Violência nos Condomínios Residenciais
Na semana compreendida entre os dias 01 a 04 de dezembro de 2008, foi noticiado na Rede Record News, que na cidade de São Paulo, dois ou três adolescentes invandiram um condomínio para agredirem moradores daquele imóvel. Tal notícia traz preocupação e leva a reflexão.
A violência tem se tornado uma realidade na sociedade brasileira, e não se sabe exatamente por quais fatores. As pessoas não querem mais o diálogo e preferem muitas vezes partirem para a agressão, o que demonstra na maioria das vezes, ignorância, despreparo emocional, e até mesmo em alguns casos desvio de personalidade, e nos casos mais extremos doenças de natureza mental.
Na realidade, muitos infratores deveriam ser internados na busca de um tratamento para a violência que tem manifestado. Afinal, nenhuma pessoa com uma boa educação e com bom senso deixa o diálogo de lado para se dedicar a ofensas, agressões e muitas vezes a ameaças contra os seus semelhantes, e em muitos casos em desfavor de vizinhos e conhecidos.
Qualquer tipo de violência física não deve ser tolerada. As pessoas precisam aprender que ninguém é obrigado a concordar com a opinião do outro, mas precisa respeitá-la. Caso nem respeitem, os infratores devem saber que no Brasil existem leis que punem condutas ilícitas, que podem inclusive levar ao cerceamento da liberdade.
O respeito e o diálogo devem ser o caminho a ser escolhido pelas pessoas que vivem no Estado de Direito. Somente desta forma, a humanidade conseguirá caminhar para um entendimento, onde as diferentes opinões possam conviver.
Aquele que quer impor a sua opinião pelo uso da força não passa de um covarde, que demonstra falta de raciocínio e não sabe argumentar, e não deveria nem mesmo viver em sociedade.
A sociedade brasileira não tolera mais a violência que vem tomando conta do país, e é chegado o momento de adoção de medidas para se evitar estas situações, que tem incomodado e muito as pessoas.
No caso dos condomínios residenciais estes podem ser responsabilizados caso não adotem as medidas necessários para evitar que os seus moradores sejam vítimas de violência praticadas no interior destas habitações.
É por isso, que muitos condôminios têm adotado regras severas quanto a entrada de pessoas que não sejamo moradores, e ainda quanto a colocação de veículos de terceiros no interior dos condôminios.
Não é admissivel que os condôminos tenham que arcar com a colocação de veículos de terceiros em seu no interior. As vagas existentes nestas habitações destinam-se única e exclusivamente aos moradores.
Portanto, qualquer condômino que se sentir lesado em seu direito, em sua segurança, deve buscar os meios legais para evitar estas situações, e se for caso acionar judicialmente o condomínio.
Proibida a reprodução no todo ou em parte sem citar a fonte em atendimento a lei federal que cuida dos direitos autoriais no Brasil.