Modelo de uma Ata - Para usar como exemplo - Reuniões Acadêmicas - Academias de Letras e Artes - ATA da Assembleia Geral realizada em 27 de Janeiro de 2024.
ACADEMIA CAPIXABA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES – ACLAPTCTC
VITÓRIA – SERRA, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO – BRASIL
Antigo CLUBE DOS TROVADORES CAPIXABAS, CTC. Registro no Cartório do 1º Ofício da 2ª Zona da Serra, Pessoa Jurídica sob o N.º 17.779, em 11/05/2018 e N.º 7.300, em 25/05/2018. / CNPJ N.º 30.725.599/0001-91 - Rua dos Pombos, 2 – Eurico Salles, Carapina, Serra, ES. CEP: 29160-280. Contatos Presidência: Tel.: 27 3328 0753 / 27 9 92 57 82 53 – clerioborges2013@gmail.com; Contatos com a Secretaria Geral: robertovasco@hotmail.com – Tel.: 27 - 9 99 63 04 71.
ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 27 DE JANEIRO DE 2024 (SEGUNDA QUINZENA DE JANEIRO) CONFORME PREVISTA NO ARTIGO 4º DO ESTATUTO SOCIAL CONVOCADA ATRAVÉS DE EDITAL DATADO DE 02 DE JANEIRO DE 2024.
Aos 27 dias do mês de Janeiro do ano de Dois mil e Vinte e Quatro, na Rua dos Pombos, número 02, 2º Andar, no Bairro Eurico Salles, Carapina, Serra, ES, CEP: 29160-280 reuniram-se os Acadêmicos Associados da ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, sob a Presidência do Acadêmico Presidente da Diretoria Executiva, Escritor Clério José Borges de Sant Anna, para a ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA ACLAPTCTC, prevista no Estatuto Social, para ser realizada uma vez ao ano, sempre na segunda quinzena de janeiro. Os Acadêmicos associados foram devidamente convocados através de Edital amplamente divulgado nas Redes Sociais da Internet e encaminhado por e-mail para os Senhores Acadêmicos, datado de 02 de janeiro de 2024. CÓPIA DO EDITAL, documento em anexo inseparável desta ATA. Procedida a verificação de quórum em primeira convocação, as 16,00 horas, foi observada a não existência de número legal, havendo a necessidade de se aguardar o prazo de 30 minutos para a Segunda Convocação com qualquer número dos Senhores Associados. As 16h30m a Assembleia Geral foi iniciada, com o quórum legal de qualquer número de Associados. Foram registradas as presenças conforme assinaturas nas folhas de Presença. LISTA DE PRESENÇA, com as assinaturas dos Senhores Acadêmicos Associados, Convidados e Visitantes, em anexo, sendo parte inseparável desta ATA. O Senhor Presidente Clério José Borges informou ainda que a presente Assembleia Geral Ordinária estava sendo transmitida e gravada nas Redes Sociais da Internet, através da Plataforma do Google Meet, com Coordenação da Acadêmica Diretora das Mídias Sociais da ACLAPTCTC, Fernanda Aparecida de Oliveira da Silva Silvério. Participando da Assembleia Geral, AGO pelo Google Meet foram registradas as presenças dos seguintes Senhores Acadêmicos Correspondentes: 01) Acadêmica Fernanda Aparecida de Oliveira da Silva Silvério, residente na Cidade de Santa Isabel, Estado de São Paulo, Acadêmica Correspondente Número 83; 02) Acadêmico Adelgício Ribeiro de Paula, residente em Franco da Rocha, SP, Acadêmico Correspondente Número 85; 03) Acadêmico Jocarly de Oliveira Nascimento Sobrinho, residente em Cariacica, ES, Acadêmico Correspondente Número 84; 04) Acadêmico Rogério de Morais Martins, residente em Laranjeiras, Serra, ES, Acadêmico Correspondente Número 67; 05) Acadêmica Maria Suzi Costa Nunes, residente na Serra ES, Acadêmica Correspondente Número 25; 06) Acadêmica Lúcia Maria Matos de Oliveira, residente no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, Acadêmica Correspondente Número 15; 07) Acadêmica Marta Silva Vieira da Costa, Martinha, residente em Vila Velha, ES, Acadêmica Correspondente Número 101; 08) Acadêmica Rosângela Maria Sobrinho Sousa residente em Teresina no Estado do Piauí, Acadêmica Correspondente Número 62; 09) Acadêmica Alessandra Nacif Sousa, residente no Município de Serra, ES, Acadêmica Correspondente Número 56; Participando ainda da Assembleia Geral, AGO pelas Redes Sociais, na plataforma do Google Meet, o Senhor Acadêmico Joel Rangel, residente na Cidade de Vila Velha, ES, Acadêmico Honorário Benemérito de Honra Número 04. Foram registradas ainda participando da Assembleia Geral, AGO pelas Redes Sociais, na plataforma do Google Meet, como visitantes, Alessandra P. Santos e Yvete Santos. Feito os registros das presenças, o Presidente da Diretoria Executiva da ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, Clério José Borges invocando a proteção de Deus iniciou a reunião com a leitura do primeiro item da Pauta constante do Edital: 1 - Saudação Acadêmica de Boas Vindas do Presidente da ACLAPTCTC, Escritor Clério José Borges de Sant Anna. O Presidente fez a saudação inicial Acadêmica agradecendo a presença de todos, acadêmicos e Convidados e, agradeceu ainda os que acompanhavam a Assembleia AGO pelas redes Sociais na Internet, através da Plataforma do Google Meet. Em seguida o Presidente fez um breve relato histórico da ACLAPTCTC esclarecendo que a Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores foi fundada a 18 de novembro de 2017 com a estrutura organizacional do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, entidade cultural de divulgação da Trova e da Poesia em Geral, fundada por Clério José Borges, Trovador, Escritor e Historiador Capixaba, a 1º de julho de 1980, com base numa ideia do historiador Eno Teodoro Wanke, autor do livro O Trovismo, que conta a história da Trova no Brasil de 1950 a 1978. Após o relato histórico, o Presidente Clério José Borges esclareceu que, em razão do falecimento na madrugada do dia 03 de janeiro de 2024 do Acadêmico da nossa Academia, Teodorico Boa Morte, acadêmico efetivo titular, cadeira 35, que tem como patrono o Escritor Prof. Renato Costa Pacheco, seria naquele momento observado um Minuto de Silêncio em homenagem ao referido acadêmico. De imediato todos de pé observaram o minuto de silêncio numa homenagem póstuma. Em seguida o Presidente anunciou ainda que no primeiro evento do ano, programado para o dia 14 de março, será realizado, conforme estabelece o Regimento Interno, o Momento Solene da Saudade em homenagem ao Acadêmico falecido Teodorico Boa Morte. O Presidente declarou então a Cadeira Vaga e poderia ser preenchida nesta mesma Assembleia se o plenário concordasse. Em seguida passou-se ao segundo item da Pauta, referente às atividades realizadas e prestação de contas de 2023. A palavra foi concedida ao Secretário Geral João Roberto Vasco Gonçalves para uma Resenha das principais atividades desenvolvidas no ano de 2023 e para a Prestação das Contas da ACLAPTCTC 2023, com atividades financeiras da Academia, anuidades recebidas e despesas decorrentes da manutenção da ACLAPTCTC, tudo de acordo com o item III do Artigo 4º e Parágrafo, 2º, do Artigo 28 do Estatuto Social. O Secretário Geral João Roberto Vasco Gonçalves, o Roberto Vasco fez uma breve explanação sobre as atividades realizadas em 2023: 1 - Lançamento do Livro da Terceira Antologia da ACLAPTCTC, em parceria com a Editora Taba Cultural, de José Maria Monteiro, reunindo Acadêmicos da Academia de Letras e Artes ACLAPTCTC e convidados; 2 - A realização do SABADO CULT, do mês de Fevereiro ao mês de dezembro, sempre no último sábado de cada mês, no Shopping Tiffany Center, em Vitória, ES; 3- Realização de Seis Edições do CAFÉ COM POESIA, sempre na última sexta-feira de cada mês de Fevereiro a 28 de Julho de 2023, em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de Cariacica na Administração Alvarito Mendes Filho e parceria também do Acadêmico da Academia de Letras de Cariacica, Benedito Freire. Evento realizado no Centro Cultural Eduartino Filho, em Cariacica sede. Foi esclarecido que o evento continuaria em 2024 e, caso Alvarito deixasse a Secretaria de Turismo e Cultura de Cariacica seria reavaliado a possibilidade ou não de se continuar com tal evento; 4 - Visita técnica realizada no Rio de Janeiro, de modo especial no Escritório dos Direitos Autorais; 5 – Participação da ACLAPTCTC na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. 6 - Comemoração dos 43º Aniversário do CTC, Clube dos Trovadores Capixabas, entidade origem da ACLAPTCTC. Evento realizado na Câmara Municipal de Vila Velha com apoio do Vereador Joel Rangel em 01/07/2023; 7 – Realização durante 04 dias do XX CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES, de 06 a 09 de julho, na Barra do Jucu, no Município de Vila Velha, ES, com apoio da Associação de Moradores, Prefeitura Municipal e do Vereador Joel Rangel; 8 - Reuniões de Diretoria realizadas pela Internet e presencial, entre as quais a realizada no dia 19/08/2023. 9 - Participação da Academia ACLAPTCTC na Festa (Feira) Literária de Piúma, ES, a FLIPIU a convite do Professor Marcos Brando. 10 - Reunião de Confraternização Anual da ACLAPTCTC pelo Aniversário do Presidente Clério José Borges, na área de Lazer do Sindipol; 11 - Solenidade do Dia do Historiador da Cidade da Serra, ES, em 28/09/2023, com parceria do Vereador Professor Rurdinei, no Auditório da Câmara Municipal da Serra, ES. 12 - A Sessão Solene comemorativa do Dia Municipal da Trova a 04/10/2023, no Auditório Hermógenes Lima Fonseca da Assembleia Legislativa Estadual em parceria com o Deputado Coronel Weliton; 13 - Jantar de Confraternização das Academias de Letras, ACLAPTCTC e Academia de Letras Jurídicas, ACALEJES, presidida pela Dra. Margareth Gonçalves Pederzini, evento realizado em Vila Velha, ES, dia 09 12 2023; 14 - Comendas concedidas ao longo do ano: CASTRO ALVES, CONDE MECENAS, HEROINA DO QUEIMADO, VASCO COUTINHO; 15 - Realização do Concurso Nacional de Poesia e de Trovas. Concursos realizados a nível Nacional e Estadual e Municipal; 16 – Concursos de Poesias nas Escolas de Vila Velha; 17 – Realização do OSCAR da Literatura Capixaba, que foi a votação para a Escolha dos Melhores da Literatura e das Letras do Estado do Espírito Santo, evento realizado com apoio da Editora Revidreams, (Escritora Alessandra Ribeiro de Abreu), com premiação de Medalhas e Diplomas. Realizado em um Almoço Festivo, no Shopping Tiffany Center em Vitória ES. 18 – Participação da ACLAPTCTC na Feira Literária da Cidade de Ibatiba, organizada pela Academia local presidida pelo Escritor e Escultor, José Ribeiro Sobrinho. 19 - Feira Literária de Cariacica, organizada pela Academia Cariaciquense de Letras, no Shopping Moxuara em Campo Grande Cariacica, ES; 20 – Aniversário de 30 anos da Academia de Letras e Artes da Serra, ALEAS, da qual Clério José Borges de Sant Anna foi fundador e Primeiro Presidente da Diretoria Executiva, evento realizado no Auditório da Câmara Municipal de Vila Velha (Presidente da ALEAS, a Acadêmica Sandra Gomes). 21 - Outras participações nas Feiras Literária na Praça do Papa (Capitania dos Portos – Marinha), na Cidade de Ibatiba e na Feira Literária em Jardim Camburi, Vitória, ES e, em eventos e realizações não listadas, todavia importantes para a divulgação da ACLAPTCTC no ano de 2023. Em seguida o Secretário Geral, Roberto Vasco anunciou que a parceria da ACLAPTCTC com a Editora Taba Cultural continuava em 2024, estando todos convidados a participar do Livro, a Coletânea dos 44º Aniversário do movimento brasileiro em torno da Trova, uma forma de Poesia, denominada de Neotrovismo. Em seguida passou-se ao item de pauta referente Prestação de Contas, ou seja, análise da Contabilidade da Academia ACLAPTCTC. O Secretário Geral Roberto Vasco, apresentou a pasta com documentos referente a contabilidade da Academia e, fez os devidos comentários sobre as Receitas, Anuidades, valores de Comendas e as Despesas realizadas com Troféus, Diplomas, Medalhas, serviços de arte e impressão, mostrando as tabelas de receitas e despesas. A documentação foi apresentada ao Presidente do Conselho Fiscal, Acadêmico Edilson Celestino Ferreira, presente na Assembleia Geral, ou seja, neste ato, o qual após ampla análise considerou toda a documentação em perfeita legalidade recomendando a Aprovação. Em seguida foi colocada em votação a Prestação de Contas das Atividades financeiras, com anuidades recebidas e despesas decorrentes da manutenção e atividades da ACLAPTCTC, conforme o item III do Artigo 4º e Parágrafo 2º, do Artigo 28 do Estatuto Social e o parecer oral do Presidente do Conselho Fiscal, Edilson Celestino Ferreira. Colocado em Votação pelo Presidente Clério José Borges tendo o Plenário APROVOU toda a documentação sem nenhuma ressalva e com Louvor. Assim o RELATÓRIO DE ATIVIDADES FINANCEIRAS E BALANCETES, ou seja, as contas da ACLAPTCTC DE 2023 foram APROVADAS por unanimidade e com louvor sem ressalvas. Em seguida passou-se ao item 03 da Pauta prevista no Edital: Aprovação do Calendário de Eventos para 2024, de acordo com o item IX do Artigo 4º do Estatuto Social. O Presidente Clério José Borges fez a leitura de uma proposta de Calendário de Eventos para o ano de 2024, destacando os seguintes eventos a serem realizados: A) MARÇO – DIA 14/03/2024 – Quinta feira - SOLENIDADE DE REABERTURA DOS TRABALHOS CULTURAIS DO ANO DE 2024. Sessão solene de POSSE Acadêmica com entrega de Medalhas e Juramento. Diplomação de todos atuais Acadêmicos (Titulares, Beneméritos de honra, Infanto Juvenis e Correspondentes) que confirmarem presenças. Entrega da Comenda “Defensor da Democracia e da Liberdade Castro Alves 2024”. B) JUNHO - DIAS 06, 07, 08 e 09 de junho de 2024 - XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES 2024 - Cidade de Venda Nova do Imigrante - Estado do Espírito Santo: Capital Nacional da Poesia e dos Poetas Trovadores Brasileiros em 2024. Local: Centro Cultural Máximo Zandonadi, Vila Betânia, próximo a Igreja Santa Terezinha, em Venda Nova de imigrante, ES. C) SETEMBRO – DIA 15/09/2024 - Domingo, Reunião da ACLAPTCTC festiva em comemoração ao ANIVERSÁRIO DO PRESIDENTE CLÉRIO JOSÉ BORGES. Local: Área de Lazer do Sindipol. De 10 às 16 horas. D) OUTUBRO - DIA 04 DE OUTUBRO DE 2024 – Dia Municipal da Trova em Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo. Comemoração festiva com entrega de Comendas e posse Acadêmica. Em Vitória ES. Local a definir entre Assembleia Legislativa ou Câmara Municipal. E) DEZEMBRO - DIA 06 DE DEZEMBRO DE 2024 – Sexta feira. JANTAR CONFRATERNIZAÇÃO DE FIM DE ANO DA ACLAPTCTC, NO RIO DE JANEIRO - Local: Du Bonfim Gourmet/Tijuca Tênis Clube - Rio de Janeiro. Data: 6/12/2024. Cardápio a lá Carte ou Rodízio de Pizza. Música ao Vivo. Organização da Escritora Lúcia Mattos, Presidente do Núcleo Acadêmico da ACLAPTCTC no Rio de Janeiro. A Acadêmica Berenice de Albuquerque Tavares lembro do Sábado Cult Sarau Poético Musical no Shopping Tiffany Center na Reta da Penha em Vitória, ES, sempre no último sábado de cada mês de fevereiro a dezembro, sendo que há um estudo com a possibilidade do evento, Sábado Cult passar para o Primeiro Sábado de cada mês. F) REUNIÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA. Foi feita a observação de que conforme estabelece o Estatuto Social, de três em três meses serão realizadas reuniões da Diretoria Executiva da ACLAPTCTC, sempre que possível, no Terceiro Sábado de cada mês, sempre com início às 16 horas, na Sede a Rua dos Pombos, 2 Eurico Salles, Carapina, Serra, ES. Assim em 2024 as Reuniões da Diretoria Executiva da ACLAPTCTC, presenciais, com participação de todos Acadêmicos que desejarem serão: a) Em Março excepcionalmente no dia 23 de março, quarto sábado do mês; b) Dia 15 de junho, logo depois do XXI Congresso de Poetas Trovadores de Venda Nova do Imigrante; c) Em setembro a reunião será excepcionalmente no dia 15 de setembro, num Domingo, com a comemoração como acontece todos os anos, do Aniversário do Presidente Clério José Borges. D) Dia 16 de Novembro. Foi observado que tais datas podem sofrer alterações de dia, horário e local, conforme decisão da Diretoria da Academia ACLAPTCTC e sempre que possível, serão transmitidas pelo Google Meet. Colocada em votação a proposta de Calendário de Eventos da ACLAPTCTC para 2023 foi APROVADA por unanimidade de todos os presentes. Em seguida passou-se ao item 4 da Pauta prevista no Edital. Valor da Anuidade de 2024, de acordo com o item IV do Artigo 4º do Estatuto Social. Foi sugerido que o valor anual seja de R$ 150,00 e o depósito seja efetuado na Conta Bancária do Presidente enquanto não se resolve a abertura de uma Conta Bancária sem custos mensais já que a que estava em nome da Academia ACLAPTCTC no Banestes, Banco do Estado do Espírito Santo tinha um custo mensal de R$ 88,00. Foi informado o PIX para depósito – Celular: 27 9 92 57 82 53. O valor da anuidade de R$ 150,00 e o depósito dos valores financeiros realizados na Conta Bancária do Presidente de forma provisória até a abertura de uma Conta sem custos mensais. Proposta foi APROVADA por todos os Presentes e por unanimidade. Passou-se em seguida ao item 5 do Edital, sobre a restruturação do Quadro de Acadêmicos da ACLAPTCTC. A palavra foi concedida ao Secretário Geral João Roberto Vasco Gonçalves o qual informou ter recebido 18 inscrições, de pretendentes para pertencerem ao Quadro de Associados da ACLAPTCTC. Identificados todos que encaminharam a documentação conforme previsto no Artigo 6º, itens de I a VI, do Estatuto Social, a documentação de imediato foi criado um Conselho Cultural, presidido pelo próprio Secretário Geral João Roberto Vasco Gonçalves e integrado dos Acadêmicos Edilson Celestino Ferreira e Beth Vargas. Analisados Currículos e Documentação, os nomes foram anunciados pelo Acadêmico Roberto Vasco e apresentados em plenário da Assembleia Geral Ordinária, sendo os mesmos APROVADOS por unanimidade e, com Louvor. Relação dos nomes dos Acadêmicos aprovados. ACADÊMICOS EFETIVOS TITULARES: 1 – Sandra Lúcia de Souza Santos, Cadeira Nº 35, Patrono: Renato José Pacheco; 2 – Fabíola Vasconcellos Patta Sampaio, Cadeira N.º 50. Patrono: Benjamim Silva; 3 – Marinalha de Jesus Chamone, Cadeira N.º 38. Patrono: Elviro de Freitas. ACADÊMICAS CORRESPONDENTES: 1 - Zeni Klug Berger, Cadeira N.º 105. Patronesse: Nélida Piñon; 2 - Ana Paula Santos da Costa, Cadeira N.º 106, Patrona: Cora Coralina; 3 – José Benedito Freire, Cadeira N.º 58. Patronesse: Delícia Passos, Escritora de Cariacica, ES, já falecida; 4 – Alessandra Ribeiro de Abreu, Cadeira N.º 110. Patronesse: Maria Antonieta Tatagiba; 5 – Anadir Bastos Bello, Cadeira N.º 111. Patrono o Escritor Rubem Braga; 6 – Arcangela Pivetta dos Santos, Cadeira Nº 112. Patrono: Escritora Clarice Lispector; 7 – Cássia Caryne de Castro, Cadeira Nº 113. Patronesse: Escritora Cândida Correa Cortes Carvalho. 8 – Célia Regina da Silva Pires do Prado, Cadeira Nº 114. Patrono: Escritora Cecília Meirelles. 9 – Izabel Uliana Bastos, Cadeira Nº 115. Patrono: Escritor Benjamim Falchetto. 10 – Maysa dos Santos, Cadeira Nº 116. Patrono: Escritor Rubem Alves. 11 – Viviane Mendonça, Cadeira Nº 117. Patrono, Poeta Repentista, Gonçalo Ferreira da Silva. 12 – Yvete Maria de Souza Santos Ataíde, Cadeira Número 118. Patrono Escritor, Cantor e Compositor Dorival Caymmi. 13 – Rosana Cristina Ferreira Silva, Cadeira Nº 119. Patrono Escritor Graciliano Ramos. 14 – Cláudia Cataldi, Cadeira Nº 120. Patrono: Rubem Fonseca. 15 – Cristiana Ana Lima, Cadeira Nº 121. Patronesse, Frida Kahlo. 16 – Ireni Peterle Brioschi, Cadeira Nº 122. Patrono: Escritor Máximo Zandonadi. 17 – Maribel Oliveira Barreto, Escritora residente em Salvador, Bahia. Cadeira N.º 123. Patrono Emerson Pinto de Araújo. 18 - O Escritor João Bosco de Castro nasceu em 31 de janeiro de 1947, na Cidade de Pará de Minas, MG e reside em Bom Despacho-MG. Patrono: Poeta Amazonense Amadeu Thiago de Melo. ACADÊMICOS BENEMÉRITOS DE HONRA: 1 - Jorge Luiz Miranda, promovido para Benemérito de Honra, Cadeira Número 19. Patrono: Benjamim Silva. 2 - Josiara Oliveira da Silva, que foi promovida para Benemérita de Honra, Cadeira Número 21. Patrono: Elviro de Freitas. ACADÊMICA INFANTO JUVENIL: 1 - Larissa Alessandra Dórea Reis, de Vila Velha, ES, teve o nome aprovado como Acadêmica Infanto Juvenil, Cadeira Número 09, tendo como patrono o Escritor Antônio Frederico de Castro Alves. Em seguida o Presidente Clério José Borges explicou com mais detalhes sobre todo o processo de admissão dos novos Acadêmicos: 1 – A Escritora Sandra Lúcia de Souza Santos, que era Acadêmica Correspondente Cadeira Número 105, teve o nome aprovado como Acadêmica Titular Efetiva, cadeira número 35, tendo como Patrono o Escritor Renato Costa Pacheco, ocupando a vaga do Acadêmico Teodorico Boa Morte, falecido na madrugada do dia 03 de janeiro de 2024. Como a escritora ocupava a Cadeira de Acadêmica Correspondente Número 105 a mesma é declarada vaga e, a Cadeira de Acadêmica Correspondente passa a ser ocupada pela postulante, neoacadêmica, Zeni Klug Berger que apresentou todos os requisitos legais tendo seu nome aprovado. Patronesse Nélida Piñon. 2 – A Escritora Fabíola Vasconcellos Patta Sampaio que era Acadêmica Correspondente, Cadeira Número 106, teve o nome aprovado como Acadêmica Titular Efetiva, cadeira número 50, tendo como Patrono o Poeta Benjamin Silva. A Acadêmica Fabíola passa a ocupar a vaga antes ocupada por Jorge Luiz Miranda, promovido para Benemérito de Honra, Cadeira Número 19, Patrono: Benjamim Silva. A Cadeira de Acadêmica Correspondente Número 106 é declarada vaga passando a ser ocupada pela postulante, neoacadêmica, Ana Paula Santos da Costa, residente em Barra do Itapemirim, Marataízes, ES, que apresentou todos os requisitos legais tendo seu nome aprovado. Patronesse Escritora Cora Coralina. 3 - A Escritora Marinalha de Jesus Chamone que era Acadêmica Correspondente Cadeira Número 58, teve o nome aprovado como Acadêmica Titular Efetiva, cadeira número 38, passando a ocupar a vaga como 3ª Ocupante da Cadeira Número 38, antes ocupada pelo 1º Ocupante, Ananias Novais, promovido a Benemérito de Honra, Cadeira Número 15 e, pela 2ª Ocupante Josiara Oliveira da Silva, que foi promovida para Benemérita de Honra, Cadeira Número 21. Patrono: Elviro de Freitas. A Cadeira de Acadêmico Correspondente Número 58 é declarada vaga passando a ser ocupada pelo postulante, neoacadêmico, José Benedito Freire, residente em Cariacica, Sede, que apresentou todos os requisitos legais tendo seu nome aprovado. Patronesse, Delícia Passos, escritora de Cariacica, ES, já falecida. 4 – A Escritora Alessandra Ribeiro de Abreu, residente em Jardim Camburi, Vitória, ES teve o nome aprovado como Acadêmica Correspondente Cadeira Número 110, tendo como Patronesse a Escritora Capixaba, Maria Antonieta Tatagiba, nascida em Guarapari e que viveu e faleceu em São Pedro de Itabapoana, Mimoso do Sul, ES. 5 - A Escritora Anadir Bastos Bello, residente em Vila Velha, ES teve o nome aprovado como Acadêmica Correspondente Cadeira Número 111, tendo como Patrono o Escritor Rubem Braga. 6 – A Escritora Arcangela Pivetta dos Santos, residente em Campo Grande, Cariacica, ES teve o nome aprovado como Acadêmica Correspondente Cadeira Número 112, tendo como Patronesse Clarice Lispector, nascida Chaya Pinkhasivna Lispector, foi uma escritora e jornalista brasileira nascida na Ucrânia. Autora de romances, contos e ensaios, é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX. é autora de obras como "A Hora da Estrela" e "Laços de Família"; 7 - A Escritora Cássia Caryne de Castro, residente na Cidade de Lagoa da Prata, Minas Gerais, teve o nome aprovado como Acadêmica Correspondente Cadeira Número 113, tendo como patrono a Escritora Cândida Correa Cortes Carvalho; 8 - A Escritora Célia Regina da Silva Pires do Prado, residente na Cidade de Mariana, Minas Gerais, teve o nome aprovado como Acadêmica Correspondente Cadeira Número 114, tendo como patrono o Escritor Afonso Henrique da Costa Guimarães (Ouro Preto, 24 de julho de 1870 – Mariana, 15 de julho de 1921), mais conhecido pelo pseudônimo Alphonsus de Guimaraens, que foi um escritor brasileiro. 9 - A Escritora Izabel Uliana Bastos, de Venda Nova do Imigrante, ES, teve o nome aprovado como Acadêmica Correspondente Cadeira Número 115, tendo como patrono o Escritor Benjamim Falchetto, Patrono da Academia de Letras e Artes de Venda Nova do Imigrante. 10 - A Escritora Maysa dos Santos, da Cidade de Viana, ES, teve o nome aprovado como Acadêmica Correspondente Cadeira Número 116, tendo como patrono o Escritor Rubem Alves. 11 - A Escritora Viviane Mendonça, de São João de Meriti, Rio de Janeiro, teve o nome aprovado como Acadêmica Correspondente Cadeira Número 117. Professora, poetisa, escritora, locutora da Rádio Feliz Cidade FM, acadêmica pela ACILBRAS, FEBACLA e OMDDH. É coautora em 15 antologias poéticas. Possui algumas honrarias, troféus e premiações na área literária. Seu Patrono é o Poeta Gonçalo Ferreira da Silva, também contista, ensaísta e cordelista brasileiro, fundador da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), localizada no Rio de Janeiro, da qual foi presidente no período de 1988 a 1996. Gonçalo Ferreira da Silva, filho de Osório Ferreira da Silva e de Francisca Gomes da Silva, nasceu em 20 de dezembro de 1937 na cidade de Ipu-CE e faleceu em 21 de outubro de 2022, no bairro de Santa Teresa-RJ. 12 - A Escritora Yvete Maria de Souza Santos Ataíde, residente na Cidade de Aracaju, no Estado do Sergipe, teve o nome aprovado como Acadêmica Correspondente Cadeira Número 118, tendo como patrono o Escritor Dorival Caymmi, nascido em Salvador a 30 de abril de 1914 e falecido no Rio de Janeiro a 16 de agosto de 2008, que foi cantor, compositor, instrumentista, poeta, pintor e ator. 13 - A Escritora Rosana Silva, residente na Cidade de Arcos, no Estado de Minas Gerais, teve o nome aprovado como Acadêmica Correspondente Cadeira Número 119, tendo como patrono o Escritor Graciliano Ramos (1892-1953), autor do imortalizado livro “Vidas Secas”. 14 - A Escritora Cláudia Cataldi, residente na Cidade do Rio de Janeiro, RJ, teve o nome aprovado como Acadêmica Correspondente Cadeira Número 120, tendo como PATRONO o Escritor autor dos Livros “Feliz Ano Novo” e Lúcia McCartney, José Rubem Fonseca foi um contista, romancista, ensaísta e roteirista brasileiro. Em 2003, venceu o Prémio Camões, o mais prestigiado galardão literário para a língua portuguesa. Nasceu a 11 de maio de 1925, em Juiz de Fora, Minas Gerais e falecido a 15 de abril de 2020, no Rio de Janeiro. 15 - A Escritora Cristiana Ana Lima, residente em Manguinhos, Serra ES, teve o nome aprovado como Acadêmica Correspondente Cadeira Número 121, tendo como patronesse, Frida Kahlo (1907-1954), pintora mexicana conhecida por seus autorretratos de inspiração surrealista e também por suas fotografias. Nome artístico de Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, nasceu na vila de Coyoacán, no México, no dia 6 de julho de 1907. Faleceu em Coyoacán, no México, no dia 13 de julho de 1954. 16 - A Escritora Ireni Peterle Brioschi, residente na Cidade de Venda Nova do Imigrante, ES, teve o nome aprovado como Acadêmica Correspondente Cadeira Número 122, tendo como PATRONO o Escritor Máximo Zandonadi, autor de cinco livros, dois deles de contos e crônicas, Máximo também contou a história da imigração na região serrana do Espírito Santo. 17 – Maribel Oliveira Barreto. Embaixadora da Paz (UPF/ONU). Educadora. Doutora em Educação, com Pós-doutorado em Educação e Consciência; e Pós-doutorado em Educação e Criatividade. Palestrante sobre Consciência e sua importância na educação. Maribel é residente em Salvador, Bahia e teve o nome aprovado como Acadêmica Correspondente Cadeira N.º 123. Patrono: Emerson Pinto de Araújo, Cidadão Jequieense pela Câmara de Vereadores de Jequié. Membro da Academia de Letras de Jequié. Educador, com vasta experiência de gestão. Escritor e um dos mais importantes historiadores da cidade de Jequié. 18 - A Escritora Infanto Juvenil Larissa Alessandra Dórea Reis, de Vila Velha, ES, teve o nome aprovado como Acadêmica Infanto Juvenil, Cadeira Número 09, tendo como patrono o Escritor Antônio Frederico de Castro Alves, nascido em Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, 14 de março de 1847 e falecido em Salvador, Bahia a 6 de julho de 1871. 19 - Foi aprovado ainda como Acadêmico Correspondente da ACLAPTCTC, o Escritor João Bosco de Castro nasceu em 31 de janeiro de 1947, na Cidade de Pará de Minas, MG e reside em Bom Despacho-MG. Oficial Superior Veterano da PMMG. Romancista, poeta e contista. Professor de Línguas e Literaturas Românicas. Mestre, Doutor e Livre-Docente em Ciências Militares e Ciências Policiais. Patrono o poeta Amazonense Thiago de Melo, que nasceu em Barreirinha, no Amazonas, em 1926. Faleceu em 2022. Cadeira Número 125, João Lucas Ribeiro Borges, Arquiteto Urbanista residente em Venda Nova do Imigrante. Patrono: Poeta Catulo da Paixão Cearense. Cadeira Número 126, Marco Antônio de Souza Soledade, Poeta Durinho, da Cidade de Anchieta ES, tendo como Patrono, o Poeta Teodorico Boa Morte, falecido recentemente a 03 de janeiro de 2024. Cadeira 127, Elizabeth Figueiredo, a Beth Figueiredo, residente no Rio de Janeiro. Patrono, Escritor Fernando Pessoa. O Conselho Cultural analisou todos os Currículos e aprovou sem restrição, informando serem todos dignos de ingressarem na Academia ACLAPTCTC. Colocada em votação, TODOS OS NOMES FORAM APROVADOS POR UNANIMIDADE E COM LOUVOR. Passou-se, em seguida, ao item 6 do Edital, Reestruturação dos Cargos da Diretoria Executiva, com preenchimento de cargos eventualmente vagos e criação de Comissões (Departamentos), previstos no item IX do Artigo 14 do Estatuto Social da ACLAPTCTC em atividades sem qualquer tipo de remuneração de qualquer espécie ou natureza, pelas atividades exercidas. A posse solene de todos foi marcada para o dia 14 de março de 2024, com início às 18 horas, na Assembleia Legislativa Estadual e quem não puder tomar posse em março, poderá fazê-lo de 06 a 09 de junho de 2024, no XXI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores a ser realizado na Cidade de Venda Nova do Imigrante, ES. - O Presidente Clério José Borges informou que o cargo de primeira Secretaria se encontrava vago já que a primeira Secretaria eleita na Assembleia Geral de 18 de novembro de 2022, em Santa Maria de Jetibá, Josiara Oliveira da Silva pediu exoneração do cargo. O Presidente Clério José Borges, sugeriu o nome da Acadêmica Sandra Lúcia Souza Santos, que foi correspondente cadeira 105 e passou a ser Acadêmica Titular Efetiva, ocupando a cadeira 35, vaga com o falecimento do Acadêmico Teodorico Boa Morte. Segundo a descrição de cargos, existente no Estatuto Social, a primeira Secretaria tem por missão auxiliar efetivamente o atual Secretário Geral Roberto Vasco. Colocada em votação, o nome de Sandra Lúcia de Souza Santos foi aprovado por unanimidade, sendo eleita para o cargo de Primeira Secretaria da Diretoria Executiva. Aprovado por unanimidade, ficando aprovado e esclarecido que o mandato de atuação da Primeira Secretária coincidiria com o mandato da Diretoria Executiva, ou seja, as atividades da Primeira Secretária seria até o dia 18 de novembro de 2028, último dia do mandato da atual Diretoria Executiva da ACLAPTCTC. Em seguida, o presidente Clerio José Borges, informou aos participantes da Assembleia Geral, da necessidade de formar uma equipe de auxiliares, representantes da Diretoria Executiva, com a missão específica de representar a ACLAPTCTC e participar dos eventos em que a Academia ACLAPTCTC for convidada, representando oficialmente a Academia e atuando, de forma a não sobrecarregar o Presidente Clério José Borges e o Secretário Geral Roberto Vasco, já que a Vice Presidente da Diretoria Executiva, Escritora Kátia Maria Bobbio Lima aposentou-se do seu trabalho profissional e se mudou da Grande Vitória para a Cidade de Conceição da Barra no Norte do Estado. Assim propôs a criação de Quatro Cargos, que segundo a Assistência Jurídica Interna da Acadêmica presente no ato, Dra. Margareth Gonçalves Pederzini, seria na forma de Comissão ou Departamento, conforme previsto no item IX do Artigo 14 do Estatuto Social. Tais departamentos seriam para as atividades de Relações Públicas; Comunicação; Administração e Institucional, recebendo nomes de fantasia de Diretor Vice-Presidente. Solicitou aos presentes que os Acadêmicos que pudessem ajudar, colocassem seus nomes para a escolha e aprovação. Se apresentaram: Advanir Rosa, Fabíola Sampaio, Marinalha de Jesus Chamone e Adriana Dutra Amaral. Todos foram aceitos e aprovados em votação unânime. Ficou então definido: Diretora Vice-Presidente de Relações Públicas, Acadêmica Advanir Rosa; Diretora Vice-Presidente de Comunicação, Acadêmica Fabíola Sampaio; Diretora Vice-Presidente de Administração, Acadêmica Marinalha Chamone e Diretora Vice-Presidente Institucional, Acadêmica, Adriana Dutra Amaral. Os nomes foram aprovados por unanimidade e com louvor. Ficou esclarecido que o mandato de atuação dos referidos Diretores eleitos como auxiliares da Diretoria teriam seus mandatos, ou seja, as suas atividades até o dia 18 de novembro de 2028, último dia do mandato da atual Diretoria Executiva da ACLAPTCTC. O Presidente informou ainda que a ACLAPTCTC já possui alguns Departamentos aprovados anteriormente e, que em razão da dinâmica aprovada nesta Assembleia AGO, passam a fazer parte da estrutura de Diretores Acadêmicos Auxiliares de nossa Academia que são os Acadêmicos: 1) Lenaldo Ferreira da Silva, Cadeira de Efetivo Titular Número 42, cujo cargo passa a ser denominado de Diretor Vice-Presidente do Departamento de Estratégias de Relacionamento, auxiliando no trabalho de Relações Públicas; 2) Fernanda Aparecida de Oliveira da Silva Silvério, residente na Cidade de Santa Isabel, SP, Cadeira 83 de Correspondente, cujo cargo passa a ser denominado de Diretora Vice-Presidente do Departamento de Mídias Sociais e 3) Acadêmico Wallace Bertoli Moreira, Cadeira de Efetivo Titular Número 41, cujo cargo passa a ser denominado de Diretor Vice-Presidente do Departamento de Arquivo e Bibliotecário. Ainda faz parte do Departamento auxiliar da Diretoria da ACLAPTCTC, como Diretora Vice-Presidente, Mestre de Cerimonias Oficial a Acadêmica, Dra. Margareth Gonçalves Pederzini; Diretora Vice-Presidente de Divulgação e Registro através de Fotografias e filmagens, Cristiana Ana Lima. Colocados em apreciação pelo Plenário, os nomes dos Departamentos e dos Acadêmicos foram APROVADOS com Louvor, ficando também aprovado e esclarecido que o mandato de atuação dos referidos Departamentos coincidiam com o mandato da Diretoria Executiva, ou seja, as atividades dos referidos Diretores Vice-Presidentes seriam até o dia 18 de novembro de 2028, último dia do mandato da atual Diretoria Executiva da ACLAPTCTC. O Presidente informou ainda que a ACLAPTCTC possui um Conselho Cultural e um Conselho de Decanos criados quando da aprovação do Regimento Interno. Esclareceu a necessidade de a Assembleia Geral aprovar os nomes dos dois referidos Conselhos, Departamentos não remunerados e órgãos de assessoria da Diretoria Executiva. O Presidente esclareceu que O Conselho Cultural é um Departamento criado pela Diretoria Executiva destinado a análise de currículos de pretendentes ao cargo de Acadêmicos da Academia e, sempre que necessário, o Conselho será convocado para opinar sobre assuntos de natureza cultural. O Conselho Cultural eleito em Assembleia Geral Ordinária de 27 de janeiro de 2024 é composto dos Acadêmicos: 1) Acadêmico Edilson Celestino Ferreira - Presidente do Conselho. 2) Acadêmico João Roberto Vasco Gonçalves - Vice-Presidente do Conselho. 3) Acadêmica Maria Elisabeth Vargas Peixoto, Beth Vargas, Secretária do referido Conselho. 4) Acadêmicos, Clério José Borges e Zenaide Emília Tomes Borges membros vogais do referido Conselho. Colocados em apreciação pelo Plenário, os nomes foram APROVADOS com Louvor. Em seguida o Presidente Clério José Borges propôs os seguintes nomes para a composição do Conselho de Decanos, esclarecendo que o Conselho de Decanos é composto de Intelectuais da Melhor Idade, acima de 70 anos, da ACLAPTCTC e ex-sócios do antigo CTC, Clube dos Trovadores Capixabas. O primeiro Conselho foi ACLAMADO, por unanimidade em Assembleia Geral de 27 de janeiro de 2024, com o título de MESTRES POR CAUSA DA HONRA, PRO OMNI VITA. O Conselho de Decanos, quando convocado pela Diretoria, é destinado a análise de assuntos administrativos e culturais da ACLAPTCTC: 1 – Clério José Borges; 2 – Roberto Vasco; 3 – Matusalém Dias de Moura; 4 - Carlos Dorsch; 5 – Cleusa Lourdes Madureira Vidal; 6 – Valsema Rodrigues da Costa; 7 – Magnólia Pedrina Sylvestre; 8 – Albércio Nunes Vieira Machado; 9 – Kátia Maria Bobbio Lima; 10 – Geraldo Fernandes; 11 – Zenaide Emília Thomes Borges. 12 – Soêmia Pimentel Cyprestes; 13 – Edilson Celestino Ferreira e 14 – Maria Elisabeth Vargas Peixoto, Beth Vargas. Colocados em apreciação pelo Plenário, os nomes foram APROVADOS com Louvor. Assim os nomes dos auxiliares da Diretoria, integrantes do Conselho Cultural e do Conselho de Decanos foram aprovados por unanimidade e com louvor pelo plenário da Assembleia Geral Ordinária, ficando esclarecido que o mandato de atuação dos referidos Conselhos coincidiam com o mandato da Diretoria Executiva, ou seja, as atividades dos referidos Conselhos seriam até o dia 18 de novembro de 2028, último dia do mandato da atual Diretoria Executiva da ACLAPTCTC. Em seguida passou-se ao último item previsto no Edital, Assuntos Gerais e Encerramento. Em Assuntos Gerais o Acadêmico Edilson Celestino Ferreira, propôs a padronização das roupas dos Acadêmicos nos eventos, com base numa idéia do Acadêmico Correspondente Araken dos Santos. Após amplo debate foi decidido e APROVADO por unanimidade, o seguinte: Nos Eventos Oficiais da ACLAPTCTC, Aberturas Solenes dos Congressos; Eventos do Dia Municipal da Trova e Dia de Castro Alves será usado o Fardão e saia e calça na Cor Preta. Saraus Poéticos, Troveata, Serenata e eventos não oficiais, será facultado o uso de Fardão ou Pelerine, usando-se sempre a calça/saia na cor preta. Nas Troveatas (desfile nas ruas), em dias de muito calor, fica opcional entre fardão e Pelerine ou Camisa Social com a logomarca da ACLAPTCTC. Short e Bermudas ficam proibidos de serem usados com Fardão, Pelerine ou Traje Talar do Acadêmico. O Presidente Clério José Borges ficou de conversar e estudar sobre a Confecção de uma Camisa Social com a logomarca da ACLAPTCTC, do tipo Camisa Polo, Feminina e Masculina em substituição a Pelerine e Fardão, para ser usada em dias de muito calor e em eventos ao ar livre. A proposta foi aprovada. O Presidente pediu o empenho de todos que paguem até o mês de dezembro a anuidade de 2024, no valor de 150,00 (Cento e cinqüenta reais) podendo o valor da anuidade ser dividido em duas vezes e aqueles que, por ventura tivessem dificuldades financeiras bastaria avisar ao Presidente e ao Secretário Geral, ficando isentos do Pagamento da Anuidade. Foi esclarecido que cabe aos Acadêmicos Efetivos Titulares a obrigatoriedade do pagamento integral e os Acadêmicos Infanto Juvenil a metade do valor estabelecido. O Presidente Clério José Borges esclareceu ainda que os Acadêmicos Correspondentes e Beneméritos de Honra são isentos do pagamento da anuidade, pagando se desejarem. Todas as propostas descritas acima foram APROVADAS por unanimidade. O Presidente pediu ainda o empenho na participação de todos Acadêmicos nos eventos previstos no Calendário aprovado nesta Assembleia. Clério José Borges informou ainda que no dia 14 de março, próximo evento da ACLAPTCTC será realizada a posse acadêmica de todos neoacadêmicos aprovados na Assembleia de hoje e, haverá um Momento da Saudade onde será prestada uma homenagem ao Acadêmico recentemente falecido Teodorico Boa Morte. O Presidente Clério José Borges esclareceu ainda que os Acadêmicos da ACLAPTCTC devem evitar de realizar e participar de eventos mal divulgados com número reduzido de frequentadores, ou seja, “meia dúzia de gatos pingados”. Foi sugerido que os eventos, do tipo Saraus Poéticos e Lançamentos e Relançamentos de Livros sejam programados e realizados em locais populares, onde haja público, citando como exemplo, Feiras Comunitárias de Bairros; Festas Literárias e Bienais. Segundo o Presidente Clério, cada Acadêmico da ACLAPTCTC tem que se valorizar. Evitar ir para um evento mal divulgado para lançar ou relançar o seu livro e ficar sentado numa Cadeira diante de uma mesa, com seus livros empilhados, olhando para os espaços vazios, sem nenhum público para comprar os livros expostos. Em seguida o Presidente Clério José Borges observando que nada mais havia a ser tratado e, não tendo mais nenhum Acadêmico manifestado interesse de usar a palavra, a Assembleia Geral Ordinária foi encerrada, tendo o Presidente convidado a todos para uma Confraternização com salgados, Torta e refrigerantes. Nada mais havendo eu, Roberto Vasco, encerrei a presente Ata que vai assinada por mim e pelo Presidente da Diretoria Executiva, Clério José Borges de Sant Anna, como forma de aprovação de todo o teor aqui contido nesta Ata e para que sejam tomadas as providencias legais em Cartório.
Serra, ES 27 de janeiro de 2024.
João Roberto Vasco Gonçalves – Secretário Geral da ACLAPTCTC
robertovasco@hotmail.com – Tel.: 27 - 9 9963 0471
Clério José Borges de Sant Anna - Presidente da ACLAPTCTC
clerioborges2013@gmail.com – Tel.: 27 - 9 9257 8253