Violência no Brasil - existe solução?
O Brasil é um país violento, alguém tem alguma dúvida quanto a isto. Segundo a ONU o Brasil é o quinto país mais violento do mundo, onde em um ano cerca de 55 mil pessoas morrem vítimas de homicídio.
Recentemente, no Rio de Janeiro, um homem foi morto pois entrou por engano na comunidade não pacificada. No mesmo Rio, um homem matou a esposa a materladas.
Na cidade de Belo Horizonte, um homem ficou em estado grave ao pedir desculpas a um pedestre que lhe desferiu sete facadas. Um outro foi morto chegando em casa.
Na cidade de São Paulo, um infrator que saiu para uma data comemorativa matou uma criança de cinco anos covardemente, um homem que estava na pizzaria foi morto. Um trabalhador do correio teve a moto roubada e em seguinda foi morto, e tantos outros casos.
O mesmo ocorre diariamente em diversas cidades. A vida está banalizada e muitos acham algo comum, mais uma notícia de jornal.
O discurso é apenas pelos direitos e não mais se fala nas obrigações. As leis todos os dias são violentadas, e tal conduta parece normal.
Desta forma, surge a seguinte pergunta qual a solução.
A resposta é uma só. O aumento do número de vagas no sistema penitenciário, a diminuição dos benefícios para o preso, fim das várias oportunidades para o não cumprimento da pena.
Além disso, a instituição do trabalho obrigatório e a determinação que a família do infrator passe a indenizar a vítima, sob pena de perda de benefícios governamentais e a inscrição no Cadastro de Proteção ao Consumidor.
Tais afirmativas assustam e mas parecem um retrocesso. Tudo bem, talvez cumprir a lei seja um retrocesso e o melhor é caos.
Então como dizia Renato Russo, vamos celebrar a hipocrisia, e esperar o final do ano para que possamos comemorar mais uma vez a morte de mais de 50.000 pessoas.
Dentro desta realidade de violência, talvez o melhor negócio seja investir nas casas de funerária e nos velórios e quem sabe no atendimento aos politraumatizados vítimas de balas certas e perdidas.
Então viva o Brasil, que é o que é, onde os infratores tem mais direitos que os trabalhadores, onde as pessoas tem medo e os infratores sentem bem.
Afinal, o que são 50 mil mortes por ano em um país que está aproximando dos 200 milhões de habitantes. Soluções existentes, mas sem mudança tudo ficará como esta. Muda Brasil, se for possível.
Proibida a reprodução no todo ou em parte sem citar a fonte em atendimento a lei federal que cuida dos direitos autorais no Brasil.