A SABEDORIA DO TIO WAGNER
Prólogo
Sem saber a causa me lembrei do saudoso tio Wagner quando ele me dizia:
“Os humanos gostariam de voar. Já os pássaros, se pensassem e falassem iguais aos humanos, diriam: “Ah! Como seria excelente se eu pudesse nadar.”. – São os eternos insatisfeitos! – Disse-me, sibilante, do alto de sua comprovada experiência.
PALAVRAS DO TIO WAGNER
Há pessoas, que por mais que tenham, aparentemente, motivos para se sentirem bem e alegres com a vida que Deus lhes concedeu, sentem-se sempre descontentes e insatisfeitas.
Falta-lhes sempre algo, alguma coisa. Queixam-se de tudo e raramente sentem que algo está bem. Os insatisfeitos dão maior ênfase ao que não têm e contam vantagens com as riquezas e conquistas dos outros.
O eterno insatisfeito vive triste... Isso é óbvio, é um infeliz. Invadido por um cinzentismo que lhe encurta a visão da paleta de cores da vida, sua trilha é escura, o andar é lento e preguiçoso... Falta-lhe o brilho da vivacidade, do interesse ou da esperança.
Sem esperança, o acomodado hipócrita, insatisfeito, se vitimiza e diz que: "apenas passa por uma fase difícil igual a de tantos muitos outros.".
Assina: Tio Wagner.
CONCLUSÃO
A insatisfação é ruim quando está vinculada ao consumo desenfreado. Eu não tenho nada contra o consumo porque, embora eu não seja um perdulário, também tenho meus sonhos, mas temos de tomar cuidado para que esse consumismo seja minimamente consciente, controlado, para não frustrar de forma medonha o esbanjador.
Algumas pessoas são cultas, educadas, gratas e gentis... Outras são desconfiadas, rudes, ingratas, inconformadas, vitimistas, mal-educadas, descorteses, ressentidas, hipócritas e vingativas. Não há dúvida: Nós humanos, quase sempre, somos opostos, eternos insatisfeitos e desiguais.
Enfim, se por um lado estar insatisfeito leva o indivíduo, às vezes, a se aprimorar e buscar outros caminhos, por outro lado é capaz de promover um permanente descontentamento.