Dr. FRANCISCO MELLO (66)96892292 RONDONÓPOLIS, ADVOGADO, CRIMINAL, CRIMINALISTA, MATO GROSSO, BRASIL. ARTIGO: O POVO NÃO GOSTA DE POLÍCIA

A maioria da sociedade não gosta de polícia seja esta qual for. Ninguém estima quem humilha, mete medo e agride. Gostamos de quem nos trata com educação e respeito. Geralmente a Polícia chega quando não é chamada e não comparece quando solicitada. Quando aparece vem “jhogando fogo pelos óio” como diz o cuiabano, e qualquer contraponto feito pelo cidadão é entendido como desacato e o rebocam para a Delegacia. A parte truculenta da polícia provoca o ódio e o despreso da sociedade pela Instituição ofuscando as boas ações dos bons.

A Ditadura Militar terminou há mais de 25 anos e parte dos policiais continua pensando que tem o poder sob a vida e a morte dos cidadãos.

Segurança Pública tem que combinar com Direitos Humanos. Não me refiro aos Direitos Humanos de fachada, holofoteiros e midiáticos, mas, a respeitar o ser humano mesmo que este mereça ser preso. A competência não se alcança pela truculência e sim pela técnica.

Se quiser, o policial pode qualificar-se como um ser digno de respeito e não de temor, revertendo o quadro de descrédito que há hoje sobre si e a Instituição.

Quando um policial é maltratado pelo seu superior vinga-se no cidadão mais fraco e isso o torna uma personalidade torturadora, sádica e depravada.

Não há de ser na base do medo que um soldado deva respeitar ao superior. Longe do autoritarismo doentio, a verdadeira hierarquia deve ser exercida com base na lei. Nessa relação não devia haver humilhações, mas, infelizmente há.

Um bom policial deve zelar pela dignidade na Instituição denunciando as condutas manifestamente ilegais de seus imerecidos superiores, dedetizando a caserna contra psicopatas e torturadores.

Soldado denuncie, não tenha medo de ser preso. Sua prisão será relaxada. CÓDIGO PENAL MILITAR, art. 224. Se, ao tomar conhecimento da comunicação, o Juiz verificar que a prisão não é legal, deverá relaxá-la imediatamente.

Dr. Francisco Mello. Advogado Criminalista e professor de carreira. OAB-MT 9550. Especialista em Direito Penal e Processual Penal. drfranciscomello@terra.com.br (66)96892292 – (66)81192825.