ADVOGADO Dr FRANCISCO MELLO, (66)96892292 CRIMINALISTA, CAUSAS CRIMINAIS, RONDONÓPOLIS-MT, CENTRO OESTE,BRASIL. CAUSAS PENAIS, E AMBIENTAIS. JURISTA. ESPECIALISTA EM DIREITO PENAL, (CRIMINAL), PROCESSUAL PENAL. ARTIGO: COPA SEGURA? SEM LEI SERÁ DIFÍCIL.

O Estatuto do Torcedor - Lei nº 10.671/03 precisa ser alterado para punir com mais veemência as condutas criminosas nos Estádios, até porque o Lula prometeu ao mundo, mundos e fundos, para garantir segurança e bem estar aos torcedores nesta Copa coisa que eu duvido muito, visto que, há tempos vem ocorrendo brigas nos Campos de Futebol, e, muitos tém morrido atingidos até por vazo sanitário como no jogo Paraná e Santa Cruz em Pernambuco.

As torcidas “desorganizadas” tém protagonizado episódios recorrentes de extrema brutalidade nas principais canchas de Futebol do Brasil. Quem não se lembra, há quase um ano, a barbaridade ocorrida durante a partida Vasco x Atlético Paranaense na qual um bando de loucos que poderiam ser corinthianos – não eram -, assassinaram à pauladas torcedores rivais?

Pode apostar que o mundo está monitorando essa barbárie, e o preço da repercussão negativa será muito alto.

Pena que o Estatuto do Torcedor não seja alterado para essa Copa, de forma a incriminar as equipes e os torcedores que se dizem organizados, mas, praticam vandalismos e tumultos.

É necessário incriminar como solidários os Presidentes de Clubes que derem asas para essas torcidas criminosas. Penso que os crimes dessa natureza dentro dos Estádios ou em seus entornos devem ser enquadrados como hediondos, visto ser por motivos torpe ou fútil.

Se não mexerem na Lei para mitigar a barbárie nos Estádios essa onda de absurdos vai continuar. Fica a dica.

Dr. Francisco Mello. Advogado Criminalista e professor de carreira. OAB-MT 9550. Especialista em Direito Penal e Processual Penal. drfranciscomello@terra.com.br (66)96892292 – (66)81192825.