Código de Ética para os cidadãos
Na atual democracia, que muitas vezes é confundida, pois as pessoas em muitos casos acreditam que tudo podem em nome da liberdade, é comum se buscar junto ao governo transparência.
Não existem dúvidas que a administração pública precisa e deve ser transparente, mas estes princípios também alcançam as pessoas, que nem sempre agem com ética e urbanidade.
No dia-a-dia, é comum se verificar, por exemplo, no trânsito, nas relações civis e comerciais, pessoas querendo levar vantagem a qualquer custo. Pessoas querendo enganar outros pessoas físicas e até mesmo o próprio Estado por meio de fraudes, como por exemplo, fraudes milionárias contra o INSS.
A sociedade é feita pelas pessoas, o que significa que os princípios de ética e moralidade começam com as próprias pessoas. É por isso, que é preciso uma mudança de atitudes.
A sociedade não pode e não deve admitir o mau caratismo, a falta de moralidade, a busca da vantagem a qualquer custo, a difamação, a injúria, a falta de ética, entre outras coisas.
O Estado querendo ou não é um reflexo de seus cidadãos. Se existem pessoas corruptas é porque algo está errado na própria sociedade que precisa rever os seus conceitos.
Se existe o consumo de drogas é porque as pessoas estão se dedicando a consumo de substâncias ilícitas. Se existe a violência é porque existem pessoas que se dedicam a prática da violência.
Portanto, na busca de mudanças é preciso que também exista um código de ética para os cidadãos na busca de novos paradigmas. Muda Brasil !
Proibida a reprodução no todo ou em parte sem citar a fonte em atendimento a lei federal que cuida dos direitos autorais no Brasil.