Vamos aprender as características dos diversos tipos de textos? - cap. 4
Continuando a respeito do GÊNERO INFOR-
MATIVO, hoje abordaremos sobre :
- MEMORANDO
- OFÍCIO
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MEMORANDO
(Também conhecido como "C.I" - Comuni-
cação Interna. E, como o próprio termo
"comunicação interna" já sugere, é uma
das formas de comunicação de dentro pa-
ra dentro da mesma empresa, ou seja :
é um tipo de informativo ENTRE OS DIVER-
SOS SETORES DA EMPRESA).
Características básicas :
- (normalmente) Contém um ´número que
vem destacado no alto, à esquerda.
- Contém - OBRIGATORIAMENTE - a data
de emissão.
- Destaca o nome do setor e o respectivo
responsável que represente o destinatário.
- Destaca o nome do setor e o respectivo
responsável que represente o remetente.
- Usa uma linguagem (embora simples) mas
no padrão formal.
- (Em alguns casos) o seu fechamento usa
o mesmo termo "atenciosamente", usado
em carta comercial.
- Às vezes, é emitida em mais de duas vi-
as (uma para o destinatário, uma para o
remetente, uma para o superior hierárqui-
co do destinatário e outra para o superior
hierárquico do remetente).
-É UM DOCUMENTO DE "DEFESA" IMPOR-
TANTÍSSIMO, seja para quem remete, se-
ja para quem recebe.
- Há uma preferência convencional para
o uso do emprego "nós" ao invés de "eu",
o que já dá um "tom comercial".
MODELO DE UM MEMORANDO
Memo (ou C.I.) No. /08
Para : Departamento Comercial - Sr. Avelino Fonseca - Gerente
De : Departamento de Suprimentos - Jonas Evangelista - Chefe.
Em : 29.04.2998
c.c.(=cópia com) : Sr. Hilário da Paixão - Superintend. Comercial
Sr. Amarildo Vilela - Gerente de Suprimentos
Assunto : ENCOMENDA DO CLIENTE
"ROSA DE HIROSHIMA".
Comunicamos a V.Sa. que a instalação
do equipamento "air-bag", solicitada pelo cliente acima, no veículo
adquirido junto a nossa empresa, exigirá um tempo maior que o combinado com o citado cliente. O fornecedor desse equipamento
alega dificuldade no prazo de entrega de alguns componentes neces-
sários à fabricação desse acessório.
Recomendamos entrar em contato com
o cliente e tentar com ele a dilatação do prazo, em função da razão
exposta.
Solicitamos, também, que o resultado do
acerto conseguido com esse cliente nos seja comunicado, a fim de
sabermos que providências adotar, no caso de uma possível negativa
do aludido cliente.
Atenciosamente,
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(assin. do remetente)
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OFÍCIO
Segue basicamente o mesmo modelo-padrão usa-
do no requerimento (sendo que a diferença entre um e outro está no
fato de que OFÍCIO É A C O M U N I C A Ç Ã O DE DETERMINADO FATO A UMA DETERMINADA AUTORIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO , ao passo que O REQUERIMENTO, AO MESMO TEMPO EM QUE COMUNICA, T A M B É M S O L I C I T A algo)
Utiliza uma linguagem cerimoniosa padronizada.
Tanto num quanto noutro, estes são os itens que
fazem parte da sua redação :
................................
(vocativo para identificação do desti-
natário, aqui na parte superior)
Ilmo. Sr. Dr. Ademário Viana - M.D. Chefe do Setor de Saúde Pública
do Estado do Mato Grosso.
(entre a identificação do destinatário acima e o início
do texto abaixo, deve-se dar um espaço corresponden-
te a 10 linhas)
(A partir da 10a. linha, começa a identificação do re-
metente e a exposição do fato que motivou a corres-
pondência)
PEDRO BRASILEIRO BARAÚNAS, brasileiro,
maior, casado, residente e domiciliado nesta cidade, à rua das Man-
gueiras, 31 - Ponta do Bisturi -, neste município, portador do R.G. no.
3.592.091-SSP-MS, vem à presença de V.Exa., por este intermédio,
para comunicar que, ao contrário do compromissado, ainda não tive-
ram início os trabalhos de desinfecção das instalações dos Hospitais
Públicos de nosso município, o que pode vir a gerar problemas de
saúde pública naqueles que procuram os serviços de tais instituições.
Reitero a urgência no cumprimento do acor-
do fechado.
Termos em que,
pede deferimento.
Trancoso do Péla-Porco-MT, 26 de abril de 2008
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(assinatura do remetente)
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Xô, textos informativos...por hoje!