O ASSUNTO E O ARTIGO
_______________________________
Estudos Literários
ASSUNTO
• Por ser uma das características da literatura narrativa, o assunto é muitas vezes confundido com o "enredo" e, até mesmo, com o "conteúdo" de uma obra.
• Assunto em seu significado etimológico ou histórico é aquilo que foi tomado, emprestado. O escritor tem a liberdade de tomar de empréstimo um assunto, seja do jornal, da História, do folclore ou da mitologia. Para ilustrarmos esta exposição, tomemos como exemplo a história de Medeia, uma tragédia grega escrita por Eurípides há mais de dois mil anos, cujo assunto foi aproveitado por Sêneca, Corneille, Anouill e pelos brasileiros, Chico Buarque de Holanda e Paulo Pontes.
• A peça de teatro Gota D’Água é a história de Medeia transposta para o subúrbio carioca. Assim como Medeia é uma história de reis e feiticeiros, Gota D’Água é uma história de pobres e macumbeiros, uma realidade bem nossa. Do mesmo modo que Medeia, temos Mandala de Dias Gomes (da tragédia Édipo), Orfeu Negro um filme de Carlos Diegues (da tragédia Orfeu e Eurídice), etc.
ARTIGO
• O artigo é um pequeno tratado, cujo conteúdo deve ser completo. Deve tratar de uma questão real e apresentar resultado de reduzida dimensão e conteúdo. Para um texto se tornar artigo precisa ser publicado. Proporcionando não só ampliação de conhecimento, mas também a compreensão de certas questões.
• Quanto ao conteúdo, o artigo, pode abranger os mais variados aspectos e, em geral, eles devem:
1 - Versar sobre um estudo pessoal, uma descoberta, ou dar um enfoque contrário ao já conhecido.
2 - Oferecer soluções para questões controvertidas.
3 - Levar ao conhecimento do público intelectual ou especializado no assunto ideias novas, para sondagem de opiniões ou atualização de informes.
4 - Abordar aspectos secundários, levantados em alguma pesquisa, mas que não seriam utilizados na mesma. ®Sérgio.
_____________________________________________________
Bibliografia: Assis Brasil, Vocabulário Técnico de Literatura. Rio de Janeiro: Tecnoprint, s.d.
Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.
Agradeço a leitura do texto e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!