Dr. FRANCISCO MELLO, (66)96892292 ADVOGADO CRIMINALISTA, RONDONÓPOLIS, ÁREA PENAL, ÁREA CRIMINAL, DIREITO PENAL, DIREITO PROCESSUAL PENAL, MATO GROSSO. (BRASIL) ARTIGO: MACONHA NO SHOPING OU NA BOCA?

O Uruguai acaba de legalizar a produção e comercialização da maconha. O governo vai tributar esse setor que até então era clandestino.

Se isso ocorresse no Brasil acabaríamos com as mortes de usuários assassinados por dívidas com traficantes, posto que em uma economia formal, o credor usa o judiciário e não uma metralhadora para receber seus créditos.

A fração do crime organizado, associada ao tráfico de drogas, perderia já que as pessoas estariam autorizadas a comprar em conveniências ou supermercados.

Quer seja proibido ou não, as pessoas continuarão consumindo maconha, mas as autoridades podem romper a convivência maléfica entre usuários e traficantes através de sua legalização.

Nem de longe sou a favorável ao consumo de drogas, pretendo com esses registros apenas contribuir com a discussão a respeito do problema, para o qual teremos que encontrar uma solução.

Não faço apologia ao crime, artigo 287 do Código Penal, ao contrário uso meu direito: (Constituição Federal artigo 5°, inciso IV,) "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato", para externar o que penso sobre a legalização da maconha no Brasil.

Dr. Francisco Mello. Rondonópolis-MT. Advogado Criminalista OAB-MT 9550. Especialista em Direito Penal e Processual Penal. drfranciscomello@terra.com.br (66)96892292 - (66)81192825.