LÁ VOU EU... DE NOVO !!!

LÁ VOU EU... DE NOVO !!!

Surge nova promoção daquele Grupo gaúcho que praticamente revolucionou os Concursos literários na Era da Comunicação via Internet, ou seja, do ano 2000 para cá. Concursos de poesia ou de prosa sempre existiram, os mais famosos (ou conhecidos) eram do Paraná e do DF, leia-se, a Revista "Brasília", isso nos anos 1980/90. Prêmios em dinheiro são novidade deste Século 21, nos tempos antigos se recebia Diploma ou, no máximo, troféu.

O pessoal gaúcho "triplicou" a aposta inicial, seus prêmios que eram de 2 ou 3 mil reais chegam agora a "absurdos" R$ 10.000,00. Ressaltam que serão 60 MIL REAIS em dois concursos paralelos. Mesmo assim, decidi "ficar de fora" deles, não gostei de ver "desqualificados" (3 anos atrás) 4 dos 5 contos que enviei, tendo sido selecionado justamente o com menos qualidades, atrativos.

Mas, voltarei agora... o desafio é criar HAIKAIS, um tipo de poema que adoro ler, apreciar, porém nos quais não atingi ainda o estágio de perfeição (?!) do estilo, formato, o que for. Diz o texto do Regulamento que aceitarão "haikais brasileiros"... (*1) nem imagino o que seja isto, contudo devem manter a estrutura tradicional, a "regra" de 3 versos de 5-7-5 sílabas métricas. LÁ VOU EU, de novo, enfrentar um "Júri" no mínimo ESQUISITO ! C'est la vie !

'NATO" AZEVEDO (em 10/out. 2024, 18hs)

OBS: (*1) exibo abaixo o trecho das Regras sobre os poemas, que estão todos "liberados", DESDE QUE tenham 3 versos em 5-7-5 sílabas métricas. Resta saber se quem faz um HAIKAI tradicional não sairá "prejudicado" por tanta "liberdade".

***********

3. 3. 1 Observação: é permitido o uso de quaisquer estrangeirismos, quaisquer nomes próprios em outras línguas, quaisquer neologismos, desde que sejam inteligíveis pelo contexto e pelo sentido global do texto; 3. 4 Para os fins deste evento, a definição de haicai adotada pela organização é a mais ampla possível, sendo aceitos tanto haicais que sigam quanto os que não sigam o formato tradicional; 3. 4. 1 Entende-se como formato tradicional: - três versos (terceto); - 17 sílabas poéticas; (trecho do "1º GRANDE PRÊMIO HAIJIN DO BRASIL)

**************

Produzi ontem, meio às pressas, algo no "novo estilo" (?!) proposto pela Editora: espero que não desagrade aos poetas CONSERVADORES, "haijins" tradicionais.

I

Sabiá que encanta...

com fome, dores ou frio

ainda assim CANTA !

I I

"Danças" do Destino...

entre adultos "rodopiando"

continuei menino.

I I I

Na Vida (entre homens)

ser IRMÃO é questão de alma,

não de sobrenome.

I V

Pra alma que pena...

com sonhos de liberdade

a Lua me acena.

V

Alegres, tristonhos,

nós somos folhas ao vento

sobre um mar... de sonhos !

V I

Casal vê a praça

da janela da mansão:

"aves" na vidraça !

V I I

No velho papiro

"desenha" filosofias

monge, no retiro.

V I I I

Uma coisa é certa:

entre "prisões", repressões,

ESCREVER liberta !

"NATO" AZEVEDO

(16/out. 2024, 21h)