APROVEITANDO O SOL RADIANTE

Prólogo

O mundo pertence a quem ousa inovar e superar suas próprias dificuldades. - (Nota deste Autor).

APROVEITANDO O SOL RADIANTE

Segunda-feira, 18/03/2024 - 07h:30min

Hoje eu quis acordar cedo. O esplendor do sol estava me convidando para uma forte (rápida) caminhada de apenas sete quilômetros.

Caminhando na Juscelino Kubitschek... Pensei, como sempre faço nessas ocasiões:

Quantas pessoas com a metade ou menos da minha idade, adolescentes, e outras criaturas, não menos indulgentes, neste instante, estão dormindo a sono solto, alheios ao calor do sol benevolente e radiante?

Não tenho dúvida: Para quem não se cuida... Dias piores, muito piores, virão.

Ninguém quer dias ruins, mas as escolhas erradas fazem os dias mais cinzentos, frios, e sem o esplendor que necessitamos.

LEMBRANÇAS ALVISSAREIRAS

Em minha caminhada edificante lembrei-me das palavras do tio Wagner quando dizia:

"Eu também já fiz escolhas erradas. Hoje não as faço mais. Fiquei cauteloso e esperto. No entanto, tenho consciência de que pagarei pelo resto de minha vida por minhas escolhas erradas." - (sic).

Já o amado tio Fernando dizia:

"Nunca devemos nos vitimizar! Quando a gente reclama menos e luta mais para sair de uma dificuldade o sol parece ter um brilho mais simpático e os dias ficam mais prazerosos." - (sic).

Certa ocasião o meu tio Eugênio, o mais filosófico, disse:

"Não há a necessidade de caminhar rápido. Apenas siga caminhando porque a força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável conhecida por determinação." - (sic).

Arrematando, o meu herói tio Eugênio disse:

"Se uma meta antiga já não te faz mais feliz, elimine-a sem culpa nem dó! Não precisamos conquistar o mundo todos os dias! Dias complicados e difíceis fazem parte da vida. O bom é que passam e depois aparecem os dias melhores." - (sic).

CONCLUSÃO

A vida tem altos e baixos momentos, exige caminhadas curtas e longas, mas há paisagens para se observar durante todo o caminho. O segredo é saber para onde olhar.