Dr. FRANCISCO MELLO, (66)96892292, ADVOGADO CRIMINAL, CRIMINALISTA, RONDONÓPOLIS, PENALISTA, DIREITO PENAL, DIREITO PROCESSUAL PENAL, ADMINISTRATIVO, CIVIL E AMBIENTAL, MATO GROSSO, CENTRO OESTE (BRASIL) ARTIGO: DICAS PARA SER UM BOM PAI

DICAS PARA SER UM BOM PAI

Este colunista aborda hoje a missão de ser um bom pai, algo maravilhoso, porém delicado e difícil. Sou pai de adolescente, advogado e professor concursado há quase trinta anos e o que ouço em reuniões e palestras, recorrentemente é a pergunta: onde foi que falhei como pai? Procuro minimizar a situação e dizer: não desista do teu filho, se errastes tire lições, e faças a coisa certa daí para frente.

O que é fazer a coisa certa? Dar bom exemplo de moralidade, laboralidade quer dizer, exercer trabalho digno, amabilidade isso é, tratar o filho com amor carinho e atenção; responsabilidade, dando-lhe o que precisa para custear suas necessidades de indumentária, laser, saúde, alimentação saudável, assim como suporte intelectual na vida escolar, seja em que fase ele estiver.

Se tivermos pais e filhos harmonizados e comprometidos com o respeito recíproco, poderemos transformar os presídios em orquidários.

Teu filho deve saber, que é a pessoa mais importante para ti. Não o faça sentir-se desamparado, ao contrário, deverás estar sempre de plantão e a inteira disposição de teu filho. Diga para ele: tu és o que de melhor a Natureza me deu, portanto, conte comigo, consigo e com Deus, e o resto, com esforço, disciplina, e transpiração nós tiraremos de letra.

Incentive teu filho a estudar. Tratando-se de formação intelectual e profissional ele terá que chegar na frente dos outros sem os melindrar por terem ficado para traz.

Teu filho deve ser do bem, portar várias inteligências, mas principalmente a EMOCIOANAL, pois só assim ele será racional o suficiente para pensar e nunca agir precipitadamente. Tua presença é necessária no dia a dia do teu filho. Abrace, diga que o ama, e registre teu orgulho pelas boas qualidades e virtudes que ele tem.

Diz a Bíblia que o pai deve falar ao filho ao deitar e levantar sobre os mandamentos de Deus, Dt 6: 6-7. Isso só seria possível se os pais estivessem presentes, logicamente, porque naquele tempo não havia celular, mas apesar deste, o pai não está desobrigado de falar ao vivo, com seu filho. Ouça-o sem pressa, sem críticas com a calma que os outros não tem, só assim ele confiará em ti e se abrirá contigo.

Terás que aplicar a disciplina usando correção e castigo em alguns casos, porém, não esqueças de elogiar as virtudes de que teu filho é portador porque isso propicia confiança e motivação para agir corretamente. Cl 3:21 - Não seja irritante para não desanimar teu filho. Respeite a mãe do teu filho mesmo que com ela não convivas, isso gera segurança e certeza de harmonia na família.

Por fim não esquecer o começo: ”Ensina a criança no caminho que deve andar”... já dizia o experiente Salomão.

Dr. Francisco Mello Advogado Criminalista – OAB-MT 9550 – Especialista em Direito Penal e Processual Penal e Professor de Carreira.