O principio legal na formação da Mishná
Uma das bases do judaísmo está expressa no conceito que os judeus são responsáveis uns pelos outros. A ajuda aos menos favorecidos é a essência do credo e das praxes judia.
Caridade vem da raiz latina caritas, amor, afeto, claro que dirigindo ao seu semelhante. Um sentimento individual, que vem do coração, espontaneamente.
Filantropia, duas palavras gregas: Philos (amor e afeto); e Anthropos (ao homem). Novamente estamos perante um sentimento que pode ou não se manifestar nos seres humanos, porém surge individualmente e sem nehuma obrigação para sua execução.
No judaísmo encontramos uma outra concepção com relação ao amor e preocupação ao seu semelhante.
Tzedaka. Vem da raiz da palavra hebraica Tzedak (justiça). Ou seja para os judeus, Deus dá ao homem riquezas, porém junto com ela vem uma obrigação e, justamente por isso recebeu a riqueza, isto é ela tem uma obrigação social, ajudar ao mais desamparados da sociedade, e se não fizer estará infringindo a lei.
Como se pratica a Tzedaká? - Através da Mitzvah.
MITZVAH (em hebraico, “mandamento”). É um preceito da cultura judaica, pode ser positivo (mitzvah aseh) a que tem obrigação de ser feita; (mitzvah lo aseh) negativo, o que não pode ser feito. Segundo o Talmud, (palavra hebraica que quer dizer Ensino), nome dado a cada uma das grandes compilações, que se distinguem respectivamente como o Talmud da Babilônia, e o Talmud da Palestina (chamado Ierushalmi: Jerusalém), livros nos quais estão reunidos os relatos da discussão acadêmica e da aplicação judicial da Lei judaica por gerações de sábios e juristas em mais de um país, durante vários séculos.
Foi iniciado após o ano 200 E.C. e levou em torno de 700 sendo escrito.) existem 613 preceitos no Pentateuco, além dos mandamentos decretados pelos rabinos.
Se distinguem entre duas categorias de mandamentos:
- (1) mishpatim (“sentença”), mandamentos cuja observância seria dedutivo mesmo se a Bíblia não os mencionasse expressamente; e (2) chukim (“leis”), mandamentos que não seria possível deduzir logicamente, a menos que ordenados explicitamente.
Os eruditos judeus medievais denominavam a primeira categoria de sikhliyot (racionais) e as Segunda de shimioyt (“revelados”). Fizeram-se, também, outras distinções, como: mandamentos a ser cumpridos com os órgãos externos do corpo, e os que regulam o comportamento dos homens entre sí, mandamentos cuja observância se condiciona a determinada época e os que são permanentemente obrigatórios; mandamentos aplicáveis apenas a Israel (geograficamente) e os que não dependem dele.
O termo mitzvah se emprega, coloquialmente, para qualquer ato caridoso ou louvável, bem como para as honrarias da sinagoga.
Já que estamos entrando no terreno das leis, podemos complementar este estudo com um dos componentes do Talmud, que é a MISHNAH.
Segundo algumas fontes, a Codificação legal da essência da Lei Oral. foi compilada pelo rabino Judá Hanassi, com base em coleções anteriores e disposto em arranjos sistemáticos.