O SALÁRIO COMO REQUISITO ESSENCIAL PARA O EMPREGADO
Desde a antiguidade o homem sempre conseguiu sua sobrevivência através do trabalho. Quem nunca ouviu falar na história Bíblica em que Adão e Eva, estavam no paraíso e tinham tudo que eles quisessem, mas Deus os vedou apenas de uma coisa Que eles não comecem a “maçã proibida”, em contraposto o que Deus lhe pediu, eles não o fizeram que ele ordenou, e comeram a maça. Daí então deus lhe disse que: “a partir de então vocês terão que trabalhar para ter seu sustento.” Nesse sentido um trecho do livro de José Cairo Junior diz que: “a própria Bíblia faz uma relação entre o trabalho e o castigo conforme se observa da leitura do trecho que fala da expulsão de Adão do paraíso: “no suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes á terra, pois dela foste formado, porque tu és pó e ao pó tornarás. Gênesis 3:19.”
Desse ponto, então o homem começaria a trabalhar, mas logicamente trabalharia através de uma contraprestação, ou seja, um algo em troca. A primeira moeda de troca foi uma das que se originou na antiguidade egípcia, em razão da forma de pagamento, era uma ração de sal em relação a seus serviços prestados, então com o passar de todo esse lapso temporal. O homem foi amadurecendo a idéia quanto à percepção de querer sempre algo em troca do labor. Com o decorrer das décadas foi se aprimorando ainda mais sobre o englobamento e a acepção do salário, chegando assim nos dias contemporâneos.
Como um dos requisitos essências ou se não o requisito fundamental, para o empregado. Dessa forma, iremos abordar o caráter do salário, e falar sobre suas varias denominações de que ele tem baseado em nossa lei maior, e mostrar como o salário é fundamental para a subsistência do empregado. O Direito do trabalho trata de varias acepções a cerca do empregado. E sempre o resguardou em relação aos seus direitos, um desses direitos é o salário que se torna um dos requisitos imprescindível no contrato de trabalho. Quando realiza suas tarefas ou trabalho, assim o percebendo. O salário ele é acordado pelo empregador, ou quando estabelecido pela constituição em seu art. 7, IV, CF/88, quando trata que o mínimo a ser pago ao empregado deve ser respeitado pelo empregador. Com isso o salário tem como uma característica de torna a vida do empregado digna, pois, desta retribuição e que o empregado provém para sua subsistência e de sua família.
Fabrício Ferreira