LIPOGRAMA, O Desafio das Vogais

Escritores gostam de desafios e alguns são muito bons para exercitar a criatividade. A capacidade de elaborar textos herméticos ou não, depende da vontade de sentar e se deixar levar pelas correntezas lexicais. Um desafio que aceitei e não fui muito feliz foi acerca da pontuação. Escritores, vocês já tentaram escrever parágrafos longos sem pontuação? Um texto coerente, que não faça uso nem de vírgulas e nem de outra pontuação qualquer? Eu confesso que não consegui. Fiz um parágrafo de três linhas e a semântica ficou para trás. Depois, tentei escrever um poema sem fazer uso de uma vogal escolhida. Vejam como ficou:

ESTOU OUVINDO VOCÊ – (Poema sem a letra ‘a’)

https://www.recantodasletras.com.br/poesias/7772305

A esse desafio dá-se o nome de LIPOGRAMA, que nada mais é do que uma composição literária em que uma ou mais letras do alfabeto deixam de ser empregadas propositadamente com o objetivo de desafiar o escritor e criar um efeito estilístico diferente. O desafio das vogais é um tipo específico de lipograma, no qual o escritor tenta escrever um texto sem usar, nenhuma vez, a vogal escolhida. Nesse caso, a letra ‘A’ foi descolocada, sendo selecionadas palavras que fizeram o texto adquirir sentido sem prejuízo da ausência da vogal excluída. Você pode tentar e nos enviar sua composição. Depois, o desafio foi sendo explorado com a exclusão das outras vogais. A letra ‘E’ ficou fora do segundo texto, e a letra ‘I’ foi preterida do último poema. É verdade que parei na letra ‘i’ porque esse desafio exige tempo, e qual marido tem tempo ocioso em casa? Desafios são bons, mas o desafio maior é ter tempo para trabalhar como escritor em casa. Esse lipograma é um desafio composto sem métrica, com versos livres. Vejam como ficou o terceiro poema:

CORAÇÃO VALENTE – (poema sem a letra ‘i’)

https://www.recantodasletras.com.br/poesias/7772152

Outro desafio bastante criativo é construir textos com palavras iniciadas com a mesma letra. Tipo aquela história do ferreiro Fernando Ferreira Fagundes, que a gente lia pela escola nos anos 80 como um texto inteligentíssimo. Hoje em dia, deve circular pela internet com a assinatura de algum cronista famoso, como Fernando Veríssimo, Drauzio Varella ou outro renomado escritor. Esse desafio é uma forma fácil e formidável de fomentar a fabricação de formosas facécias. Um repto melhor constituído e mais desafiador poderia ser produzir sonetos com palavras iniciadas com a mesma letra. Se você, amigo leitor, tiver um desafio para compartilhar, ficaremos felizes em saber como foi aceitá-lo e quem sabe, nos desafiar também. Quem sabe eu não aceito?

Paulo Siuves é escritor e bacharel em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

Paulo Siuves
Enviado por Paulo Siuves em 25/04/2023
Código do texto: T7772405
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.