TODO MUNDO DEVERIA APRENDER DIREITO?

Foi em meados de 2009 que tomei contato de fato com o direito e a legislação, de maneira compulsória. Antes disso, só ouvia falar do assunto e me assustava com os livros volumosos que os estudantes e estagiários carregavam pra lá e pra cá. Pensava comigo: "Meus Deus, que coragem ler esses livros, nunca conseguiria decorar tudo isso!".

Graças aos concursos públicos, descobri o quão fascinante é o mundo jurídico, e, principalmente, o quão importante é não estar alienado das leis, dos nossos direitos e deveres.

Primeiro aprendi a tolerar, aos poucos fui tomando gosto e, quando me vi, estava amando completamente o direito.

Foi pelo fato de ter tomado gosto, que obtive recompensas e boas performances nos certames que prestei. Não tive dúvidas, inscrevi-me para o que seria a minha segunda graduação: um curso superior de direito. Hoje estou iniciando o terceiro ano, e meus colegas de trabalho e familiares já me chamam de "adeva", "doutor" e por aí vai, rs. Já me atrevo a dar consulta e emitir "parecer" (pode isso, Arnaldo?!).

Mas, afinal, por que estou lhes contando isso? Digo-vos essas coisas, pois percebi como seria salutar se todos tivessem um mínimo contato com as leis. Como seria excelente se cada cidadão estivesse cônscio de seus deveres, mas, mormente, se cada um soubesse com precisão seus direitos e garantias esculpidas na Carta Magna, com status de cláusulas pétreas. Acabariam as opiniões de conversa de bar, ou melhor, seriam refinadas e embasadas com mais propriedade. Os gestores públicos seriam melhor fiscalizados, e nosso dinheiro, claro, melhor utilizado, pois que todos saberiam a importância e a aplicação correta da L.O.A (Lei Orçamentária Anual, que segundo se posicionou recentemente o STF, é, após a Constituição, nossa mais importante lei).

Há uma esperança de que esse meu desejo, ao fim,torne-se realidade. Basta uma pesquisa básica no Google para descobrir que há inúmeros projetos nesse sentido:

http://www.romario.org/news/all/projeto-de-romario-sugere-que-jovens-estudem-constituicao-na-escola/

http://leonilgv.jusbrasil.com.br/noticias/142156887/estudante-da-fadivale-propoe-nocoes-de-direito-nas-escolas

http://perolanews.com.br/noticias/corumba/projeto-de-lei-estabelece-ensino-de-nocoes-basicas-de-direito-nas-escolas-de-corumba

http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI218398,101048-PL+propoe+disciplina+de+introducao+ao+Direito+no+ensino+medio

http://edemocracia.camara.gov.br/web/desenvolvimento-e-democracia/inicio/-/message_boards/message/1787870

http://www.conteudoescola.com.br/colunistas-conteudo-escola/52/171-ensino-do-direito-nas-escolas

http://www.cidadedemocratica.org.br/topico/75-ensino-do-direito-nas-escolas

Vale a pena conferir os links acima. Não se trata de uma lista taxativa, é só um rol exemplificativo de inúmeros projetos Brasil afora.

Eu mesmo, com muita gratificação, tive o prazer de ensinar noções básicas de direito, cidadania e ética por seis meses em um projeto para jovens aprendizes, no município de Carapicuíba - SP. O detalhe é que à época, eu sequer era matriculado em um curso da ciência jurídica. Mas como recompensa, recebi tempos atrás uma mensagem de uma ex-aluna que me disse estar cursando direito por tudo que lhe ensinei e motivei, e que, inclusive, está estagiando num programa de jovem aprendiz em um departamento jurídico o qual eu, pessoalmente, fiz questão de indicá-la.

Um dia, a despeito de qualquer projeto governamental sobre inclusão dessa disciplina na Lei de Diretrizes e Base Escolar, quero espalhar "as boas novas" da Constituição a todos quanto puder fazer chegar. É um sonho que quero realizar.

Mudou a minha vida, e pode mudar a vida de muita gente.
Marlon Damasceno
Enviado por Marlon Damasceno em 16/06/2015
Código do texto: T5279356
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.