Ciclo completo de polícia

A segurança pública tem sido objetivo de muitas discussões em razão do aumento da criminalidade e também da violência. Afinal, quantas pessoas não morrem nas grandes cidades apenas em um final de semana.

Muito se critica o atual sistema de defesa social vigente no Brasil. Algumas críticas são pertinentes e outras não. Afinal, qualquer sistema possui elementos positivos e negativos.

Mas, é preciso se verificar o que é verdade e o que diverge da realidade. Apesar de algumas afirmações, as forças policias prestam um serviço de qualidade, apesarem de sofrem com limitaçõs orçamentárias entre outras.

Dentro desta realidade, é preciso apresentar não apenas críticas, mas também sugestões, dentre elas. Ao invés de se unificar as forças policiais ou mesmo se criarem outras forças policiais, basta estabelecer que toda força policial receberá o ciclo completo de polícia.

Tal sugestão parece não despertar interesse, mas com certeza permitiria uma maior efetividade as forças policiais, que sofrem com a cisão do ciclo de polícia. A partir disto, a adoção de uma nova sistemática, tanto a PM como a PC teriam condições de atuarem de forma efetiva e contribuir com uma melhoria efetiva dos serviços que são prestados a população.

Afinal, não existem dúvidas que no Estado democrático de Direito as forças policiais desenvolvem um papel importante na preservação dos direitos que são assegurados pela Constituição Federal de 1988.

As atividades da PM e da PC seriam divididas por áreas de atuação, o que levaria a uma maior ntegração nas atividades voltadas ao combate a criminalidade, que tanto tem incomodado as pessoas que vivem nos pequenos, médios e grandes centros brasileiros.

A adoção deste procedimento levaria a novas perpectivas na seara policial, na qual inclusive poderia se conceder em termos de matérias municipais o ciclo completo de polícia a guarda municipal, que poderá desenvolver um papel relavante, contribuindo também para uma melhoria da qualidade dos serviços que são prestados aos brasileiros e estrangeiros que vivem nos diversos municípios espalhados pelo território nacional.

Proibida a reprodução no todo ou em parte sem citar a fonte em atendimento a lei federal que cuida dos direitos autorais no Brasil.