O AFIS DE VOZ JÁ EXISTE
Uma empresa italiana desenvolveu uma solução inédita em todo o Mundo, denominada de "Afis de voz" (Afis traduzido como Sistema Informatizado de identificação), a qual pode trabalhar sobre o arquivo de voz do Guardião ou de uma voz com captura isolada, para identificação automática de suspeito com base em comparativo vocal coletado anteriormente de pessoas identificadas criminalmente.
Acontece que hoje, no Brasil, somente três unidades federativas possuem ferramenta tecnológica capaz de cadastrar previamente a voz de criminosos para fins comparativos: São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
O Ceará, por já vir montando sua base de vozes desde 2007, foi escolhido como parceiro da empresa para testar o Afis de Voz, como ferramenta pioneira no País na identificação automática de suspeitos, comparando o banco de vozes arquivado no Guardião e em outros arquivos com as vozes identificadas e cadastradas no banco de vozes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, através do padrão 1:N.
Isso representará uma verdadeira revolução na rapidíssima e confiável identificação de suspeitos que utilizam a comunicação de voz para a prática de crimes.
Fonte: http://pensandoseguranca.blogspot.com.br/
Autor: Laercio Giovani MACAMBIRA Marques
Opinião: “A matéria é de outubro de 2011, mas ainda pouco se ouviu sobre ao assunto, realmente seria uma revolução, quantos e quantos crimes seriam resolvidos com este sistema, pena que o sistema pericial brasileiro recebe tão poucos recursos. Perícia é a chave mestra da resolutividade de qualquer investigação. Tanto se fala do CSI, e da capacidade da policia americana. Se tivéssemos uma perícia que recebesse a metade dos recursos que eles recebem, nossos índices de solução de crimes seriam catapultados. Mas parece que ainda hoje, resolver crimes não da voto, o que da é falar mal da polícia. Espero um dia ver esse sistema funcionando, um dia antes da aposentadoria de preferência.”
site: ideiasdeumpolicia.blogspot.com.br