XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES DA ACLAPTCTC NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - Relatório Final do Evento. Lista de homenageados. Carta de Venda Nova do Imigrante - Movimento Trovadoresco. Neotrovismo. Trovadorismo.

CONGRESSO DE POETAS TROVADORES TEVE FESTA ITALIANA E O DESTAQUE FORAM O FESTIVAL DE CORAIS, A SERENATA DO TEMPO DO NUNCA MAIS, A TROVEATA, O CONCURSO DE POESIA E TROVAS E O MINI TOMBO DA POLENTA

A cidade de Venda Nova do Imigrante localizada nas Montanhas Capixabas, numa altitude de aproximadamente 708 a 730 metros do nível do mar e distante cerca de 106 a 110 quilômetros de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo foi durante quatro dias, de 06 a 09 do mês de Junho de 2024, a Capital Nacional da Trova, uma forma de poesia de quatro versos (linhas) setesilábicos (sete sílabas contadas pelo som) com rima e sentido completo. O evento foi organizado pela Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, ACLAPTCTC, em comemoração aos 44 anos de fundação do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC e do movimento em torno da Trova no Brasil denominado Neotrovismo. O XXI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores da ACLAPTCTC foi uma confraternização de Escritores, Poetas e Artistas, em uma solenidade cultural que abrilhantou a cidade de Venda Nova do Imigrante e prestigiou e homenageou quem faz cultura no Estado do Espírito Santo e nos demais Estados do Brasil.

A cada ano o evento é acolhido por uma cidade, tornando o Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores uma festa Itinerante, que tem por objetivo propagar a trova e valorizar os poetas trovadores. A abertura solene no dia 06 de junho, com início às 18 horas no auditório do Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, contou com a presença do vice-prefeito, Tarcísio Bottacin, do Deputado Estadual, Coronel Weliton Virgílio Pereira, da representante da Câmara Municipal, Vereadora Aldi Caliman; da Presidente da Academia de Letras e Artes de Venda Nova do Imigrante, Alaveni, Acadêmica Ireni Peterle Brioschi e autoridades municipais, inclusive o Chefe de Gabinete do Prefeito, Marco Antônio Grillo e, o Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, Padre Cristian Vieira Batista e do Vigário Paroquial, Padre Antônio Tatagiba Vimercat.

O prefeito Paulinho Mineti, que se encontrava com o Governador na abertura da Feira Capixaba dos Municípios em Vitória justificou a ausência. Depois da leitura de um texto bíblico realizada pelo Padre Cristian, o Presidente da ACLAPTCTC, Escritor e Poeta Clério José Borges declarou abertos os trabalhos literários e artísticos do XXI Congresso em Venda Nova do Imigrante. Foram prestadas homenagens especiais com Diploma de Personalidade Social, Artística e Cultural Brasileira 2024, aos Escritores, Artistas e membros da Sociedade Vendanovense e o encerramento da solenidade do primeiro dia do evento teve uma apresentação especial do Gruppo Folkloristico Granello Giallo, fundado em 2001, e que se caracteriza por desenvolver bailados que remetam às origens dos primeiros habitantes, vindos, primordialmente, da região do Vêneto e Treviso, na Itália.

A Dra. Margareth Gonçalves Pederzini, Acadêmica Titular da ACLAPTCTC e Presidente da ACALEJES, Academia de Letras Jurídicas do Estado do Espírito Santo atuou com competência, na qualidade de Mestre de Cerimônias, tendo desempenhado suas atividades de forma voluntária, não só na Solenidade Oficial da ACLAPTCTC como em diversos momentos dos quatro dias do XXI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores. O evento foi totalmente gratuito. Na abertura Solene, realizada na quinta-feira, dia 06 de junho de 2024, por volta de 18 horas, ocorreu a apresentação do Grupo Folclórico Folia de Reis Nossa Senhora Aparecida, sob o comando do Mestre Geneci Ferreira.

Durante os quatro dias do evento se apresentaram o músico local, Jorginho do Sax; o cantor e Presidente da Academia Linharense de Letras, Luciano Máximo e a cantora do Estado do Rio de Janeiro, Lígia Helena Pinheiro Carvalho. Entre os lançamentos de Livros, o destaque foi o lançamento da “Antologia 44 anos do Neotrovismo”, da ACLAPTCTC e Editora TABA CULTURAL. A presença das princesas e rainha de diversos eventos realizados na Cidade, bem como da Rainha dos Trovadores, 2024, Carla Caliman foi uma das atrações do Congresso deste ano em Venda Nova do Imigrante.

=================

FESTIVAL DE CORAIS ENCANTOU A TODOS PRESENTES

SHOW DE CRIANÇAS DE ARAGUIA FOI UMA DAS GRANDES ATRAÇÕES.

O evento teve ainda um Festival de Corais, com o Coral Santa Cecília, de Venda Nova do Imigrante; Coral Sol da Manhã, de Venda Nova do Imigrante; Camerata e Coro Encanto, de Santa Maria de Jetibá e Coral Infanto-juvenil Piccoli Contadini del Polcenigo, de Araguaia, Marechal Floriano. Foram registradas as presenças de Escritores e Poetas de várias cidades do Espírito Santo e de várias cidades brasileiras e dentre os eventos realizados os destaques foram a Serenata do Tempo do Nunca Mais, com um Mini Coreto e fogão móvel com polenta, denominado de 'polenta móvel', o fogão que encantou a todos e, além de gerar calor, proporcionou a experiência de se comer polenta quentinha com a linguiça assada na hora e, o desfile, no sábado pela manhã da Troveata, também com um Mini Coreto e a recepção no palco em frente à Prefeitura Municipal da Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção, coordenada e regida pelo Maestro Jorge Luis P. da Silva, (Jorginho do Sax).

=================

CANTIGAS DE RODA PARA CENTENAS DE ALUNOS E SÃO FRANCISCO,

PADROEIRO DOS POETAS TROVADORES MODERNOS FORAM OS DESTAQUES.

Outro item de destaque do XXI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores foi a apresentação no segundo dia pela manhã da apresentação da Acadêmica Zélia Rebuli e GRUPO CONTARELÊ, com várias cantigas de roda. Foram realizadas ainda, palestras pelas Acadêmicas Vera Lúcia Coser, Lúcia Mattos, Giovana Schneider; Marinalha Chamone e Fabíola Vasconcellos Patta Sampaio e a palestra sobre São Francisco de Assis padroeiro dos modernos trovadores brasileiros realizada no segundo dia do evento à noite pelo Acadêmico Benemérito Joel Rangel. Na Juventude, Francisco fazia Poesias e se dizia um Trovador (Poeta). As serenatas e os jograis dos trovadores encontravam em Francisco de Assis um dos representantes mais entusiastas. São Francisco, em 1225, compôs o Cântico do Irmão Sol, junto do Mosteiro de São Damião, onde viviam Santa Clara e suas irmãs. O texto foi composto não para ser lido, mas para ser cantado. Francisco nasceu no século XIII, século do Amor Cortês, dos trovadores, dos bardos e menestréis, das Canções de Gesta, das Cantigas de Amigo. Nasceu num tempo onde valores eram cantados: alegria, cortesia, gentileza e o amor. Para o medieval cantar era uma filosofia de vida. O trovador era aquele que inventava, criava, compunha, improvisava. Fazia da canção a sua profissão. O menestrel ou o giulare era um artista intérprete, um performático.

A Acadêmica Magnólia Pedrina Sylvestre, na solenidade de abertura do evento, enalteceu a pessoa do Dr. Eno Teodoro Wanke, Patrono da ACLAPTCTC por ter sido a pessoa que deu a idéia a Clério José Borges de fundar a 01 de julho de 1980 o CTC, Clube dos Trovadores Capixabas, atual ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores. Segundo Magnólia, o Escritor Poeta Trovador Eno Teodoro Wanke, que publicou mais de mil livros e livrotes e foi um dos mais expressivos nomes da Literatura Brasileira e era amigo de Rodolfo Coelho Cavalcante, amigo de Clério José Borges e amigo de Magnólia Pedrina Sylvestre e junto com a sua esposa Irma Wanke esteve participando dos Seminários Nacionais da Trova de 1981 até 1999 e só não participou do evento no ano 2000 por estar doente, além de ter participando de eventos culturais no Brasil e inclusive um na Cidade de Porto Velho em Rondônia.

=====================

PONTOS DE CULTURA VAI DESTINAR RECURSOS DO GOVERNO FEDERAL

PARA AS ACADEMIAS DE LETRAS E ARTES E ATIVISTAS CULTURAIS.

Já o Presidente da Academia de Letras da Cidade de Formiga, no Estado de Minas Gerais, Paulo José de Oliveira proferiu uma importante palestra destacando os Pontos de Cultura. Cidadão Multifacetário, Paulo José de Oliveira (Pajo) é gestor de projetos em prol de inúmeras ONGS e outras instituições e para tanto, atua em espaços e oportunidades onde possa desenvolver ações, ferramentas e outras formas de fomentar e dotar entidades de condições de desenvolverem seus sonhos, em especial na captação de recursos para seus objetivos e projetos sócio culturais, eco ambientais, preservacionistas, educacionais e ou humanísticos. Já o Escritor Eurico Eugenio Travaglia e Leila Maria Machado Alves Travaglia, da Cidade de Castelo, ES e Acadêmicos da Academia Literária Castelense, proferiram palestra com o tema, “Só escreve bem, quem lê bem”.

O presidente da Academia Capixaba dos Poetas Trovadores, Clério José Borges durante o evento explicou que trovador é uma palavra derivada do latim, que vem de “trobaire” (poeta). “Todo trovador é poeta, mas nem todo poeta é trovador, pois alguns poetas não sabem metrificar, fazer o verso medido”, observou. Conceitualmente, a trova consiste no poema de quatro versos com rima e sentido completo. Sua origem remonta à Idade Média, na Península Ibérica, onde era sinônimo de poema e letra de música. Os trovadores refletiam o contexto sociopolítico da época: o domínio do clero, o feudalismo, as cruzadas e a luta contra os mouros. Clério José Borges explicou ainda que a entidade foi fundada no dia 18 de novembro, herdou o espólio cultural do Clube dos Trovadores Capixabas, criado em Vila Velha, em 1º de julho de 1980.

===================

ACADEMIA DE POETAS TROVADORES RECEBE NOVOS ASSOCIADOS

ACADÊMICOS DE VENDA NOVA, ANCHIETA E RIO DE JANEIRO.

Na Sexta feira, segundo dia do XXI Congresso, com início às 18 horas foi realizada uma Assembleia Geral Extraordinária da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores com a composição da mesa que presidiu os trabalhos, destacando-se além da presença de autoridades locais, o ex-vereador de Vila Velha, Joel Rangel, também Acadêmico Benemérito da ACLAPTCTC, o Médico Dr. Lourival Berger, a Vereadora Dé Caliman e o Vereador Ivanildo Almeida Silva. Em seguida foi realizada a posse solene de quatro novos Acadêmicos Correspondentes da ACLAPTCTC, na forma presencial, sendo eles: 1) Viviane da Silva Mendonça, do Rio de Janeiro; 2) Marco Antônio de Souza Soledade, o Poeta Durinho, da Cidade de Anchieta, ES. 3) João Lucas Ribeiro Borges, da Cidade de Venda Nova do Imigrante, ES e 4) Elizabeth Figueiredo, “Beth Gueiredo”, do Rio de Janeiro. Foram ainda empossados na forma on line, por representação, em razão de impossibilidade do comparecimento, na condição de Acadêmicos Correspondentes, os Acadêmicos, João Bosco de Castro, de Bom Despacho, MG; Escritora Rosana Cristina Ferreira Silva, da Cidade de Arcos, MG.

O Congresso foi realizado em quatro dias, sendo considerado um evento cultural e artístico empolgante, com o Passeio do City Tour, Palestras, Debates, Oficina de Criação Poética e de Trovas, Lançamento e Relançamentos de livros, Saraus, Serenata do Tempo do Nunca Mais, Poesias, Exibição do Filme Documentário, “Queimado a luta pela liberdade,” com a presença do cineasta Rogério Morais, Show Musical com do Cantor Luciano Máximo, Varal de Poesias, Exposição de Pinturas e de Artesanato e Missa em Trovas, com a presidência do Pároco, padre Cristian Vieira. Durante o evento foi realizado o Passeio do City Tour, onde os visitantes puderam conhecer os principais atrativos da “Capital Nacional do Agroturismo” visitando locais como o Sítio Lorenção (Socol e Antepastos), a Fazenda Carnielli (Queijos e Café Gourmet), o Espaço da Tia Cila (Bolos e Biscoitos) e a Cervejaria Tarvos (Cerveja Artesanal, Caprinova, Socol e Sabonetes) e a Dona Marta (Geleia, Antepastos e Socol).

==================

MISSA EM TROVAS COM APRESENTAÇÃO NO FINAL DE TODOS

OS POETAS PRESENTES LENDO OU DECLAMANDO UMA POESIA.

No Domingo dia 09 de junho de 2024, último dia do XXI Congresso, foi rezada a Missa em Trovas pelo Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, Padre Cristian Vieira Batista, com base em texto do Poeta Trovador residente em Maringá no Estado do Paraná, Antônio Augusto de Assis. O texto usado pela ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores possui além de poesias de A. A. de Assis, trovas de Clério José Borges, Roberto Vasco e Kátia Bóbbio. Ao final da missa, após a benção, vários poetas trovadores presentes se apresentaram: Clério José Borges; Edite Abreu Ferreira Nunes; Roberto Vasco; Magnólia Pedrina Sylvestre; Margareth Gonçalves Pederzini; Araken dos Santos; Anadir Bastos Bello; Cristina Ana Lima; Edilson Celestino Ferreira; Beth Vargas; Elizabeth Figueiredo; Estefania Gonçalves Ferreira; Fabíola Vasconcellos; Ireni Peterle Brioschi; Izabel Uliana Bastos; Maria Tereza Falchetto Bazoni; Kátia Bobbio; Lígia Helena Carvalho; Lúcia Maria Mattos de Oliveira; Marinalha de Jesus Chamone; Paulo José de Oliveira; Vera Lúcia Coser; Zenaide Emília Thomes Borges; Viviane da Silva Mendonça e a Presidente da Academia de Letras e Artes da Serra, ALEAS, Sandra Regina Bezerra Gomes.

=================

MINI TOMBO DA POLENTA NA CASA DA CULTURA

NA CONFRATERNIZAÇÃO CHAMADA "MISSA DA DEZ"

Em seguida todos se dirigiram para a Casa da Cultura onde ocorreu a definição do local, em 2025, do próximo evento XXII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores na Ilha de Paquetá no Rio de Janeiro e, como local do XXIII Congresso, no Estado do Espírito Santo, em uma das Cidades da Grande Vitória, sendo a princípio na Cidade da Serra, por ser a Cidade da Sede da Academia de Letras e Artes, ACLAPTCTC. Foi aprovada de forma simbólica durante a Confraternização da Carta de Venda Nova do Imigrante, sob a coordenação da Acadêmica Marinalha Chamone.

O evento realizado no espaço da Casa da Cultura teve uma grande confraternização no evento típico da Cidade denominado Missa da Dez, com o mini tombo da polenta sob a coordenação do Senhor Tarcísio Caliman que escalou Clério José Borges e Margareth Gonçalves Pederzini da ACLAPTCTC para procederem o tombo da mini panela de barro cheia de polenta. Ao todo foram cerca de 30 kg de fubá utilizados para o mini tombo da polenta, que foram servidos gratuitamente a todos os presentes com molho de carne moída.

======================

DEZOITO OFICINAS LITERÁRIAS FORAM REALIZADAS GRATUITAMENTE NA ESCOLAS DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE.

Conforme já registrado no Congresso, de modo especial na segunda pela manhã e à noite estiveram presentes no evento, centenas de estudantes das Escolas Municipais e Estaduais de Venda Nova do Imigrante os quais foram premiados com medalhas e Diplomas em razão de terem sido classificados em Concurso de Poesias e de Trovas. Cerca de três meses antes do início do XXI CONGRESSO foram realizadas visitas nas Escolas de Venda Nova do Imigrante sendo realizadas um total de 18 Oficinas Literárias, explicando sobre Poesia, rima e Trovas, tendo como Monitores o próprio Presidente da Academia ACLAPTCTC, Clério José Borges; Diomedes Maria Caliman Berger e Zenaide Emília Thomes Borges, da ACLAPTCTC, contando com a participação em algumas, Escolas dos Acadêmicos da ALAVENI, Presidente Ireni Peterle, Acadêmicos, Edézio Peterle, Maria Tereza Falchetto Bazoni, Izabel Uliana Bastos, Zélia Rebuli, no que foi denominado de Pré Congresso. Um trabalho voluntário e realizado de forma gratuita sem que os monitores, Clério, Zenaide e Diomedes tivesse recebido qualquer tipo de remuneração. Trabalharam realizando 18 Oficinas em vários dias nas Escolas de São João de Viçosa, Caxixe e Pindobas e no Centro da Cidade. Para a realização das Oficinas o Casal Clério e Zenaide foram hóspedes da Vereadora Dé Caliman e da Sra. Diomedes Maria Caliman Berger que pagou as despesas do próprio bolso (alimentação) pelo prazer de brindar VENDA NOVA DE UMA EVENTO CULTURAL A NÍVEL NACIONAL QUE FOI O XXI CONGRESSO NTASILEIRO DE POETAS TROVADORES.

RELAÇÃO DAS ESCOLAS VISITADAS. OBRIGADO A TODOS.

DIRETORAS DAS ESCOLAS MUN ICIPAIS DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE:

1. ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL PINDOBAS.

DIRETORA - MARIA LUCIA MACHADO TESSARO.

2. ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ATILIO PIZZOL

DIRETOR - ADALTO LUIS MARETO

3. ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CAXIXE.

DIRETOR - CLAUDIANA RAMOS TEIXEIRA KUSTER

DIRETORAS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

1- ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMNETAL LIBERAL ZANDONADI

DIRETOR: CRISTIANO DIAS FLORINDO

2- ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FIORAVANTE CALIMAN

DIRETORA: CELINA JANUÁRIO MOREIRA

3- ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOMINGOS PERIM

DIRETORA: MARISTELA BROEDEL

DIRETORAS DAS ESCOLAS PARTICULARES DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

1- CENTRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA SABER – COOPEDUCAR

DIRETORA: VANICE BRUNELLI ZANELATO

2- ESCOLA FUNDAÇÃO DEOLINDO PERIM

DIRETORA: NELMA CESCHIN PERIM

DIRETORA INTERINA: ELIANA LOPES FALQUETO

==========================

CONCURSO DE POESIAS E DE TROVAS ENTREGOU

TROFÉUS PARA OS TRES PRIMEIROS LUGARES E DIPLOMAS E MEDALHAS.

No âmbito Nacional os vencedores do Concurso de Poesias foram em 1º Lugar, a Poesia “Encanto Alado”, de autoria do Acadêmico, Carlos Alberto de Assis Cavalcanti, residente na Cidade de Arcoverde no Estado de Pernambuco. Também se classificaram em 2º Lugar, o Poeta da Cidade de Americana em São Paulo, Geraldo Trombin e, em 3º Lugar, Janete Sales, da Vila Nhocuné, São Paulo, SP. Já na categoria de Trovas à nível Nacional os três primeiros lugares foram, Aparecido Elias Pescador, de Capão Bonito, São Paulo; Matile Facó de Paula Pessoa Queiroz, da Cidade de Fortaleza, Ceará e Elvira Glória Drummond Miranda, da Cidade de Fortaleza no Estado do Ceará. No Concurso Estadual de Poesias os classificados foram, o Poeta residente em Cariacica, ES, Alex Krüger em 1º lugar; Jacimar Berti Boti, de São Silvano, Colatina, ES, classificado em 2º lugar e Alex Giacomin Rebonato, do bairro Honório Fraga, Colatina, ES, classificado em 3º lugar. No Concurso Estadual de Trovas os três primeiros colocados foram, Emílio Soares da Costa, da cidade de Vitória; Nealdo Zaidan, da cidade de Anchieta e Izabel Uliana Bastos, de Venda Nova do Imigrante.

A CIDADE DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE FOI FUNDADA OFICIALMENTE

COMO MUNICÍPIO DO ESPÍRITO SANTO EM 1988.

O Município de Venda Nova do Imigrante foi criado em 10 de maio de 1988, emancipando-se do município de Conceição do Castelo. O nome de Venda Nova surgiu porque antigamente havia uma pequena mercearia, que era chamada simplesmente de venda. Essa mercearia foi reformada e ficou conhecida como venda nova, dando nome ao local. Venda Nova foi colonizada por imigrantes italianos. Os primeiros desbravadores chegaram por volta de 1892, da província de Treviso.

Em 1951, o início da abertura da BR-262, que liga Vitória a Belo Horizonte, trouxe enorme transformação. A rodovia corta a cidade de leste a oeste e durante muitos anos funcionou como sua principal avenida. O agroturismo foi um grande fator para o desenvolvimento da região. Em 2023, por meio da Lei Federal nº. 14.636. de 25 de julho de 2023, o título de Capital Nacional do Agroturismo foi oficialmente conferido ao Município de Venda Nova do Imigrante, como forma de reconhecimento da consolidação do município como referência na exploração da atividade no Brasil.

===============================================================

===============================================

===============================================================

DIRETORAS DAS ESCOLAS MUN ICIPAIS DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE:

1. ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL PINDOBAS.

DIRETORA - MARIA LUCIA MACHADO TESSARO.

2. ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ATILIO PIZZOL

DIRETOR - ADALTO LUIS MARETO

3. ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CAXIXE.

DIRETOR - CLAUDIANA RAMOS TEIXEIRA KUSTER

DIRETORAS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

1- ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMNETAL LIBERAL ZANDONADI

DIRETOR: CRISTIANO DIAS FLORINDO

2- ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FIORAVANTE CALIMAN

DIRETORA: CELINA JANUÁRIO MOREIRA

3- ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOMINGOS PERIM

DIRETORA: MARISTELA BROEDEL

DIRETORAS DAS ESCOLAS PARTICULARES DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

1- CENTRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA SABER – COOPEDUCAR

DIRETORA: VANICE BRUNELLI ZANELATO

2- ESCOLA FUNDAÇÃO DEOLINDO PERIM

DIRETORA: NELMA CESCHIN PERIM

DIRETORA INTERINA: ELIANA LOPES FALQUETO

=======================================

==================================================

=======================================

XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES –

CONCURSO RELÂPAGO DE TROVAS

Tema POLENTA

Realizado no dia do CITY TOUR – dia 06 de JUNHO de 2024 -

AS TROVAS FORAM RECOLHIDAS ATÉ O MEIO DIA DO DIA SEGUINTE, DIA 07 DE JUNHO DE 2024, SENDO ENTREGUE A COMISSÃO JULGADORA SOB O COMANDO DO MESTRE DA FOLIA DE REIS GENECU FERREURA E NO SÁBADO PELA MANHÃ APÓS O DESFILE DA TROVEATA, NO PALANQUE ARMADO EM FRENTE A PREFEITURA FOI ANUNCIADO O RESULTADO.

Comissão Julgadora de Venda Nova do Imigrante sob a Presidência do Mestre Geneci Ferreira.

1º LUGAR:

Do frio a gente se esquenta

com bom vinho artesanal

e o Tombinho da Polenta,

Que gostinho Divinal!

Autor: Edilson Celestino Ferreira, Vitória ES

2º LUGAR:

Venda Nova do Imigrante

A terra do agroturismo,

A polenta é interessante

Prato cheio do turismo.

Autora: Kátia Bobbio, Conceição da Barra, ES.

3º LUGAR:

No caminho sol e terra.

No ar comida suculenta.

Contornando aquela Serra

Está a gostosa Polenta.

Autora: Anadir Bastos Bello, Vila Velha, ES

4º LUGAR:

Venda Nova do Imigrante

Onde alegria sempre esquenta

De uma panela gigante

Cai a deliciosa Polenta.

Autora: João Alves Batista e Marinalha Chamone.

5º LUGAR:

Aos nossos antepassados

Nós vamos homenagear

Pois preparando a Polenta

Vamos comer e cantar.

Izabel Uliana Bastos, Venda Nova do Imigrante, ES.

Menção Honrosa

Alegrou meu coração

O canto da folia...

Pois os cantores são

Os melhores do dia...

Edith de Abreu Ferreira Nunes, Governador Valadares, MG.

==============================================================

===============================================================

PROGRAMAÇÃO DESENVOLVIDA NOS QUATRO DIAS DE EVENTO.

===============================================================

XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES

DE 06 A 09 DE JUNHO DE 2024 EM VENDA NOVA DO IMIGRANTE – ES

CONVITE - Considerando que neste ano de 2024 o movimento dos modernos Trovadores Brasileiros, denominado de NEOTROVISMO completa 44 anos, a ACLAPTCTC convida Vossa Senhoria e Família para o XXI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, evento totalmente gratuito, de 06 a 09 de junho de 2024, na Cidade de Venda Nova do Imigrante, nas montanhas Capixabas, próximo a Região do Caparaó, com Palestras, lançamento e relançamento de Livros, City Tour, Festival de Corais, Exibição de filmes documentários, Serenata do Tempo do nunca mais, Desfile da Troveata, Folia de Reis, Missa em Trovas e Missa das Dez (confraternização final).

PROGRAMAÇÃO

DIA 06 DE JUNHO DE 2024. QUINTA-FEIRA.

09h30m: Recepção aos convidados e participantes do XXI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores. Local: Prefeitura Municipal, na Av. Evandi Américo Comarela, 385, Centro da Cidade. 10h00: City Tour. Passeio Turístico e Gratuito. Conhecendo os principais atrativos da “Capital Nacional do Agroturismo.” – Saída da Prefeitura. Visitando locais para degustação e compra de produtos: 1) Sítio Lorenção (Socol e Antepastos); 2) Fazenda Carnielli (Queijos e Café Gourmet); 3) Tia Cila (Bolos e Biscoitos); 4) Cervejaria Tarvos (Cerveja Artesanal, Caprinova, Socol e Sabonetes); 13h.: Almoço no Restaurante “Nossa Vida” por adesão e por peso; 14h.: Continuação do City Tour. Visita a Dona Marta (Geleia, Antepastos e Socol); 14h40m – Retorno para o Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi. Durante o City Tour será lançado o Concurso Relâmpago de Trovas com o tema “Polenta” – Entregue sua Trova durante o passeio.

15h00m: No Centro Cultural e Turístico “Máximo Zandonadi”. Solenidade de inauguração do Espaço no Hall de entrada, ao lado da Biblioteca com mesas destinadas para Exposição e lançamentos e relançamentos de Livros de Poetas e Escritores Visitantes e acadêmicos da Academia de Cariacica, da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, ACLAPTCTC e da Academia de Letras e Artes de Venda Nova do Imigrante, ALAVENI e demais Academias de Letras e Artes que estiverem presentes. Inauguração da Tenda Cultural do Celestino, Poeta Edilson Celestino Ferreira, autor do Hino e da Bandeira da ACLAPTCTC, com exposição e distribuição de livros gratuitos e com o QR CODE do livro na “Inteligência Artificial, com legenda, vídeo e com imagens.” Montagem do Varal de Poesias. Ornamentação. 15h10m.: Lançamento de Livros. Coordenação das Acadêmicas Magnólia Pedrina Sylvestre e Zenaide Thomes Borges; 1) “Antologia 44 anos do Neotrovismo”, da ACLAPTCTC e Editora TABA CULTURAL. 2) Lançamento de Livros da Editora Revidreams: 1) “Revelações, Contando Os Quatro Cantos”, da Escritora Ireni Peterle Brioschi; 2) “A busca por suas raízes” da Escritora Verônica Cardoso. 3) “Coração Resplandecente” da Escritora Margarete das Graças Pizzol Pasti. Sessão de Autógrafos. Apresentação do Jornalista do Rio de Janeiro, Carlos Alberto da Rocha, do Programa Carlos Rocha.

15h30m.: Solenidade com composição da mesa e abertura com Clério José Borges. OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA: “Poesia e Trova”, com Roberto Vasco e Clério José Borges.

18h00m: SOLENIDADE OFICIAL DE ABERTURA DO XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES, Entrada Gratuita. Recepção: Grupo de Folia de Santos Reis Nossa Senhora Aparecida sob o Comando do Mestre Geneci Ferreira. Mestre de Cerimônias do Evento: Acadêmica Dra. Margareth Gonçalves Pederzini. Composição da mesa que presidirá os Trabalhos. Apresentação do Coral Santa Cecília com os Hinos: Nacional e de Venda Nova. Apresentação do Hino da Academia de Trovadores. Apresentação do Coral Santa Cecília. Saudação de boas-vindas pelo Exmo. Sr. Vice Prefeito Municipal, Tarcísio Bottacin. Saudação pelo Deputado Estadual Coronel Weliton Virgílio Pereira, autor da LEI que concedeu a ACLAPTCTC, o Título de UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL. Saudação de boas-vindas pela Exma. Sra. Vereadora Dé Caliman, representando o Presidente da Câmara Municipal, Vereador, Herivelto Uliana. Saudação de boas-vindas pela Exma. Sra. Presidente da Academia de Letras e Artes de Venda Nova do Imigrante, Escritora, Ireni Peterle Brioschi. Fala da Presidente da Comissão organizadora do Congresso, Acadêmica Diomedes Maria Calimam Berger. Fala do Presidente da ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes dos Poetas Trovadores, Clério José Borges. Solenidade de entrega de Troféus e Medalhas aos vencedores dos Concursos Estadual e Nacional de Poesias e Trovas da ACLAPTCTC em 2024. Homenagens Especiais com Diploma de Personalidade Social, Artística e Cultural Brasileira 2024, aos Escritores, Artistas e membros da Sociedade Vendanovense. 21h30m: Apresentação do Gruppo Folkloristico Granello Giallo. 22h00m: Encerramento da Solenidade.

DIA 07 DE JUNHO DE 2024. SEXTA-FEIRA.

08h00m: Abertura do Espaço no Hall de entrada ao lado da Biblioteca, destinado para as Academias de Letras e Escritores.

08h30m. Local: Auditório do Centro Cultural e Turístico “Máximo Zandonadi”. RESULTADO DO CONCURSO MUNICIPAL DE POESIAS E TROVAS DA ACLAPTCTC 2024. Solenidade de Entrega de Certificados e Premiação aos Alunos da Rede Pública Municipal Fundamental de Venda Nova do Imigrante. Atração: Cantigas de Roda com a Acadêmica Zélia Rebuli e GRUPO CONTARELÊ.

10h00m: Oficina de Trovas. Coordenação: João Roberto Vasco Gonçalves.

13h00m: Local: Auditório do Centro Cultural e Turístico “Máximo Zandonadi”. Reabertura dos trabalhos no Espaço no Hall de entrada ao lado da Biblioteca.

13h30m: FESTIVAL AUDIOVISUAL. Exibição do Filme, Queimado a Luta pela Liberdade, de Rogério Morais. Roda de Conversa com os participantes do filme. Trata-se de um filme histórico que aborda a Revolta de Negros Escravizados acontecida no Espírito Santo no ano de 1849, no Distrito do Queimado, atual Serra, ES.

14h00m: Composição da mesa e CICLO DE PALESTRAS. Cada palestra com duração de 10 minutos. Coordenação da Acadêmica Lúcia Mattos, Rio de Janeiro: 1) Escritora Lúcia Mattos, (RJ), A IMPORTÂNCIA DOS PRÉ-VESTIBULARES SOCIAIS E SUA ESTRUTURA NO PÓS-PANDEMIA, Pré-vestibular Comunitário Santa Teresinha, no Rio de Janeiro; 2) Palestra com o tema Literatura Infantil pelo Professora e Escritora e Acadêmica, Fabíola Sampaio. 3) Palestra com o tema: "E o que se passa pela mente" baseada no livro “Sentimentos Ocultos”, do Acadêmico Geraldo Fernandes, de Vitória, ES; 4) Palestra do Escritor Eurico Eugenio Travaglia e Leila Maria Machado Alves Travaglia, da Academia Literária Castelense, de Castelo, ES, com o tema: “Só escreve bem, que lê bem.” 5) Palestra: "Ponteiros na Cultura Viva Brasileira - Canal de possibilidades à classe desfavorecida", por Pajo Poeta Trovador (Paulo José de Oliveira), coordenador do COLECULT Ponto de Cultura – Formiga/MG. (COLECULT - Colegiado de Cultura.)

18h00m – SOLENIDADE DA ACADEMIA CAPIXABA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES.

Local: Auditório do Centro Cultural e Turístico “Máximo Zandonadi”. Abertura com MESTRE GENECI e sua Folia de Reis.

Abertura do evento com a Mestre de Cerimônias, Acadêmica Dra. Margareth Gonçalves Pederzini. Composição da mesa. Hinos de Venda Nova e da Academia ACLAPTCTC. POSSE ACADÊMICA: TOMARÃO POSSE OS SEGUINTES POETAS, ESCRITORES E ARTISTAS: VIVIANE MENDONÇA (RIO DE JANEIRO); ESCRITORA ROSANA SILVA (CIDADE DE ARCOS, MINAS GERAIS); ESCRITOR JOÃO BOSCO DE CASTRO (BOM DESPACHO, MG); MARCO ANTÔNIO DE SOUZA SOLEDADE, O DURINHO. (ANCHIETA ES) E JOÃO LUCAS RIBEIRO BORGES (VENDA NOVA DO IMIGRANTE, ES); BETH QUEIREDO, do Rio de Janeiro. HOMENAGENS. Entrega de Comendas. PREMIAÇÃO DOS VENCEDORES DOS CONCURSOS NACIONAL E ESTADUAL DE TROVAS E POESIA. Fala do Acadêmico Benemérito da ACLAPTCTC, Dr. Joel Rangel com o tema São Francisco de Assis, Poeta Trovador, Padroeiro dos Trovadores Brasileiros.

20h00m.: Aula Show e Degustação.(SENAC e Convention das Montanhas Capixabas.)

DIA 08 DE JUNHO DE 2024. SÁBADO.

09h00m: TROVEATA – DESFILE pelas ruas do Centro da Cidade. CONCENTRAÇÃO - EM FRENTE DA PADARIA LÍDER E DO BRADESCO, na Avenida Domingos Perim, no Centro da Cidade de Venda Nova do Imigrante. Participação: Acadêmicos das Academias de Letras, Artistas, Poetas, Mestre Geneci. Participação também das Princesas e Rainhas. Após o Desfile um Sarau Poético Musical e Apresentação dos POETAS E ARTISTAS no PALCO em frente a Prefeitura. Show do Cantor LUCIANO MÁXIMO, da Cidade de Linhares, ES.

14h – Local: Auditório do Centro Cultural e Turístico “Máximo Zandonadi”. Composição da mesa. CRIAÇÃO DE UMA COMISSÃO DE 05 PESSOAS, com a coordenação da Acadêmica, Marinalha Chamone, para a elaboração da CARTA DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, documento a ser votado e aprovado no Domingo, após a Missa em Trovas. INÍCIO DO CICLO DE PALESTRAS. Cada palestra: 10 minutos. Coordenação da Acadêmica Magnólia Pedrina Sylvestre. 1) – Escritora Maysa Dos Santos, Palestra com o tema “Literatura e Liberdade nas Relações Abusivas.” 2) – Escritora Marinalha Chamone – Tema: Enfrentando as diversidades sociais. 3) – Acadêmica e Escritora Vera Coser, Presidente da Academia de Letras e Artes da Cidade de Viana, ES, que falará sobre a Academia e seu Livro “Fogão a Lenha.”

16h – FESTIVAL DE CORAIS: Coordenação Geral da Mestre de Cerimônias, Dra. Margareth Gonçalves Pederzini e da Maestrina Adriana Dutra Amaral. No Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, em Vila Betânia. Coral Santa Cecília de Venda Nova do Imigrante – Coral Sol da Manhã Venda Nova do Imigrante – Coro Encanto de Santa Maria de Jetibá – Coral Infanto-juvenil Piccoli Contadini del Polcenigo de Araguaia – Marechal Floriano. 20H – SERENATA - “O TEMPO DO NUNCA MAIS”, pelas ruas da Cidade. Apoio da AFEPOL – Associação Festa da Polenta – Concentração: EM FRENTE AOS CORREIOS (POSTO FRANNEL). Destino: Polentão, Organização: Tarcísio Caliman.

DIA 09 DE JUNHO DE 2024 - DOMINGO

9h – MISSA EM TROVAS – Na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo.

10H30M – MISSA DAS 10 – Mine Tombo da Polenta – Local: Casa da Cultura – Apoio: AFEPOL (Associação Festa da Polenta) – Apresentação do Coral Santa Cecilia. (Confraternização com degustação de polenta e carne moída)

11h30m - ENCERRAMENTO DO CONGRESSO COM A APROVAÇÃO DE FORMA SIMBÓLICA DA CARTA DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

CARTA DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, que foi aprovada por Unanimidade de forma simbólica durante a confraternização, solicitando às autoridades competentes que possam nos apoiar quanto aos seguintes itens:

1. Que a Trova seja considerado bem Imaterial de Natureza Cultural nos Municípios, nos Estados, de modo Especial no estado do Espírito Santo e no Brasil.

2. Que os Governos Estaduais e Municipais estabeleçam formas legais para a aquisição dos livros de autoria de escritores que fazem parte de Academias, para serem distribuídos às bibliotecas das escolas e ou dos municípios.

3. Que sejam elaboradas normativas para as escolas com o objetivo de incentivo à poesia em seus vários gêneros: soneto, cordel, indriso, haicai, aldravia, poetrix e trovas.

4. Que haja incentivo para a realização de oficinas poéticas de escrita criativa nas escolas e outras instituições públicas, como parte dos encontros ordinários da ACLAPTCTC, semestral e ou anualmente, notadamente junto aos idosos, crianças e adolescentes, em locais e metodologia previamente selecionados.

5. Que se propiciem momentos para construir e reconstruir artes, com encontros semestrais/presenciais para os acadêmicos promoverem a integração das diferentes artes: Plásticas, cênicas, musicais e quesitos de escrita, literatura, pintura, desenho, artes manufaturadas dentre outras.

6. Inserir no currículo escolar o ensino da trova e poesia no Ensino Fundamental I e II tanto nos âmbitos municipais quanto estaduais e principalmente nas escolas de formação de Ensino Médio e Faculdades de Letras e Pedagogia.

7. Implantar e ou implementar o concurso de poesias e trovas nas escolas.

8. Promover maior interação entre os representantes de gestores municipais, estaduais e federal para apoio aos artistas, tais como, transporte, hospedagem, publicações, alimentação, dentro ou fora do país, quando em eventos culturais, notadamente em trabalhos educativos.

9. Regulamentar a profissão do Escritor e de Poeta Trovador.

10. – PONTOS DE CULTURA. Criação de pequenos Espaços de Cultura, com Biblioteca, Sala de Exposições de Pinturas, Sala de Administração e Sala de Reuniões e um Auditório para 100 pessoas. Espaços a serem administrados por ACADEMIAS DE LETRAS E ARTES ou Associações Culturais.

11. - DESENCALHE DE OBRAS LITERÁRIAS. Criação de um Banco Literário para a Compra de Livros de Acadêmicos DAS Academias de Letras e Artes, para aquisição das Prefeituras e dos Governos do Estado para distribuição em Bibliotecas e Escolas Públicas e Particulares.

(TEXTO COMPLETO DA CARTA SEGUE ABAIXO COM OS NOMES DE ALGUNS DOS PRESENTES NO ATO DA APROVAÇÃO QUE FOI SIMBÓLICA COM O CONSENTIMENTO DE TODOS).

PRÓXIMOS CONGRESSOS:

1) EVENTO NO RIO DE JANEIRO: Ilha de Paquetá, RJ:

XXII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores em julho de 2025.

2) EVENTO NO ESPÍRITO SANTO: Foi escolhida a Cidade de Serra, na Grande Vitória, ES. Caso se consiga recursos financeiros o Congresso poderá ser realizado em outra cidade do Estado.

XXIII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores em novembro de 2025 –

13h00m – ENCERRAMENTO DO CONGRESSO E DESPEDIDAS. – RETORNO PARA AS SUAS CIDADES DE ORIGEM.

AUTORIDADES PRESENTES

Destaque Especial: Senhora Diomedes Maria Caliman Berger, ex-Secretária Estadual de Turismo e nomeada pela Diretoria da ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores a Presidente da Comissão organizadora do XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES. Foi uma personagem incansável na organização do evento.

1 – Vice-Prefeito de Venda Nova do Imigrante, Tarcísio Bottacin.

2 - Deputado Estadual, Coronel Weliton Virgílio Pereira.

3 - Representante da Câmara Municipal, Vereadora Aldi Caliman.

4 - Presidente da Academia de Letras e Artes de Venda Nova do Imigrante, Alaveni, Acadêmica Ireni Peterle Brioschi.

5 – Coordenador de Cultura e Turismo da Secretaria Municipal, Fábio Altoé.

6 - Chefe de Gabinete do Prefeito de Venda Nova do Imigrante, Marco Antônio Grillo.

7 - Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, Padre Cristian Vieira Batista.

8 - Vigário Paroquial, Padre Antônio Tatagiba Vimercat.

9 - Sócio Benemérito da Academia de Letras e Artes ACLAPTCTC, Dr. Joel Rangel.

10 - Presidente da ACALEJES, Academia de Letras Jurídicas do Estado do Espírito Santo, Dra. Margareth Gonçalves Pederzini.

11 - Amélia Schultz Zager, Presidente da Academia de Letras, Artes e Cultura de Santa Maria de Jetibá, ES.

12 – Presidente de Honra da Academia Cariaciquense de Letras, Cariacica, ES, Marcos Bubach.

13 - Presidente da Academia de Letras e Artes da Serra, ALEAS, Sandra Regina Bezerra Gomes.

14 - Presidente da Academia Linharense de Letras, da Cidade de Linhares, ES, Cantor e compositor Luciano Máximo.

15 - Hélio Pereira dos Santos, representante da Delegacia Cultura (Léa Lu) da Cidade de Pequi no estado de Minas Gerais.

16 – Presidente da Academia Cariaciquense de Letras, Elaine Sohelo.

17 – Presidente da Academia de Letras de Viana, ES, Vera Lúcia Coser.

18 – Presidente da Academia Formiguense de Letras, da Cidade de Formiga, Minas Gerais, Paulo José de Oliveira, o Pajo.

19 – Vereadora Aldi Caliman, conhecida como Dé Caliman.

20 – Ex-vereador de Vila Velha, Joel Rangel, também Acadêmico Benemérito da ACLAPTCTC.

21- Médico Dr. Lourival Berger.

22- Vereador de Venda Nova do Imigrante, Ivanildo Almeida Silva.

REGISTRO DAS PRESENÇAS ILUSTRES

ASSINATURAS QUE CONSTAM DO LIVRO OFICIAL DA ACLAPTCTC DE REGISTRO DE REUNIÕES, ASSEMBLEIAS GERAIS ORDINÁRIAS E EXTRAORDINÁRIAS, EVENTO DO SÁBADO CULT E DEMAIS ATIVIDADES CULTURAIS.

Foi possível registrar a presença das seguintes entidades e/ou autoridades, através das assinaturas no Livro de Registro de Presenças:

1) Carlos Rocha, Radialista do Rio de Janeiro.

2) Tiago Rocha de Oliveira.

3) Néia Gava Rocha.

4) Ireni Peterle Brioschi.

5) Adriele Peterle Brioschi.

6) Maria das Graças Gozzer, de Santa Maria de Jetibá, ES.

7) Jacimar Berti Boti, Colatina, ES.

8) Edite de Abreu Ferreira Nunes.

9) Tarcísio Zandonade.

10) Rita de Cássia Piovezan Entringer.

11) Anadir Bastos Bello, Vila Velha, ES.

12) Berenice Albuquerque Tavares, Vitória, ES.

13) Izabel Uliana Bastos.

14) Vera Lúcia Coser, Cidade de Viana, ES.

15) Marinalha de Jesus Chamone.

16) João Alves Batista.

17) Maria Tereza Falchetto Bazoni.

18) Eliane dos Santos de Araújo.

19) Marinalva Silva Soares.

20) Amélia Schultz Zager, Santa Maria de Jetibá, ES.

21) Abdias da Conceição Silva.

22) Marcos Bubach, Cariacica, ES.

23) Margarida Drumond de Assis.

24) Lino Armando Baroni, da Cidade de Ibiraçu, ES.

25) Kátia Maria Bobbio Lima, da Cidade de Conceição da Barra, ES.

26) Vanice Brunelli Zanelato.

27) Verônica Solange Cardoso.

28) Eraldo Zandonade.

29) Edir J. B. Santiago Boti.

30) Albertina Zandonade Carnielli, de Venda Nova do Imigrante, ES.

31) Raimunda Borges Ferreira, da Cidade de Governador Valadares, MG.

32) Araken dos Santos, da Cidade de Magé, Rio de Janeiro.

33) Maria Cristina Paste Perim.

34) José Maria Luchi.

35) Paulo José de Oliveira, da Cidade de Formiga, MG.

36) Liliane Lorenção.

37) Keila Maria Lorenção.

38) Evaldo de Paula.

39) Lígia Helena Carvalho, da Cidade de São Gonçalo, Rio de Janeiro. Cantora e Compositora e integrante de diversas Academia de Letras no Rio de Janeiro.

40) Lúcia Mattos, Presidente da ACLAPTCTC - RJ, Núcleo Acadêmico da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores da Cidade do Rio de janeiro.

41) Elizabeth Figueiredo, Rio de Janeiro.

42) Viviane da Silva Mendonça, Rio de Janeiro.

43) Daniel Andreão Manegoni.

44) Milton Cesar Brioschi.

45) Suzi Nunes, Serra, ES.

46) Margareth Gonçalves Pederzini, Vila Velha, ES.

47) Natalino Oliveira, da Cidade de Anchieta, ES.

48) Maria Helena Campos Pereira.

49) Maria Consuelo Aragão de Melo.

50) Regiane Coradini Côcco.

51) Lonise de M. Brioshi Spadeto.

52) Rosimere Fileti Barboza.

53) Fernanda Luiz Cardoso.

54) Rosimeri Rocha da Silva.

55) Hélio Pereira dos Santos, representante da Delegacia Cultura (Léa Lu) da Cidade de Pequi no Estado de Minas Gerais.

56) Walter Aragão.

57) Elimaro Balzan.

58) Sirlene Alves Milagres.

59) Maria Lúcia Machado Tessaro.

60) Cirlene Lopes Sobrinho.

61) Geraldo Fernandes.

62) Sidinéia Dias.

63) Ana Clara Grillo Maretto.

64) Thainá Grillo Ferreira.

65) Estephania Gonçalves Nogueira.

66) Maria Elizabeth Vargas Peixoto, Marataízes, ES.

67) Aguinaldo Luiz Giurizatto, da Cidade de Linhares, ES.

68) Geisa Galvão, da Cidade de Linhares, ES.

69) Soely Mara Xavier, da Cidade de Linhares, ES.

70) Rita de Cássia dos Santos Menezes, Vitória, ES.

71) Fernando Fres, da Cidade de Linhares, ES.

72) Edilson Celestino Ferreira, Marataízes, ES.

73) Dulce Maria Loss Delboni.

74) Leila Maria Machado Alves Travaglia, da Cidade de Castelo, ES.

75) Eurico Eugênio Travaglia, da Cidade de Castelo, ES.

76) Nirlene Dias de Carvalho.

77) Arthur Menelli Riva Souza.

78) Alice Dias B. Erpet.

79) Liliane Ofrante Nascimento.

80) Matece Altoé.

81) Alberto da Silveira Dal Zilio.

82) Victória Satlher Pizzol.

83) Marco Antonio de Souza Soledade, Poeta Durinho, de Anchieta, ES.

84) Ana Eliza Caliman. Vencedora do Concurso Estadual de Poesias.

85) Guilherme Thiele Soares.

86) Miguel Moreira Casagrande.

87) Solange Moreira de Souza Casagrande.

88) Joelma Corrêa da Silva.

89) Danielle Correa Falqueto.

90) Erlane C. de Paula.

91) Luceny Ferreira da Rocha Lopes.

92) Luzia Helena Paula Corijo.

93) Luciano Máximo, Cantor e Compositor, Presidente da Academia Linharense de Letras, da Cidade de Linhares, ES.

94) Ruli Aragão Altoé.

95) Sérgio Altoé.

96) Tatiani Scabelo Galavotti.

97) Ana M. S. Galavotti.

98) Lineia das G. Cazzador Tonete.

99) Vilmar Tonete.

100) Cristiana Ana Lima, Manguinhos, Serra, ES.

101) Eitor Cazeli Pelasidina.

102) Emily G. Bellon.

103) José Eduardo Cassandro Gomes.

104) Alex Sandro Lorenção.

105) Lúcio Lívio Fróes de Castro.

106) Lorema G. Verduro.

107) Matheus A. Clemente.

108) Vanessa Gomes Nascimento.

109) Fiorema Maria Terreu Buaiz.

110) Emerson Ferrari.

111) Marcus dos Santos Ribeiro.

112) Luciana Gomes dos Santos dos Reis.

113) Pedro Souza dos Reis.

114) Magnólia Pedrina Sylvestre.

115) Angelo Gomes de Menezes.

116) Maysa dos Santos, da Cidade de Viana, ES.

117) Maria Nereu Paraíso Ferrari.

118) Valdevino Antônio dos Santos.

119) Lourival Berger, Comendador. Da Cidade de Santa Maria de Jetibá, ES.

120) Maria Fracalossi.

121) Néia Uliana.

122) Adrielli Barcellos.

123) Hilal Boening.

124) Theodomar Flegler, da Cidade de Santa Maria de Jetibá, ES.

125) Rosileide Beling Foester, da Cidade de Santa Maria de Jetibá, ES.

126) Tânia Bertoli Caus.

127) Ademar Logart, da Cidade de Santa Maria de Jetibá, ES.

128) Elisete Gomes da Silva.

129) Lúcio Bebiano da Silva.

130) Thiago Bassani de Oliveira.

131) Nynna Vaz.

132) Renilele Kalt Zibell

133) Nivaldo Gomes, Marechal Floriano, ES.

134) Sueli Fiorese Busato.

135) Cezar Tadeu Ronchi Júnior.

136) Ana Cecília Meel.

137) Nádia Meel.

138) Danielly Silva Meirelles.

139) Izabelly Silva Meirelles.

140) Nicolly Galina Falqueto.

141) Maria José S. Galina Falqueto.

142) Regi Falqueto.

143) Lívia Tosi Lameira.

144) Lorenzo José Lameira.

145) Helena Maria Rebuli.

146) Emanuel Rezende de Araújo.

147) Lívia Scabelo Falqueto.

148) Danielle Andreão Scabelo Falqueto.

149) Sofia Broedel Pinholato.

150) Sophie Prottes

151) Izabeli F. S.

152) Regilene Marques.

153) Bernardo da Silva Falqueto.

154) Angelina Gomes Lüdtke, de Santa Maria de Jetibá, ES.

155) Marilda Poralli Eggert, de Santa Maria de Jetibá.

156) Diomedes Maria Caliman Berger

157) Lívia Dutra Amaral Alves.

158) Iana Rodrigues Amaral.

159) Adriana Dutra Amaral.

160) Zenaide Emília Thomes Borges.

161) Clério José Borges de Sant Anna.

OBSERVAÇÕES:

01 - Muitos participantes não assinaram o Livro de presença que ficou numa mesa na recepção, no hall de entrada do Auditório do Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi.

02 – Não foram colhidas as assinaturas dos componentes de todos os quatro Corais que se apresentaram, Coral Santa Cecília, de Venda Nova do Imigrante; Coral Sol da Manhã, de Venda Nova do Imigrante; Camerata e Coro Encanto, de Santa Maria de Jetibá e Coral Infanto-juvenil Piccoli Contadini del Polcenigo, de Araguaia, Marechal Floriano. Analisando o Livro de Presenças observa-se que apenas por volta de menos de um por cento dos participantes assinaram o livro. Um dos Corais tinha mais de vinte componentes.

03 – Não foram colhidas as assinaturas dos componentes da: 1) Folia de Reis, que se apresentou na abertura do evento na quinta-feira à noite e depois no segundo dia do evento, na sexta feira à noite; 2) Gruppo Folkloristico Granello Giallo, que se apresentou no final da solenidade de abertura do Congresso na quinta-feira, dia 06 de junho à noite; 3) Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção, coordenada e regida pelo Maestro Jorge Luis P. da Silva, que se apresentou no palco em frente ao prédio da Prefeitura Municipal no sábado pela manhã no final do Desfile da Troveata. 4) Não foram colhidas as assinaturas dos que participaram do Desfile da Troveata e do desfile da Serenata do Tempo do Nunca Mais e da concentração final no Espaço de Eventos Polentão. 5) Não foram colhidas as assinaturas dos participantes da Missa em Trovas realizada no Domingo com início as 09 horas da manhã, na Paróquia São Pedro Apóstolo. 6) Não foram colhidas as assinaturas dos participantes da Confraternização da Missa da Dez e do mini-tombo da Polenta.

04 - Não foram colhidas assinaturas da Acadêmica Zélia Rebuli e GRUPO CONTARELÊ, que apresentaram várias cantigas antigas, de roda.

ACADÊMICOS DA ACLAPTCTC PRESENTES NO PRIMEIRO DIA CHAMADOS PARA A ENTRADA SOLENE E SON APLAUSOS DO PÚBLICO PRESENTE:

Neste momento pedimos ao Auditório que de pé recebam os ACADÊMICOS DA ACADEMIA CAPIXABA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES.

(Os Acadêmicos devidamente uniformizados com Fardão e/ou Pelerine são convidados um por um)

Anadir Bastos Bello

Berenice de Albuquerque Tavares

Clério José Borges de Sant Anna

Cristiana Ana Lima

Diomedes Maria Caliman Berger

Dra. Margareth Gonçalves Pederzini

Edilson Celestino Ferreira

Edite de Abreu Ferreira Nunes

Esthefania Gonçalves Nogueira

Felisberto Vasco Goncalves

Geraldo Fernandes

Ireni Peterle Brioschi

Izabel Uliana Bastos

Jacimar Berti Boti

Magnólia Pedrina Sylvestre

Margarida Drumond de Assis

Maria da Cunha Lima Delboni

Maria Helena Campos Pereira

Maria Suzi Costa Nunes

Marinalha de Jesus Chamone

Paulo José de Oliveira

Rita de Cassia dos Santos Menezes

Vera Lúcia Coser

Verônica Solange Cardoso

Zenaide Emília Thomes Borges

Araken dos Santos

OS ACADEMICOS SE POSICIONAM SENTADOS EM CADEIRAS COLOCADAS PREVIAMENTE EM POSIÇÃO DE DESTAQUE E IDENTIFICADAS NO PALCO.

HOMENAGENS PÓSTUMA

ENO TEODORO WANKE, Escritor Paranaense que residia no Rio de Janeiro. Foi convidada a Acadêmica Magnólia Pedrina Sylvestre para falar sobre o PATRONO DA NOSSA ACADEMIA CAPIXABA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES, antigo CTC, Clube dos Trovadores Capixabas, o Dr. ENO TEODORO WANKE.

HOMENAGENS PRESENCIAIS

Foram homenageadas com a Comenda TUTTI FRATELLI as seguintes Personalidades:

1 – Comendador Governador Renato Casagrande ou seu representante;

2 – Comendador Prefeito Municipal Paulinho Mineti ou seu representante;

3 – Comendador Vereador Presidente da Câmara Municipal Erivelto Uliana;

4 – Comendadora Vereadora Aldi Maria Caliman;

5 – Comendadora Escritora Cristiana Ana Lima;

6 – Comendador José Gomes da Silva, Poeta Ventania do sertão;

Os homenageados recebem o Diploma das mãos do Presidente Clério José Borges e as Acadêmicas Margareth Gonçalves Pederzini, Magnólia Pedrina Sylvestre e Zenaide Emília Thomes Borges.

7 – Comendadora Diomedes Maria Caliman Berger;

8 – Comendador Dr. Lourival Berger;

9 – Comendadora Berenice de Albuquerque Tavares;

10 -Comendadora Margarida Drumond de Assis;

11 - Comendadora Verônica Solange Cardoso;

12 – Comendadora Escritora Léa Lu, representada neste ato pelo Escritor Hélio, da Cidade de Pequi, no Estado de Minas Gerais.

13 – Comendador Lino Armando Baroni;

14 – Comendadora Vera Lúcia Coser;

======================

HOMENAGENS ESPECIAIS COM DIPLOMAS DE PERSONALIDADE SOCIAL, ARTÍSTICA E CULTURAL BRASILEIRA 2024, INSCRITOS NO CONGRESSO E MEMBROS DA SOCIEDADE VENDANOVENSE.

========================================

==========

========================================

São chamados de DEZ em DEZ para receberem os Diplomas

1. Abadias da Conceição Silva

2. Adriana Dutra

4. Aldi Maria Caliman

5. Amélia Schultz Zager

6. Ana Paula Santos da Costa

7. ANADIR Bastos Bello.

8. Anderson Rodrigues

10. Augusto Lopes Macedo

Neste Momento chamamos os homenageados:

11. Berenice de Albuquerque Tavares

12. Bruno Schwabenland

13. Carla Caliman Terra

14. Carlindo Messias de Barros

15. Carlos Alberto da Rocha Carvalho

16. Carmen Lúcia de Souza

17. Cecília Maria Rodrigues de Souza

18. Celina Januário Moreira

19. Cesar Genn

20. Cirlene Lopes Sobrinho

21. Claudete Bellon

Neste Momento chamamos os homenageados:

22. Clério José Borges de Sant Anna

25. Cristiana Ana Lima

26. Deane Monteiro Vieira Costa

27. Dielem Avanci de Almeida

28. Diomedes Maria Caliman Berger

29. Dra. Margareth Gonçalves Pederzini

30. Edilson Celestino Ferreira

31. Edite de Abreu Ferreira Nunes

Neste Momento chamamos os homenageados:

32. Elaine dos Santos de Araújo

33. Elizabeth Figueiredo

34. Enesmar Ferrari

35. Estefania Gonçalves Nogueira

36. Evaldo de jesus Santana

37. Fabíola Vasconcellos Patta Sampaio

39. Felisberto Vasco Goncalves

40. Fernando Cavalcante Rocha

41. Ge Awa Pinheiro

Neste Momento chamamos os homenageados:

42. Geisa de Souza Galvão

43. Geneci Ferreira Berudio

44. Geraldo Fernandes

45. Giovana Schneider

46. Givaldo Inácio da Silva

47. Glabia Soraia Andrade Silva

48. Hélio Pereira dos Santos

49. Higino Falchetto Junior

50. Ireni Peterle Brioschi

51. Izabel Uliana Bastos

Neste Momento chamamos os homenageados:

52. Jacimar Berti Boti

53. João Alves Batista

54. João Roberto Vasco Gonçalves

55. Joel Rangel

56. José Luiz Pereira passos

57. José Natalino Pavão de Oliveira

60. Kátia Bobbio

61. Léa Lu, com ausência justificada por motivo de doença e representada pelo Escritor Hélio.

Neste Momento chamamos os homenageados:

62. Leandro Carnielli

63. Lenaldo Ferreira da Silva (Aldo Veranatto)

64. Lidiane Simer Fraga De Carvalho

65. Ligia Helena Carvalho

66. Lúcia Maria Matos de Oliveira

67. Luciana Firmino Massafra Ribeiro

68. Luciano Máximo Ferreira

69. Magnólia Pedrina Sylvestre

70. Marcelo Cláudio Caliman

71. Marco Antônio de Souza Soledade

72. Marcos Bubach

Neste Momento chamamos os homenageados:

73. Marcus Vinicius Bertholini Rios

74. Margarete das Graças Pizzol Pasti

75. Margarida Drumond de Assis

76. Maria Consuelo Aragão de Melo

77. Maria da Cunha Lima Delboni

78. Maria das Graças Gozzer

79. Maria Helena Campos Pereira

80. Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto

81. Maria Mazza

82. Maria Tereza Falchetto Bazoni

Neste Momento chamamos os homenageados:

83. Maria Vera Paraíso Ferrari

84. Marinalha de Jesus Chamone

85. Marivalda Silva Soares

86. Marlúcia Alves de Souza

87. Marta Silva Vieira da Costa

88. Maysa

89. Néia Gava Rocha

90. Nirlene Dias De Carvalho

91. Norminda da Penha Dela Costa

92. Olivia Batista de Avelar

93. Patrícia Lima

Neste Momento chamamos os homenageados:

94. Paulo José de Oliveira

95. Rita de Cassia dos Santos Menezes

96. Rita de Cássia Piovezan Entringer

97. Rogério De Morais Martins

98. Rosangela da Silva de Jesus

99. Sara Ferreira Reis

100. Sebastião Fernandes de Araújo

101. Sonia Rosseto

102. Suzi Nunes

Neste Momento chamamos os homenageados:

103. Thiago Oliveira Braga

104. Tiago Rocha de Oliveira

106. Vanderlei Messias de Barros

107. Vera Lúcia Coser

108. Verônica Solange Cardoso

109. Viviane da Silva Mendonça

110. Zenaide Emília Thomes Borges

(OBS.: A numeração não está completa e em ordem crescente em razão dos fato que foram retirados os nomes dos que não apareceram. Pessoas que se inscreveram pela INTERNET mas infeliz mente não puderam comparecer.

===================================================

=================================

===================================================

DOCUMENTO OFICIAL

CARTA DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Nós, Congressistas de várias Academias, Associações e Entidades Culturais Brasileiras e Acadêmicos, membros da ACLAPTCTC reunidos por ocasião do XXI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, realizado de 06 a O9 de junho de 2024, no Auditório do Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, na Cidade de Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo, após várias sugestões, sob a coordenação da Acadêmica Marinalha de Jesus Chamone e supervisão geral do Presidente da ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, o Escritor e Trovador Clério José Borges de Sant Anna, resolvemos elaborar a presente CARTA DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, que foi aprovada por Unanimidade, solicitando às autoridades competentes que possam nos apoiar quanto aos seguintes itens:

1. Que a Trova seja considerado bem Imaterial de Natureza Cultural nos Municípios, nos Estados, de modo Especial no estado do Espírito Santo e no Brasil.

2. Que os Governos Estaduais e Municipais estabeleçam formas legais para a aquisição dos livros de autoria de escritores que fazem parte de Academias, para serem distribuídos às bibliotecas das escolas e ou dos municípios.

3. Que sejam elaboradas normativas para as escolas com o objetivo de incentivo à poesia em seus vários gêneros: soneto, cordel, indriso, haicai, aldravia, poetrix e trovas.

4. Que haja incentivo para a realização de oficinas poéticas de escrita criativa nas escolas e outras instituições públicas, como parte dos encontros ordinários da ACLAPTCTC, semestral e ou anualmente, notadamente junto aos idosos, crianças e adolescentes, em locais e metodologia previamente selecionados.

5. Que se propiciem momentos para construir e reconstruir artes, com encontros semestrais/presenciais para os acadêmicos promoverem a integração das diferentes artes: Plásticas, cênicas, musicais e quesitos de escrita, literatura, pintura, desenho, artes manufaturadas dentre outras.

6. Inserir no currículo escolar o ensino da trova e poesia no Ensino Fundamental I e II tanto nos âmbitos municipais quanto estaduais e principalmente nas escolas de formação de Ensino Médio e Faculdades de Letras e Pedagogia.

7. Implantar e ou implementar o concurso de poesias e trovas nas escolas.

8. Promover maior interação entre os representantes de gestores municipais, estaduais e federal para apoio aos artistas, tais como, transporte, hospedagem, publicações, alimentação, dentro ou fora do país, quando em eventos culturais, notadamente em trabalhos educativos.

9. Regulamentar a profissão do Escritor e de Poeta Trovador.

10. – PONTOS DE CULTURA. Criação de pequenos Espaços de Cultura, com Biblioteca, Sala de Exposições de Pinturas, Sala de Administração e Sala de Reuniões e um Auditório para 100 pessoas. Espaços a serem administrados por ACADEMIAS DE LETRAS E ARTES ou Associações Culturais.

11. - DESENCALHE DE OBRAS LITERÁRIAS. Criação de um Banco Literário para a Compra de Livros de Acadêmicos DAS Academias de Letras e Artes, para aquisição das Prefeituras e dos Governos do Estado para distribuição em Bibliotecas e Escolas Públicas e Particulares.

VENDA NOVA DO IMIGRANTE, ES, 09 de junho de 2024.

Marinalha de Jesus Chamone, Coordenadora da elaboração da Carta de Venda Nova.

Clério Jose Borges de Sant Anna, Presidente da ACLAPTCTC, Carapina, Serra, ES. João Roberto Vasco Gonçalves, Secretário Geral ACLAPTCTC, Vitória, ES. Zenaide Emília Thomes Borges, Carapina, Serra, ES. Ex-Presidente do Conselho Municipal de Cultura da Serra, Rogério de Morais Martins e Diretor de Cinema; Presidente da ALEAS, Academia de Letras e Artes da Serra, Acadêmica Sandra Regina Bezerra Gomes; Fabíola Vasconcellos Patta Sampaio; Jacimar Berti Botti, Colatina, ES; Araken dos Santos, Magé, Rio de Janeiro; Edilson Celestino Ferreira, Marataízes, ES; Maria Elizabeth Vargas Peixoto; Maria da Cunha Lima Delboni, Guarapari, ES; Lígia Helena Pinheiro Carvalho, da Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências, São Gonçalo, Rio de Janeiro; Dulce Helena Loss Delboni, Campo Grande, Cariacica, ES; Anadir Bastos Bello, Glória, Vila Velha, ES; Geraldo Fernandes, Vitória, ES; Lucia Maria Matos de Oliveira, RJ; Clérigthom Thomes Borges; Andréia da Silva Fraga, Serra ES; Diomedes Maria Caliman Berger, Santa Maria de Jetibá, ES; e outros Escritores, Artistas, Poetas Trovadores que assinaram o Livro de Presença do Evento. Inúmeros outros ativistas de literatura, música, audiovisual, artes plásticas e outras áreas culturais, da região, cujos nomes não vão aqui listados porque não foi possível anotar ou identificar.

Assinado:

DESTAQUES ESPECIAIS E AGRADECIMENTOS

A estimativa é de que o evento tenha contado com a participação total de aproximadamente 1.500 (Hum Mil e Quinhentas pessoas) distribuídas pelos três dias do Congresso e pela realização de eventos coletivos como Serenata do Tempo do Nunca Mais, Missa em Trovas, Desfile da Troveata e Show Popular gratuito em frente à Prefeitura Municipal com a leitura e declamações de Poesias e Trovas. Houve muito interesse pessoal no tipo de produto, música de Seresta do Tempo do Nunca Mais, Show com os artistas Luciano Máximo de Linhares, ES e Lígia Helena Carvalho, de São Gonçalo, no Rio de Janeiro e, o tipo de produto em foco (livro) e Literatura. Foram observadas as presenças de Pais acompanhando seus filhos e Professores acompanhando seus alunos vencedores do Concurso Municipal de Poesias e Trovas. Personalidades e Moradores da Cidade foram homenageados durante os dias do evento.

O XXI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, de modo especial do Prefeito Paulinho Mineti e do Senhor Fábio Altoé da Secretaria de Turismo, Cultura e Artesanato. Foi registrado ainda o apoio da Senhora Diomedes Maria Caliman Berger, ex-Secretária Estadual de Turismo e nomeada pela Diretoria da ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores a Presidente da Comissão organizadora do XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES. Foi uma personagem incansável na organização do evento. Destaque ainda pelo apoio da Academia de Letras e Artes de Venda Nova do Imigrante através da Presidente Ireni Peterle e membros da Diretoria e diversos Senhores Acadêmicos e apoio do Mestre Geneci Ferreira, do Grupo Folia de Reis, do Maestro Jorginho do Sax e dos maestros dos Corais e do Gruppo Folkloristico Granello Giallo, bem como das Rainhas da Festa da Polenta e várias festas da Cidade, presentes durante vários momentos do Congresso e da Rainha dos Trovadores, Carla Caliman que com sua simpatia e beleza encantou e inspirou os poetas.

Destaque também para o apoio do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Herivelto Uliana, bem como o apoio do ex-vereador de Vila Velha Dr. Joel Rangel e da Vereadora Aldi Caliman, de Venda Nova do Imigrante que foi a responsável pelos contatos iniciais para que o evento cultural fosse realizado em Venda Nova do Imigrante. O evento contou ainda com os seguintes Patrocinadores: SICOOB – Rádio FMZ, 107, 1 – Casa da Cultura – Festa da Polenta – Governo do Estado – Convention e Bureau Montanhas Capixabas – Multishow – Sebrae – Senac – FeComércio - Embalagens SAMJ e Orquidário Lô Caliman.

O Presidente da ACLAPTCTC, Clério José Borges agradece a todas as pessoas que direta ou indiretamente ajudaram na organização deste Evento. Muito obrigado a todos.

========================================================

=======================

========================================================

XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES

DE 06 a 09 DE JUNHO DE 2024 VENDA NOVA DO IMIGRANTES – ES

REALIZAÇÃO

ACADEMIA CAPIXABA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES - ACLAPTCTC

PATROCINADORES

1. PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE- SECRETARIA DE CULTURA,

TURISMO E ARTESANATO

2. SICOOB

3. VIAÇÃO AGUIA BRANCA

4. ASSOCIAÇÃO FESTA DA POLENTA – AFEPOL

5. AMENA - CASA DA CULTURA

6. SICRED

7. MONTANHAS CAPIXABAS CONVENTION E VISITORS BUREAU

8. MULTSCHOW

9. SAMAJ – EMBALAGENS

10. NUTRISAMAL

APOIO

1- ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE – ALAVENI

2- GOVERNO DO ESTADO DO ES

3- SEBRAE

4- SENAC

5- RÁDIO FMZ

6- PARÓQUIA SÃO PEDRO APÓSTOLO

7- DEPUTADA JANETE DE SÁ

8 - JOEL RANGEL - EX VEREADOR DE VILA VELHA CHAMADO DE MISTER CULTURA.

COMISSÃO COORDENADORA:

1- Pré-Congresso-18 oficinas: Diomedes Maria Caliman Berger, Clério Borges, Zenaide

Thomes

2- Cerimônia de Abertura: mARGARETH gONÇALVES pEDERZINI, Ireni Peterle Brioschi e Clério José Borges

3- Cerimonial: Dra. Margareth Gonçalves Pederzini

4City Tour – Helina Canal

5- Organização da Exposição dos Escritores e Poetas: Izabel Uliana Bastos, Ireni Peterle

Brioschi e Romelho Contreiro

6- Troveata – Giseli Cardim e Carla Caliman

7- Redes Sociais – Carla Caliman e João Lucas R Borges

8- Apresentação dos Corais – Adriana Dutra e Claudete Bellon

9- Aula Show com Degustação – Andreia Rosa

10- Serenata: “Tempos do Nunca Mais” – Tarcísio Caliman

11- Missa em Trovas – Diomedes Caliman Berger

12- Missa das 10 – Tarcísio Caliman e Claudete Bellon

13- Coordenação Geral: Fabio Altoé – Clério Borges – Diomedes Caliman Berger

====================================================

==================

====================================================

CONCURSO NACIONAL DE POESIAS E TROVAS DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE ANUNCIA VENCEDORES DE PERNAMBUCO, SÃO PAULO E VITÓRIA

Poetisas Izabel Uliana Bastos e Ana Elisa Caliman são as vencedoras de Venda Nova

A ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores através do seu Secretário Geral, Escritor Roberto Vasco divulga o Resultado do seu Concurso Nacional e Estadual de Poesias e Trovas de 2024, com dois temas: Tema Livre e Tema, Cidade de Venda Nova do Imigrante. A premiação é de troféus para os três primeiros colocados, sendo que do quarto ao vigésimo lugar e para as Menções Honrosas serão conferidas medalhas e Diplomas. A premiação ocorrerá durante o XXI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores a ser realizado no período de 06 a 09 de Junho de 2024, no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, na Cidade de Venda Nova do Imigrante nas montanhas do Estado do Espírito Santo a cerca de 110 quilômetros da Capital, Vitória ES, no sentido Rodovia Federal BR 262, que liga Belo Horizonte a Vitória.

Segundo o Presidente da Academia ACLAPTCTC, Escritor Clério José Borges a Comissão Julgadora foi composta por escritores residentes no Estado de Minas Gerais, sob a presidência da Escritora Maria Delboni, sendo composta dos Poetas e Escritores, Eduardo Renno, Regina Melo, Ilma Pereira, Paulo Ventura. Clério esclarece que mais de 1500 textos foram encaminhados para o correio eletrônico do Concurso e após uma triagem inicial, 503 trabalhos foram selecionados por estarem de acordo com os itens estabelecidos no regulamento, sendo 286 poesias e as demais Trovas.

Segundo Clério Borges, o número de inscrições nos surpreendeu positivamente e demonstrou a relevância e a credibilidade da ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores em todo o Brasil, com a chegada de trabalhos dos mais diversos Estados do país e inclusive do Exterior, de modo especial Estados Unidos e Itália. Um país inteiro conectado pela poesia e pela Trova e nós cumprimos nossa função de incentivar a criação de novas produções literárias e divulgarmos para o Brasil e para o Mundo a Cidade de Venda Nova do Imigrante, Capital Nacional do agroturismo, comemora o presidente da Academia de Letras e Artes, ACLAPTCTC, Clério José Borges.

O Concurso terá a sua culminância e premiação na Sexta Feira, dia 07 de junho de 2024, em solenidade com início às 18 horas, no segundo Dia do XXI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores de 06 a 09 de junho no Centro Cultural da Cidade de Venda Nova do Imigrante, ES. Os vencedores que puderem comparecer arcarão com as despesas de hospedagem e alimentação que estarão com preços especiais para o evento. Quem não puder comparecer poderá receber as premiações, em até 40 dias após o evento, desde que envie o valor das despesas postais.

CONCURSO ESTADUAL DE TROVAS

O Trovador Emílio Soares da Costa, residente no bairro Jabour em Vitória, ES foi o grande vencedor do Concurso Estadual de Trovas 2024 da ACLAPTCTC. Emílio além de classificar uma Trova em 1º Lugar teve ainda duas Trovas classificadas, sendo uma em 11º Lugar e outra em 12º Lugar. Em segundo lugar classificou-se o Trovador Nealdo Zaidan, residente no bairro de São Pedro na Cidade de Anchieta, ES. Em 3º Lugar foi classificada a Trova da Trovadora Izabel Uliana Bastos residente em Vila Betânia, em Venda Nova do Imigrante. Em 4º Lugar foi classificado o Poeta Geraldo Pereira que teve também uma Trova classificada em 19º Lugar. Já Aguinaldo Luiz Giuriatto, da Cidade de Linhares, ES teve uma Trova classificada em 5º Lugar e mais duas trovas classificadas, uma em 14º Lugar e outra em 18º Lugar.

Em 6º Lugar foi classificada a Trova de Marcos Bubach de Cariacica, ES, que logrou ter uma outra Trova de sua autoria classificada em 15º Lugar. Foram classificados ainda: 7º Lugar, Genival Silva de Souza, de Ibatiba, ES; 8º Lugar, Jacimar Berti Boti, de Colatina, ES, também classificado em 10º Lugar; 9º Lugar, Suely de Fátima Selvatici Zanotelli, de Colatina, ES, classificada também em 13º Lugar. Em 16º Lugar foi classificada a Trova de Zenaide Emília Thomes Borges, de Eurico Salles, Carapina, Serra ES. Em 17º Lugar foi classificada a Trovas de Dandara Dias de Oliveira, do bairro de São Luiz Gonzaga, em Cachoeiro de Itapemirim, ES. Em 20º Lugar a Trova classificada é de autoria do Poeta Trovador Edilson Celestino Ferreira, residente em Marataízes, ES. A premiação é de troféus para os três primeiros colocados, sendo que do quarto ao vigésimo lugar e para as Menções Honrosas serão conferidas medalhas e Diplomas.

CONCURSO NACIONAL DE TROVAS

A nível nacional o Trovador Aparecido Elias Pescador, de Capão Bonito em São Paulo foi o grande vencedor em 1º Lugar, do Concurso Nacional de Trovas da ACLAPTCTC de 2024. Em 2º Lugar foi classificada a Trova da Trovadora Matile Facó de Paula Pessoa Queiroz, de Fortaleza, Ceará. Em 3º Lugar foi classificada a Trova da Trovadora Elvira Glória Drummond Miranda, Elvira Drummond, de Fortaleza no Ceará; Em 4º Lugar foi classificada a Trova do Trovador Luciano Izidoro de Borba, da cidade de Tombos, Minas Gerais. Em 5º Lugar foi classificada a Trova do Trovador Adelgício Ribeiro de Paula, de Franco da Rocha em São Paulo. Foram classificados ainda as Trovas dos Trovadores, Francisco Gabriel Ribeiro, de Natal, Rio Grande do Norte, em 6º Lugar; Márcia Jaber, de Juiz de Fora, Minas Gerais, em 7º Lugar; Dionezine de Fátima Navarro, de Ponta Grossa, Paraná, em 8º Lugar; Magda Helena Gomes Teixeira, de Pouso Alegre, MG, em 9º Lugar; Marcos Antônio Gomes, de Natal, Rio Grande do Norte, em 10º Lugar.

A Comissão Julgadora entendeu ainda premiar os Trovadores, Edite de Abreu Ferreira Nunes do Bairro Santa Helena, Governador Valadares, Minas Gerais, cuja trova foi classificada em 11º Lugar; Fernanda Resende, de Rodeio, Santa Catarina, cuja trova foi classificada em 12º Lugar; Maria Eunice Silva de Lacerda, de Toledo, Paraná, em classificada 13º Lugar; Madalena Ferrante Pizzatto, de Curitiba, Paraná, cuja trova foi classificada em 14º Lugar; Luiza Fillus, de Irati, Paraná, cuja trova foi classificada em 15º Lugar; Ana Maria do Nascimento, de Fortaleza Ceará, cuja trova foi em 16º Lugar; Sônia Maria Nus Teixeira Nogueira da Gama, (Sônia Nuss), de Itaperuna, RJ, cuja trova foi em 17º Lugar; Mário Moura Marinho, Sorriso, Mato Grosso, cuja trova foi em 18º Lugar; Henrique Eduardo Alves Pereira, de Ocara, no Ceará, cuja trova foi em 19º Lugar e Renata Paccola, de São Paulo, cuja trova foi em 20º Lugar.

A nível Nacional foram ainda classificadas com o título de Menção Honrosa, as Trovas dos Trovadores, Luciano Izidoro de Borba, de Tombos, MG; Elvira Drummond, de Fortaleza, Ceará; Matile Facó de Paula Pessoa Queiroz, de Fortaleza, Ceará e Carlos Alberto de Assis Cavalcanti, de Arcoverde, Pernambuco. Segundo consta do Edital do Regulamento do Concurso serão entregues Troféus para os três primeiros colocados e Medalhas e Diplomas para os 20 melhores colocados em Trovas e em Poesias, tanto a nível Nacional, como a nível Estadual.

CONCURSO NACIONAL DE POESIAS

O Escritor Carlos Alberto de Assis Cavalcanti, da cidade de Arcoverde, no Estado de Pernambuco foi o grande vencedor do Concurso Nacional de Poesias de 2024, promovido pela ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores. Sua poesia, “Encanto Alado” foi classificada em 1º Lugar. Em 2º lugar foi classificada a Poesia, “Colecionamento de Insignificância” do Poeta Geraldo Trombin residente na cidade de Americana, no Estado de São Paulo e, em 3º Lugar foi classificada a Poesia, “Súplica de Amor”, de autoria de Janete Sales, residente na Vila Nhocuné - São Paulo – SP. Classificando-se ainda em 4º Lugar, a poesia “Essência”, de Helenise Bisaggio, de Juiz de Fora, MG e em 5º Lugar a Poesia “Monólogo da Última Estação”, de autoria de Marcos Antônio Campos, da Cidade de Natal no Rio Grande do Norte.

Ainda no Concurso Nacional de Poesias de 2024 foram classificados ainda em 6º Lugar, Marina Caroline de Almeida Carvalhal, de Itaperuna, RJ. 7º Lugar, Iraélcio Ferreira Macedo, da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. 8º Lugar, Maria Lúcia Spadarotto Neves, do bairro Cidade Nova em Itaperuna, RJ. 9º Lugar, Carlos Eduardo Lima de Souza, de Valinhos, São Paulo. 10º Lugar, Tarcísio Zandonade, de Brasília, Distrito Federal. 11º Lugar, Lígia Helena Pinheiro Carvalho, de São Gonçalo., RJ. 12º Lugar, Abílio Pachêco de Souza, da Cidade de Araguaína, no Estado do Tocantins. 13º Lugar, Adelgício Ribeiro de Paula, de Franco da Rocha, Estado de São Paulo. 14º Lugar, Alexandra Raimundo Vargas, da Cidade de Niterói, RJ. 15º Lugar, Bruno do Nascimento Santos, de Niterói, RJ; 16º Lugar, Angelina Dibuono, de Marsicovetere, Villa d'Agri (Potenza), Basilicata, Itália. 17º Lugar Denivaldo Piaia, de Campinas São Paulo. 18º Lugar, Ivy Mileny Braga Yassaka, de São José do Rio Preto, São Paulo. 19º Lugar, Helenise Bisaggio, de Juiz de fora, MG. 20º Lugar, Rodrigo Duque de Lima Reis da Cruz da Cidade de Valença, RJ.

A Comissão Julgadora resolveu conceder ainda, no Concurso Nacional de Poesias sete Menções Honrosas pelos trabalhos dos seguintes participantes que receberão também Medalhas e Diplomas: Angelina Dibuono, de Basilicata na Itália; Ronaldo Dória Júnior, de São Paulo; Marcelo Rodrigo Pires, da Cidade de Pirassununga, São Paulo; Elvira Drummond Miranda (Elvira Drummond), de Fortaleza, Ceará; Edite Nunes, da Cidade de Governador Valadares, MG; Alan Kosume, da Praia de Itaipuaçu, Maricá, RJ e novamente Edite Nunes, Governador Valadares, MG. A premiação é de troféus para os três primeiros colocados, sendo que do quarto ao vigésimo lugar e para as Menções Honrosas serão conferidas medalhas e Diplomas.

CONCURSO ESTADUAL DE POESIAS

No Concurso Estadual de Poesias de participantes residentes no Estado do Espírito Santo o 1º colocado foi o poeta Alex Krüger, residente em Cariacica sede, com a poesia “Attraversiano” e em segundo lugar classificou-se a Poesia “Residência do Poeta” do Acadêmico Jacimar Berti Boti, de São Silvano da Cidade de Colatina, no norte do Estado e em terceiro lugar foi classificada a Poesia Aventurança do Poeta Alex Giacomin Rebonato do bairro Honório Fraga, também em Colatina - ES. Em 4º Lugar foi classificada a Poesia “Navio a deriva”, do Poeta Marcos Bubach de Cruzeiro do Sul em Cariacica, ES e 5º Lugar foi classificada a Poesia da professora e Acadêmica Fabíola Patta Sampaio. Foram ainda classificadas as poesias de Ana Elisa Caliman, de Venda Nova do Imigrante em 6º Lugar; José Renato Coan, Vitória, ES, 7º Lugar; Aguinaldo Luiz Giuriatto, de Linhares, ES, em 8º Lugar; Denise Nascimento Moraes Monteiro, do bairro Manoel Plazza, Serra ES, em 9º Lugar; Soêmia Pimentel Cyprestes, de Vitória ES, em 10 Lugar;

A Comissão Julgadora entendeu ainda classificar os trabalhos poéticos de Iteuane Faccinni Casagrande, de Castelo, ES, cuja poesia foi classificada em 11º Lugar; Nealdo Zaidan, de Anchieta, ES, em 12º Lugar; Emílio Soares da Costa, em 13º Lugar; Liécifran Borges Martins, de Cariacica, ES, poesia classificada em 14º Lugar; Renata Machado Barreto Braga, de Marataízes, ES, em 15º Lugar; Vanderlei Messias de Barros, de Ibatiba, ES, em 16º Lugar; Giovana Cristina Schneider, de Marechal Floriano, ES, em 17º Lugar; Ana Elisa Caliman, de Venda Nova do Imigrante, em 18º Lugar; Délio Marinho Pinto, da Cidade de Aracruz, ES, em 19º Lugar; Cristina Ana Lima, de Manguinhos, Serra, ES, com poesia classificada em 20º Lugar. Foram ainda classificados com Menção Honrosa as poesias de Layo Zanete Bonete, de Castelo, ES; Aristeu Fernando Coutinho, de Cariacica Sede; Consuelo Pagani Vieira Machado; Cláudia Camilo da Silva, de Valparaíso, Serra, ES e Genival Silva Souza, de Ibatiba, ES. A premiação é de troféus para os três primeiros colocados, sendo que do quarto ao vigésimo lugar e para as Menções Honrosas serão conferidas medalhas e Diplomas.

----------------------------

RESULTADO CONCURSO ESTADUAL - TROVAS

ACLAPTCTC 2024

TROVAS – ESTADUAL

1º LUGAR -TROVA 4

EMÍLIO SOARES DA COSTA

Rua Engenheiro Cesar Dantas, 350 - Bairro Jabour - Vitória - ES.

Telefone: (27) 99751-4058, oilimecosta@hotmail.com

1º) CÓDIGO 04040424 TÍTULO TROVA 4

Aqui tem o doce mel

lindas flores com beleza.

Sou quem sinto estar no céu,

salve linda natureza!

2º LUGAR – TROVA 1

NEALDO ZAIDAN

Rua Hilda Simóes. 90 bairro são Pedro, Anchieta/ES, 29230.000 Cpf 032.960.244 -68

2º) CODIGO 02090424 TITULO TROVA 1

Vou falar de Venda Nova

do Imigrante, és a guarida.

Quero mostrar nesta trova;

o quanto você é querida!

3º LUGAR – TROVA 1

IZABEL ULIANA BASTOS

Av. Lorenzo Zandonadi 829 - apto. 201- Vila Betânia - Venda Nova do Imigrante - ES

CEP: 29.375-000 , izabeluliana@gmail.com

CODIGO 01120424 TITULO TROVA 1

As bênçãos de Deus são tantas

É fácil de conferir.

Basta olhar com humildade,

Para a gratidão surgir.

oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

4º LUGAR – TROVA 3

DR, GERALDO PEREIRA

ALVV, Villa Velha, ES

4º) CÓDIGO 03210424 TITULO TROVA 3

Já cometi muitas falhas!

Mas, na vida quem não erra?

Eu perdi muitas batalhas!

Com Jesus eu ganho a guerra

oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

5º LUGAR – TROVA 1

AGUINALDO LUIZ GIURIATTO

Av. Augusto Calmon, 730 – Apto. 504, 29900-064 – Linhares – ES

algiuriatto@yahoo.com.br – (27) 999846827

5º) CODIGO 05100524 TITULO TROVA 1

Saudade, Deus, o que é?

Por que causa tanta dor?

Será que é falta de fé?

Ou porque ainda resta amor!?

6º LUGAR – TROVA 1

MARCOS BUBACH

Bairro: Santa Bárbara. Cariacica – E.S

CEP: 29.145-120 / telefone: 27 995122130

6º) CÓDIGO 29140524 TITULO TROVA 1

Sua história e seu turismo

Trouxeram honra importante

Capital do agroturismo

Venda Nova do Imigrante

ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

7º LUGAR – TROVA 1

GENIVAL SILVA DE SOUZA

Rua: Francisco Noia, 347, Bairro: Brasil Novo, Cidade: Ibatiba-ES / CEP:29.395-000

e-mail genival.poetavagabundo@gmail.com , Cel: 28999209972

7º) CÓDIGO: 011902 Titulo: Trova 1

Por viver tão iludido

não soube reconhecer,

que era pra ter assumido

bem antes de te perder.

ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

8º LUGAR – TROVA 2

JACIMAR BERTI BOTI

End. Rua Antonio Engrácio, 503, São Silvano, Colatina-ES

Tel. (27) 988361405

8º) CÓDIGO:06220324 TÍTULO: TROVA 2

Venda Nova, puro encanto

De povo bom e acolhedor

Talentos por todo canto

Cultivam a paz e o amor

9º LUGAR – TROVA 1

SUELY DE FÁTIMA SELVATICI ZANOTELLI

Rua Érica Matiello, 70, Bairro Vitalli, Colatina ES, CEP: 29.707-105

E-mail: suelyselvatici@gmail.com , Celular: (27) 99987-1027

CÓDIGO:04260324 TROVA 1

9º) TEMA: VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Esta terra me transborda,

todo o tempo me sobeja.

O belo som, que me acorda,

é o regato, que rasteja.

ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

10º LUGAR – TROVA 3

JACIMAR BERTI BOTI

End. Rua Antonio Engrácio, 503, São Silvano, Colatina-ES

Tel. (27) 988361405

10º) CÓDIGO 07220324 TÍTULO TROBA 3

Venda Nova uma cidade

De encantos e natureza

Onde tem felicidade

Com muita alegria e beleza

11º - TROVA 1

EMÍLIO SOARES DA COSTA

Rua Engenheiro Cesar Dantas, 350 - Bairro Jabour - Vitória - ES.

Telefone: (27) 99751-4058 , oilimecosta@hotmail.com

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

12º - TROVA 5

EMÍLIO SOARES DA COSTA

Rua Engenheiro Cesar Dantas, 350 - Bairro Jabour - Vitória - ES.

Telefone: (27) 99751-4058, oilimecosta@hotmail.com

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

13º LUGAR – TROVA 2

SUELY DE FÁTIMA SELVATICI ZANOTELLI

Rua Érica Matiello, 70, Bairro Vitalli, Colatina ES, CEP: 29.707-105

E-mail: suelyselvatici@gmail.com Celular: (27) 99987-1027

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

14º LUGAR – TROVA 1

AGUINALDO LUIZ GIURIATTO

Av. Augusto Calmon, 730 – Apto. 504, 29900-064 – Linhares – ES

algiuriatto@yahoo.com.br – (27) 999846827

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

15º LUGAR - TROVA 1

MARCOS BUBACH

Bairro: Santa Bárbara. Cariacica – E.S CEP: 29.145-120 /

telefone: 27 995122130

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

16º LUGAR – TROVA 1

ZENAIDE EMÍLIA THOMES BORGES

RUA DOS POMBOS 2 EURICO SALLES CARAPINA SERRA ES, CEP: 29160 280

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

17 º LUGAR – TROVA 1

DANDARA DIAS DE OLIVEIRA

Endereço para correspondência:

Rua Coelho Neto, Bairro São Luiz Gonzaga, nº35, CEP 29.306-852

Cachoeiro de Itapemirim - ES.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

18º LUGAR – TROVA 3

AGUINALDO LUIZ GIURIATTO

Av. Augusto Calmon, 730 – Apto. 504

29900-064 – Linhares – ES

algiuriatto@yahoo.com.br – (27) 999846827

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

19º Lugar – TROVA 2

DR. GERALDO PREREIRA

AlVV– Vila Velha, ES

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

20º LUGAR – TROVA 3

EDILSON CELESTINO FERREIRA

MARATAIZES, ES

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

RESULTADO CONCURSO ESTADUAL - POESIAS

ACLAPTCTC 2024

1º LUGAR – ATTRAVERSIAMO

ALEX KRÜGER

Rua Lopes Loureiro,196, Cariacica Sede, ES, CEP: 29156140, Email: alex.zerohora@hotmail.com

Tel; 27 99890 0030 ,

CODIGO 03230424 TITULO ATTRAVERSIAMO

ATTRAVERSIAMO

Arrumando a casa dos dias

flerto com as lembranças ímpares

limpo a poeira

da estante das falas

dialogo com corações

cheios de nós

que após viram pó

quando dobram a esquina

Ajusto o ponto cruzado

do limite da dor

e as vertigens que

invadem horas póstumas

que jorram tempos passados

sob memórias avulsas

que cheiram gosto de sangue

E minha acidez trêmula

regula o termômetro do ego

entra em erupção no medo

cospe o pus do abismo

que bebe estranhos mútuos

Atravesso a ponte da tristeza

que vomita o caldo

magoado do beijo

ando nas ruas que

pregam passados

onde transitam

esperanças virgens

de um mundo sem volta

Caço o passo da dança avulsa

debruço no teto da noite de neon

sussurro palavras anônimas

que brilham

pego na barra da saia da moça

que excita meu olhar de fogo

E o sonho que

ancora nas sombras

esconde o azul do meu blues que chora dilemas

infecta o coração de alegrias

e abre fendas nas cicatrizes

da porta do futuro nu

E a mágica da vida

que me aquece

canta para morte

que nada mais é

a maciez de um aperto de mão

de uma amiga inseparável

Attraversiamo ...

2º LUGAR – RESIDÊNCIA DO POETA

JACIMAR BERTI BOTI

End. Rua Antonio Engrácio, 503, São Silvano, Colatina-ES

Tel. (27) 988361405

CÓDIGO: 02220324 TÍTULO: RESIDÊNCIA DO POETA

RESIDÊNCIA DO POETA

Moro na esquina da rua

Lá no bloco da esperança

Onde o vento faz a curva

Nos olhos da linda criança

De dia sou amigo do sol

O vento brincando na rua

Versejando nas minhas poesias

De noite, sou namorado da lua

Beijando a boca da noite

No silêncio da madrugada

O amanhecer no meu abraço

Com o canto da passarada

Viajo nas asas do vento

Junto ao olhar da saudade

A lua como companheira

Conduzindo-me a felicidade

Escrevo na boca da noite

Talvez, no romper da aurora

O tempo passa, não perdoa

Aqui, nosso futuro é agora.

3º LUGAR – AVENTURANÇA

ALEX GIACOMIN REBONATO

Rua Amarílio Caiado Fraga, 342, térreo, bairro Honório Fraga, Colatina - ES.

CEP 29704-438. alexrebonato@gmail.com Cel. (27) 9 9954-7962

CÓDIGO 04030524 TITULO AVENTURANÇA

AVENTURANÇA

A passagem do tempo é perversa.

Confunde a música e o paço da dança.

Torna toda e qualquer certeza adversa.

Abocanha os sonhos da criança.

Traz infelicidade ou infortúnio,

Pois não há como deter a mudança.

Ao ver o céu noturno em plenilúnio,

De lápides é feita a vizinhança.

Onde é possível encontrar desejo,

Que reacenda a curiosidade,

Que torne praticável a tardança?

Se a cada oportunidade ensejo,

Faz-se visível a iniquidade,

E transforma a morte em segurança!

4º LUGAR – NAVIO A DERIVA

MARCOS BUBACH

Cruzeiro do sul, Cariacica, es

5º LUGAR – POEMA CORAGEM

FABIOLA PATTA SAMPAIO

Rua José Celso Cláudio, 315, Ed Atalaia, 704, Bairro Praia das Gaivotas, Vila Velha, ES

6º LUGAR - ESTRELAS CADENTES

ANA ELISA CALIMAN

Filha de Elizio Nilo Caliman

Venda Nova do Imigrante elisacaliman@yahoo.com.br

7º LUGAR – UMA VENDA CADA DIA MAIS NOVA

AUTOR: JOSÉ RENATO COAN

Estado do Espírito Santo, VITÓRIA, Telefone de contato: (27) 998717642

Endereço eletrônico: renatoita218@hotmail.com

8º LUGAR – AH, SE EU PUDESSE ESTAR COM VOCE AGORA

AGUINALDO LUIZ GIURIATTO

Av. Augusto Calmon, 730 – Apto. 504, 29900-064 – Linhares – ES

algiuriatto@yahoo.com.br – (27) 999846827

9º LUGAR – MONTANHAS DO SUL

DENISE NASCIMENTO MORAES MONTEIRO

Rua KL - N 07 - Quadra 034 - 2 andar. Bairro Manoel Plaza - Serra - ES

CEP: 29160-492 denisemoraesartes@gmail.com

10º LUGAR – RASTROS E PEGADAS

SOÊMIA PIMENTEL CYPRESTE.

Rua Alziro Zarur, PRU, vitória, ES

11º LUGAR – UM PEDACINHO DA ITALIA ESTÁ AQUI

ITEUANE FACCINNI CASAGRANDE

Rua Moura, 564, Vila Izabel, CEP: 29.360-000 Castelo - Espírito Santo

Telefone: (28) 99919-9003, Email: iteuanec@gmail.com

12º LUGAR – NOSTALGIA

NEALDO ZAIDAN

Rua Hilda Simóes. 90 bairro são Pedro, Anchieta/ES, 29230.000 Cpf 032.960.244 -68

13º LUGAR – AMOR SEM FIM

EMÍLIO SOARES DA COSTA

Rua Engenheiro Cesar Dantas, 350 - Bairro Jabour - Vitória - ES.

Telefone: (27) 99751-4058, oilimecosta@hotmail.com

14º LUGAR – AMOR, ATRAÇÃO E PAIXÃO

LIÉCIFRAN BORGES MARTINS

Rua Nelson Costa, bairro Aparecida, Cariacica ES, Cep: 29152881

liecifranborges@gmail.com , 27 988580171

15º LUGAR – NOITE DE JUNHO

(RENATA MACHADO BARRETO BRAGA)

Barra do Itapemirim, nº158, Marataízes -ES, Cep:29345000,

email: renatamachadobarreto@gmail.com , telefone: 28999885538

16º LUGAR – CANTICO DA AUSÊNCIA

VANDERLEI MESSIAS DE BARROS, Nome artístico: “O Poeta Abençoado!”

Av. Afonso Cláudio, 651, lj 02, centro, Cidade e UF: Ibatiba-ES, CEP: 29395-000

17º LUGAR – DESAFIOS DESSA VIDA

GIOVANA CRISTINA SCHNEIDER

Rua Belarmino Pinto, 144 – Centro, Marechal Floriano/ES, CEP 20255-000-

18º LUGAR – REMINISCÊNCIAS DE LAVRINHA

ANA ELISA CALIMAN

Filha de Elizio Nilo Caliman, Venda Nova do Imigrante

elisacaliman@yahoo.com.br

19º LUGAR – SIMPLICIDADE

DÉLIO MARINHO PINTO

Rua Lagoa dos Esteves nº 05, Bairro Coqueiral de Aracruz, CEP::29199190

email: deliomarinho68@gmail.com , Cel:(27) 996227647

20º LUGAR – PARAÍSO NATURAL

CRISTIANA ANA LIMA

Rua: Domineu Rody Santana, nº 240, torre D, 708. Manguinhos - Serra ES CEP: 29 173-305 - TELEFONE 27-98871-7993, Email: anacristianamestrado@gmail.com

MENÇÃO HONROSA

Mh1 – ESCRAVA BALBINA

LAYO ZANETE BONETE

Rua Frei Manuel , 41, Centro, Castelo/ES

Telefone: (28) 999880265, Cep.: 29. 360.000, Email: layozanete@hotmail.com

Mh2 – OS DOIS OCEANOS

ARISTEU FERNANDO COUTINHO,

Rua São João 420 Cariacica Sede – ES

CEP 29156-175, Telefone: (27) 99533-6039 , Email: aristeucoutinho@gmail.com

Mh3 – ATÉ QUANDO

CONSUELO PAGANI VIEIRA MACHADO

Rua Nicolau Von Schilgen, 130, apto 1101, Mata da Praia, Vitória/ES, CEP: 29.065-130.

Telefone: (27) 999956878. E-mail: consueloarteterapia@gmail.com

Mh4 – BELEZA NACIONAL

CLAUDIA CAMILO DA SILVA

Endereço: Avenida Anchieta, 2 Valparaiso, Serra – ES . CEP: 29.165.798

Telefone: (27) 99908-5738; (27) 99686-2976

E-mail: claudiacamilo1@hotmail.com

Mh5 – NÃO SEI PEDIR PERDÃO

GENIVAL SILVA DE SOUZA

Rua: Francisco Noia, 347, Bairro: Brasil Novo, Cidade: Ibatiba-ES / CEP:29.395-000

e-mail genival.poetavagabundo@gmail.com, Cel: 28999209972

REALIZAÇÃO: ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, antigo CTC, Clube dos Trovadores Capixabas. De 06 a O9 de junho de 2024. LOCAL: Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, na Cidade de Venda Nova do Imigrante, ES.

APOIO: O XXI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, de modo especial do Prefeito Paulinho Mineti e do Senhor Fábio Altoé da Secretaria de Turismo, Cultura e Artesanato. Foi registrado ainda o apoio da Senhora Diomedes Maria Caliman Berger, ex-Secretária Estadual de Turismo e nomeada pela Diretoria da ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores a Presidente da Comissão organizadora do XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES. Foi uma personagem incansável na organização do evento. Destaque ainda pelo apoio da Academia de Letras e Artes de Venda Nova do Imigrante através da Presidente Ireni Peterle e membros da Diretoria e diversos Senhores Acadêmicos e apoio do Mestre Geneci Ferreira, do Grupo Folia de Reis, do Maestro Jorginho do Sax e dos maestros dos Corais e do Gruppo Folkloristico Granello Giallo, bem como das Rainhas da Festa da Polenta e várias festas da Cidade, presentes durante vários momentos do Congresso e da Rainha dos Trovadores, Carla Caliman que com sua simpatia e beleza encantou e inspirou os poetas.

Destaque também para o apoio do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Herivelto Uliana, bem como o apoio do ex-vereador de Vila Velha Dr. Joel Rangel e da Vereadora Aldi Caliman, de Venda Nova do Imigrante que foi a responsável pelos contatos iniciais para que o evento cultural fosse realizado em Venda Nova do Imigrante. O evento contou ainda com os seguintes Patrocinadores: SICOOB – Rádio FMZ, 107, 1 – Casa da Cultura – Festa da Polenta – Governo do Estado – Convention e Bureau Montanhas Capixabas – Multishow – Sebrae – Senac – FeComércio - Embalagens SAMJ e Orquidário Lô Caliman.

Apoio ainda da Secretaria de Turismo, Cultura e Artesanato e Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante; Comerciantes e Moradores.

DEFINIÇÃO DE TROVA

A Trova é uma composição poética, ou seja, uma poesia que deve obedecer às seguintes características:

1- Ser uma quadra. Ter quatro versos. Em poesia cada linha é denominada verso.

2- Cada verso deve ter sete sílabas poéticas; ou seja, cada verso deve ser setesilábicos. As sílabas são contadas pelo som.

3- Ter sentido completo e independente. O autor da trova deve colocar nos quatro versos toda a sua ideia. A trova difere dos versos da Literatura de Cordel, onde em quadra ou sextilhas, o autor conta uma história que no final soma mais de cem versos, ou seja, cem linhas. A Trova possui apenas 4 versos, ou seja, 4 linhas.

4- Ter rima. A rima poderá ser do primeiro verso com o terceiro e o segundo com o quarto, no esquema ABAB, ou ainda, somente do segundo com o quarto, no esquema ABCB. Existem Trovas também nos esquemas de rimas ABBA e AABB.

Segundo o escritor Jorge Amado: "Não pode haver criação literária mais popular e que mais fale diretamente ao coração do povo do que a trova. E através dela que o povo toma contato com a poesia e por isto mesmo a Trova e o Trovador são imortais".

Todo Trovador é poeta, mas nem todo poeta é trovador.

EXEMPLO DE TROVA:

Nesta casa tão singela

onde mora um Trovador

é a mulher que manda nela

porém nos dois manda o amor.

(Clério José Borges)

=============================================================

FUNDAÇÃO DA ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores,

Histórico da ACLAPTCTC.

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada no último sábado, dia 18 de novembro de 2017, foi fundada no bairro de Eurico Salles, no Município da Serra no Espírito Santo a Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, de sigla ACLAPTCTC, antigo Clube dos Trovadores Capixabas, CTC. A proposta apresentada pelo Presidente do CTC, Clério José Borges foi apoiada por todos os presentes a exceção da Associada Magnólia Pedrina Sylvestre, que se manifestou contra em face aos 38 anos de história do CTC fundado a 1º de Julho de 1980 e líder na realização de eventos culturais no Estado do Espírito Santo. Segundo o Escritor João Roberto Vasco Gonçalves, Secretário Geral do CTC, o Clube dos Trovadores Capixabas não morreu, apenas galgou o Status de Academia de Letras E Artes, tendo agora um quadro de 50 Cadeiras de Acadêmicos Imortais com os seus respectivos Patronos, todos nascidos ou residentes no Estado do Espírito Santo e um quadro indefinido de Acadêmicos Correspondentes, nascidos ou residentes nos demais Estados da Federação e no Exterior.

O Clube dos Trovadores Capixabas, CTC é uma entidade cultural sem fins lucrativos de divulgação da Trova e da Poesia em Geral. Foi fundado por Clério José Borges, Trovador Capixaba, com base numa idéia do escritor Eno Theodoro Wanke, a 1º de Julho de 1980, na cidade de Vila Velha, Estado do Espírito Santo. Para comemorar o aniversário do CTC, foram organizados anualmente os Seminários Nacionais da Trova, que aconteceram de 1981 ao ano 2000, sendo que em 2001 foram iniciados os Congressos Brasileiros de Trovadores, que não possuem uma regularidade anual e nem de local. O CTC hoje é a ACLAPTCTC, ACADEMIA CAPIXABA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES.

2017 - 18 de novembro. Na data de sua fundação a ACLAPTCTC elegeu a sua Diretoria composta das seguintes Personalidades Culturais: Presidente da Diretoria Executiva: Clério José Borges de Sant Anna. Vice-Presidente da Diretoria Executiva: Kátia Maria Bobbio Lima. Secretário Geral da Diretoria Executiva: João Roberto Vasco Gonçalves. 1º Secretário da Diretoria Executiva: Soêmia Pimentel Cypreste. Tesoureiro Geral da Diretoria Executiva: Clérigthom Thomes Borges. Conselho Fiscal. Conselheiro Fiscal Titular Presidente: Edilson Celestino Ferreira. Conselheiro Fiscal Titular Vice-Presidente: Andréia da Silva Fraga; Conselheiro Fiscal Titular Secretário: Albércio Nunes Vieira Machado. Conselheiro Fiscal Suplente: Emílio Soares da Costa. Conforme o artigo 19 do Estatuto, o mandato da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal é de cinco anos, de 18 de novembro de 2017 a 18 de Novembro de 2022, período em que atuarão administrativamente, sem Remuneração.

2022 - 18 de novembro. Na data do seu QUINTO ANIVERSÁRIO de sua fundação a ACLAPTCTC elegeu a sua SEGUNDA Diretoria composta das seguintes Personalidades Culturais: Presidente da Diretoria Executiva: Clério José Borges de Sant Anna. Vice-Presidente da Diretoria Executiva: Kátia Maria Bobbio Lima. Secretário Geral da Diretoria Executiva: João Roberto Vasco Gonçalves. 1º Secretário da Diretoria Executiva: Josiara Oliveira da Silva. Tesoureiro Geral da Diretoria Executiva: Clérigthom Thomes Borges. Conselho Fiscal. Conselheiro Fiscal Titular Presidente: Edilson Celestino Ferreira. Conselheiro Fiscal Titular Vice-Presidente: Andréia da Silva Fraga; Conselheiro Fiscal Titular Secretário: Jacimar Berti Boti. Conselheiro Fiscal Suplente: Emílio Soares da Costa. Conforme o artigo 19 do Estatuto, o mandato da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal é de cinco anos, de 18 de novembro de 2022 a 18 de Novembro de 2027, período em que atuarão administrativamente, sem Remuneração.

=========================================

ACLAPTCTC - ACADEMIA CAPIXABA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES.

Antigo CLUBE DOS TROVADORES CAPIXABAS, CTC. Registro no Cartório do 1º Ofício da 2ª Zona da Serra, Pessoa Jurídica sob o N.º 17.779, em 11/05/2018 e N.º 7.300, em 25/05/2018. / CNPJ N.º 30.725.599/0001-91 - Rua dos Pombos, 2 – Eurico Salles, Carapina, Serra, ES. CEP: 29160-280. Contatos Presidência: Tel.: 27 3328 0753 / 27 9 92 57 82 53 – clerioborges2013@gmail.com; Contatos com a Secretaria Geral: robertovasco@hotmail.com; – Tel.: 27 - 9 99 63 04 71.