A impunidade na República Federativa do Brasil
O Brasil é um país que tem tudo para dar certo, mas precisa de mais seriedade, mais responsabilidade e mais transparencia para que possa adquirir o respeito da comunidade internacional.
A certeza da impunidade tem levado a prática de várias crimes e toda vez que a Justiça não dá uma resposta adequada aos conflitos que são levados ao seu conhecimento, acaba existindo um aumento na violencia e um crença na impunidade.
Os direitos e garantias que foram estabelecidos no art. 5, da Constituição Federal, muitas vezes são interpretadas de forma inadequada, o leva a prática de atos incompatíveis com o Estado democrático de Direito.
Os infratores felizmente ou infelizmente acaba se escondendo atrás das interpretações errôneas das garantias constitucionais, e sentem protegidos pelo sistema pelo qual na maioria das vezes não nutrem nenhum respeito.
O crime organizado se fortalece toda vez que uma resposta não é apresentada pela sociedade que depende dos poderes constituídos para que a liberdade, a vida, e a própria possam ser respeitadas e preservadas.
A falta de investimentos efetivos na área de segurança pública, no sistema penitenciário e na modificação das leis, que muitas vezes favorecem a impunidade, tem contribuido para a fragilidade do país perante a comunidade internacional, e também para o aumento dos crimes violentos.
Na maioria das vezes, as vítimas no Brasil acabam sofrendo duas ou mais vezes. A primeira vez quando sofrem o ilícito penal, e a segunda vez quando no curso do processo acabam sendo objeto de especulação por parte dos infratores que buscam a absolvição a qualquer custo, mesmo sabendo que são culpados pelos atos praticados.
Os infratores se sentem seguros com as atuais lacunas existentes na lei, e na maioria das vezes possuem a certeza que dificilmente conhecerem o sistema penitenciário. Afinal, no Brasil a pessoa que é primária, tem bons antecedentes e residência fixa, mesmo que tenha cometido um crime grave ou mesmo um crime hediondo, dificilmente será encarcerada.
A pergunta que surge é até quando a sociedade continuará suportando esta realidade. Até quando a sociedade continuará aceitando que os infratores continuem rindo de suas vítimas.
Somente com a vontade advinda da própria sociedade é que as coisas poderá mudar, se é que existe interesse em mudanças, pois caso contrário o Brasil continuará sendo o país do futuro e não terá o respeito que merece da comunidade internacional.
Proibida a reprodução no todo ou em parte sem citar a fonte em atendimento a lei federal que cuida dos direitos autorais no Brasil.