O Retrato de Dorian Gray" de Oscar Wilde.

1. Crítica Estilística e Formalista:

• Ao analisar "O Retrato de Dorian Gray" sob uma lente estilística e formalista, os teóricos literários podem examinar a linguagem e o estilo de escrita de Oscar Wilde. Isso inclui a sofisticação de sua prosa, o uso de diálogos inteligentes e a atenção aos detalhes estilísticos. Essa abordagem permite uma apreciação mais profunda da estética da obra e da habilidade de Wilde como escritor.

2. Crítica Psicanalítica:

• A crítica psicanalítica, baseada nas teorias de Sigmund Freud, pode ser aplicada para explorar os aspectos psicológicos dos personagens, como o conflito interior de Dorian Gray e as motivações por trás de suas ações. Também pode examinar os temas de repressão, desejo e narcisismo presentes no romance.

3. Crítica Pós-Colonial:

• Embora "O Retrato de Dorian Gray" seja uma obra da literatura ocidental, a crítica pós-colonial pode examinar como a cultura e a sociedade britânicas da época podem ter influenciado a visão de Wilde sobre a moralidade e a decadência. Além disso, essa abordagem pode considerar a representação de personagens não britânicos na obra.

4. Estudos de Gênero e Crítica Feminista:

• A crítica feminista pode analisar a representação das mulheres na obra, como Sibyl Vane, e como elas são retratadas em relação ao protagonista masculino. Também pode explorar temas de objetificação e controle masculino sobre as personagens femininas.

5. Estudos Culturais:

• Através dos estudos culturais, é possível examinar como "O Retrato de Dorian Gray" reflete as normas sociais e os valores da sociedade vitoriana. Isso inclui a ênfase na aparência exterior, a repressão sexual e a hipocrisia da alta sociedade.

6. Intertextualidade:

• A análise da intertextualidade pode investigar as influências literárias e culturais que moldaram a obra de Wilde, como o movimento estético do século XIX e a influência de autores como Lord Byron. Também pode explorar como Wilde dialoga com outras obras literárias em seu romance.

7. Narratologia:

• A narratologia pode ser aplicada para analisar a estrutura narrativa da obra, incluindo o uso de múltiplos narradores e perspectivas. Isso permite uma compreensão mais profunda da forma como a história é contada e como isso afeta a percepção do leitor sobre os personagens e os eventos.

Essas são apenas algumas das muitas abordagens teóricas que podem ser aplicadas à análise de "O Retrato de Dorian Gray." A riqueza da obra de Wilde oferece uma ampla gama de possibilidades de exploração sob o olhar crítico da teoria literária, tornando-a uma obra fascinante para estudar e debater sob diferentes perspectivas.

Junior Lima (Messias)
Enviado por Junior Lima (Messias) em 21/09/2023
Código do texto: T7891102
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.