ATACAR A SÍRIA PELA PAZ É LOUCURA

*Nadir Silveira Dias

Ampliam-se os rumores de ataque à Síria pela paz. Mas o que é isso? Quando e onde ataque fez ou criou paz?

Esses analistas não sabem o que é atacar a Síria? Esses analistas não sabem que ao atacar a Síria estarão atacando a Rússia? Não sabem que estarão atacando o Irã, antigo Império Persa?

Quererão esses analistas incendiar o Oriente Próximo, o Oriente Médio e, quiçá, o Extremo Oriente?

Esses analistas não sabem que, apesar das imensas dificuldades, o único caminho é a negociação? É tentar compor as partes envolvidas, sem extremos para qualquer delas?

Os próprios Estados Unidos da América, dito e propalado país democrático – e o é em inúmeros aspectos - é o mesmo que sempre apoiou os regimes fortes do Oriente. Ele então sabia que o princípio de não intervenção na regência dos povos devia ser respeitado. Depois, como demonstram as várias guerras patrocinadas, deixou de saber e temos aí o estado de coisas que mata pessoas, corrói a economia dos países e vitima irmãos de sangue.

E isso começou na Tunísia, hoje certamente arrependida de ter iniciado o movimento que espalha morte e discórdia no povo muçulmano, na etnia árabe.

Já temos muitos exemplos negativos para ter diante dos olhos mais essa expectativa e real possibilidade agora prometida pelos Estados Unidos da América, já postado no Mediterrâneo, isso além da Inglaterra que quer obter autorização da ONU par atacar a Síria.

O que quer que ocorra, ninguém pode vir a dizer depois que foi por falta de avisos, de advertências da própria Síria. A Síria afirma que não usou armas químicas e também afirma, categoricamente, que dispõe de meios de defesa contra quem a queira atacar. Acrescenta que todos se surpreenderão, caso ocorra o ataque à Síria.

Por outro lado, não é crível a afirmação dos Estados Unidos de que o ataque será dirigido apenas aos detentores do poder. E para favorecer os rebeldes que também matam? E que a imprensa internacional afirma ter terroristas no comando? E supor-se que um eventual ataque à Síria apenas acertarão as pessoas que estão à testa do regime é puerilidade a que qualquer Chefe de Estado não pode passar atestado. Caso a Síria seja atacada os primeiros a morrer serão os inocentes civis.

Eu creio que quem acha que atacar a Síria é mais fácil que negociar está absolutamente enganado.

Como se vê, como se pode constatar, atacar a Síria pela paz é, ou pode ser, absoluta loucura!

28.08.2013 - 11h00min

* Jurista e Escritor - nadirsdias@yahoo.com.br

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 28/08/2013
Código do texto: T4455788
Classificação de conteúdo: seguro