Tribunal especial renegocia dívida de condomínios em SC

22/08/09 - 23h20 - Atualizado em 22/08/09 - 23h20 - http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1277187-10406,00

O síndico, uma advogada nomeada pela Justiça para comandar a sessão com o juíza conciliadora, e funcionários do Fórum atendem os moradores dentro do condomínio

A Justiça de Santa Catarina inovou na hora de negociar as dívidas acumuladas de moradores de condomínios.

No lugar da intimação, um convite. No papel de oficial de Justiça, o síndico. “A gente vai ter uma reunião hoje para discutir o seu débito com o condomínio”, disse um síndico.

E não precisa sequer ir até o Fórum. “Lá, a gente se sente constrangida. Aqui não, eu me sinto mais à vontade”, disse a aposentada Teresinha Medeiros.

O síndico, uma advogada nomeada pela Justiça para comandar a sessão com o juíza conciliadora, e funcionários do Fórum atendem os moradores dentro do condomínio. As sessões acontecem à noite. Dona Cleusa, passou cinco anos fazendo bicos. Agora que foi contratada como secretária, vai parcelar a dívida em 11 vezes.

Foi uma juíza que criou esse jeito informal e rápido de resolver as dívidas de condomínio. “Às vezes se resolve em questão de 15 a 20 minutos, evitando aquela tramitação do processo judicial, que pode ocorrer até três anos ou mais, dependendo da unidade”, disse a juíza Janice Ubialli.

O juizado informal de condomínios em Criciúma já atendeu 33 pessoas. Todas elas conseguiram chegar a um acordo. Fizeram uma negociação para pagar a dívida antiga do condomínio, sem precisar responder a um processo na Justiça. Prova de que uma boa conversa realmente funciona.

Dona Teresinha está aliviada. Fechou um acordo para pagar parcelas de R$ 50. “Em melhorando, vou aumentando. Quero pagar tudo”, disse.

“Agora a gente tem dinheiro para fazer as melhorais que todos querem”, disse o síndico Gilson Gonçalvez.

http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1277187-10406,00

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 23/08/2009
Código do texto: T1769336