Tenente Alberto Mendes - Resposta enviada a Revista Época

A Revista Época publicou na edição de 30 de junho de 2008 nas páginas 38 usque 44, uma reportagem sobre o Cel. R/1 Brilhante Ustra denominada de "Dá para Perdoá-lo", onde fez constar uma menção a Carlos Lamarca que no Vale do Ribeira, Estado de São Paulo, teria matado um Tenente do Exército Brasileiro. O fato citado pela Revista não corresponde a realidade e fez com que o Professor de Direito Ms. Paulo Tadeu Rodrigues Rosa enviasse um e-mail para a redação da revista e ainda fizesse um comentário no Site daquela Revista nos seguintes termos,

"Não poderia deixar de manifestar o erro existente na reportagem referente ao Cel. Ustra. O Capitão Lamarca não matou no Vale do Ribeira a coronhadas um Tenente do Exército como consta da Reportagem. Lamarca matou o então Aspirante Alberto Mendes da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que posteriormente foi promovido post mortem a Capitão de Polícia Militar. Devido a sua coragem e determinação o Capitão Mendes é considerado um herói da Milícia Bandeirante".

Afinal, o militar Alberto Mendes perdeu a vida no cumprimento do dever, e portanto faz jus a pelo menos ter o seu nome citado de forma correta. Não se pode esquecer ainda, que enquanto Lamarca foi promovido a Coronel de Exército post mortem, com vencimentos integrais, e Alberto Mendes permaneceu Capitão de Polícia Militar, e a sua família ainda permanece com a dor de sua morte.

Esta obra está protegia pela lei brasileira federal de direitos autorais. Neste sentido, é autorizada reprodução no todo ou em parte desde que seja conferido o devido crédito ao autor da obra, devendo desta forma ser citado o nome do autor e o link para o Site Recanto das Letras, Disponível na Internet em: http://www.recantodasletras.com.br. Fica expressamente vedado o uso comercial desta obra e também a criação de obras derivadas.