MOMENTO JURÍDICO – DIREITO INTERNACIONAL - IMPORTAÇÃO
JOVENS DO MUNDO INTEIRO SE INTERESSAM   PELO JAPÃO
 
O  Japão se tornou  mania entre grupos de adolescentes e jovens adultos. Eles comem yakisoba, praticam artes marciais, vestem  roupas típicas , freqüentam festas de clubes nipônicos e até feiras tradicionais. Montam comunidades no Orkut em que demonstram seu apreço. A comunidade Amo o Japão e sua cultura tem 32 mil membros.

Em várias cidades do país, feiras e convenções de admiradores dos quadrinhos (mangás) e dos desenhos animados (animes) japoneses atraem  milhares de pessoas. A maior delas, a Anime Friends, em São Paulo, reuni em média até 80 mil pessoas .

Uma das grandes atrações dessas feiras são os “cosplays”: gente comum, na maioria das vezes estudantes até de Universidades,adultos que se fantasiam de personagens dos mangás ou  de super-heróis e age e gesticula como seus personagens favoritos. São os heróis das feiras em seu momento de fama e glória, com flashs por todos os lados!

O mangá costuma ser a porta de entrada dos ocidentais para a cultura nipônica. Os animes e os games também atraem os jovens.
Daniela, estudande de Medicina Veterinária, a muito tempo coleciona mangás. Pouco tempo depois, emprestou um de seus mangás a sua irmã, Gabriela de 12 anos que logo  começou a devorar as histórias sobre guerreiros ninjas, princesas e monstros tenebrosos. “Eu me vejo nas histórias”, diz as irmã. Daniela conta sobre Keiratô, personagem do mangá, e o anime Love Hina. O herói luta há três anos para entrar numa universidade federal do Japão. “Os mangás valorizam as boas coisas”: diz Daniela , que batalhou para entrar na Universidade.
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A integridade de valores é o   grande atrativo não só dos mangás,  como da cultura japonesa em geral.  “Nos anos 1990, com a economia fortalecida, o Japão investiu pesado na indústria do entretenimento visando à exportação”. Eles apostaram  no tripé quadrinhos, desenhos animados e games. O que vemos hoje é o resultado de uma grande ação de marketing. Jovens do mundo inteiro se interessam pelo Japão.

Uma vez conquistado pelos mangás, animes e games, o passo seguinte na trajetória dessa febre nipônica a ampliação desse interesse para aspectos da cultura tradicional ou da cultura pop do Japão.

Uns fãs se envolvem com as artes marciais, outros ficam fanáticos pela música J Pop (estilo que vai de um pseudo-hardcore a um popzinho açucarado).

O que antes parecia um país distante e complicado, para a geração da internet se tornou próximo. Prova disso é o número de não-descendentes que se dedicam ao estudo da lingua japonesa.

A imagem pop do Japão, que hoje atrai tanto os ocidentais, surgiu nos anos 80. Nessa época, o sushi virou mania. Costureiros japoneses, como Kenzo, começaram a se destacar. Era chique ter ikebana (arranjos florais) em casa, dormir em tatame, tomar saquê.
Esse comportamento começou com os yuppies da Bolsa de Nova York e se espalhou pelo mundo. “Depois dos anos 80, a imagem do Japão ficou associada à tecnologia e à cultura pop.

O sushi, cujo sucesso teve início nos anos 80,  ainda mantém o delicioso sabor, e em especial a estética do peixe cru emplaca o primeiríssimo lugar mais bem frequentados de Nova York.

Nove em cada dez fãs do Japão admiram os valores morais dos guerreiros Samurais.

Em São Paulo, a pequena Tóquio Paulistana, no bairro da Liberdade, fica lotado de turistas nos fins de semana.

Olhos como do ator Daniel Uemura, de Malhação, nunca fizeram tanto sucesso!

A música cruza fronteriras! Nativos e descendentes como a Americana “Al”, tem legiões de fãs.

Finalmente o tripé: mangá – anime- games, a exemplo do Pokemon é exemplo de açao de marketing bem-sucedida nos anos 90 até  hoje.

É impossível brecar essa mescla cultural, até porque os orientais são de se admirar em todos os aspéctos.

* Fotografia da Feira de 2008- O casal Daniela e Joaquim,estudantes Universitários .Ela de cosplayMiss Golgen week” e ele de cosplayTony Tony Chopper”

Informo aos leitores que continuarei usando em meus textos a ortografia antiga até 2010. A nova ortografia entrou em vigor no Brasil no dia 1º de janeiro de 2009, mas a ortografia antiga continuará válida até o dia 31 de dezembro de 2012. Os livros escolares distribuídos pelo Ministério da Educação poderão usar uma ortografia ou outra em 2009, mas em 2010 deverão estar adequados ao acordo ortográfico.


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Valéria Reani
Enviado por Valéria Reani em 11/07/2009
Reeditado em 16/07/2009
Código do texto: T1693448
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