviado do presidente informando que ele quer conversar com Vavá sobre "algumas broncas". O Irmão do Homem promete ir a Brasília. Não se sabe se deu certo alguma das canhestras tentativas de assessoria administrativa do desenvolto parente. Pouca diferença faz: incompetência na corrupção não é desculpa para que o Grande Parente proteja o malandro debaixo de um tapete do Alvorada. O que Vavá andou fazendo como mostram as gravações configura crime. Um simples pito numa conversa a dois, mesmo com juras de bom comportamento daqui para frente, não limpará a do desgaste de imagem.
PARA PENSAR: "Ninguém julga o homem pelo mérito, mas unicamente pelas suas aparências."Adão Myszak, escritor