20-A - A auto-análise, ou auto-correcção
Em primeiro lugar, conforme já o temos dito anteriormente,
este texto destina-se especificamente a Estudantes,
sobretudo àqueles que não tenham a possibilidade de terem junto de si
quem possa dar-lhes uma melhor orientação.
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O aspirante a escritor terminou um texto - um conto, uma novela...
Ora, nós só ficamos tranquilos quanto aos nossos trabalhos, se soubermos fazer a sua AVALIAÇÃO!
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O objectivo deste nosso capítulo de hoje, é fornecer as noções de AUTO-AVALIAÇÃO necessárias para tomarmos consciência da qualidade dos nossos textos.
Explicando-me por outras palavras:
Este nosso capítulo de hoje vai ser uma repetição de tudo o que já foi dito anteriormente! Mas segundo uma orientação diferente.
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Então:
Você terminou um texto:
Em que categoria, ou género, classificaria este seu texto? Quanto a si, o seu texto é uma NOVELA, um CONTO, ou um SKETCH?
Como não podemos estar sentados à mesma mesa, a conversar, vou ter que ser eu a dar a resposta, não é?
Então, aqui em TEORIA LITERÁRIA, recordemos o capítulo 18:
18 – CONTO... NOVELA... ROMANCE – De que se trata?
Aí, vemos que um CONTO é um TEXTO NARRATIVO:
Então, o que é uma NARRAÇÃO – ou NARRATIVA?
Uma NARRATIVA é um relato sobre um acontecimento, ou uma série de acontecimentos.
Assim, para termos uma NARRATIVA, temos que ter um NARRADOR.
E o Narrador tem que APRESENTAR:
ONDE se vai passar a história – tem que DESCREVER o LOCAL
QUANDO acontecem os episódios narrados – tem que DESCREVER os diferentes MOMENTOS
QUEM toma parte na história – tem que DESCREVER as características físicas e psicológicas das PERSONAGENS
Quanto ao MOMENTO da história:
A história pode acontecer apenas em UM momento, ou pode acontecer ao longo de VÁRIOS momentos
= Então, pensemos assim:
1- Comecemos por analisar QUANTOS MOMENTOS existem no texto (no conto, na novela....)
- Será que cada momento foi bem caracterizado (bem DESCRITO)?
2- Descrevi o LOCAL (uma sala, ou uma praça pública, um jardim, um restaurante, um ‘dancing’, um hotel, um navio de cruzeiro, a carruagem de um comboio, um aeroporto...?)
3- Ao longo do texto, a PERSONAGEM teve sempre a mesma disposição de espírito? Esteve sempre bem disposta? Ou teve momentos de preocupação – de medo – de angústia – de alegria – de descontracção – de sonho e devaneio – de revolta – de tristeza – de desânimo... de coragem... ?
4- Recordemos que uma narrativa com dinamismo, vai fazendo uma alternância entre DESCRIÇÃO e NARRATIVA, e aí, só o autor saberá como organizar o seu texto:
Por vezes, a descrição terá que ser mais longa, por vezes, poderá ser muito breve!
5- É importante não esquecer que quer se trate de um conto, ou novela, ou romance, temos que DINAMIZAR o RITMO dos FACTOS narrados:
E é mesmo sobre isso que temos estado a falar! Estivemos a dizer que vamos ALTERNANDO a narrativa e a descrição!
Mas há ainda os DIÁLOGOS!
Quando introduzimos um DIÁLOGO na localização apropriada do texto, o conto ganha vida! O LEITOR irá sentir-se a presenciar os acontecimentos, como se fossem reais, como se fossem autênticos!
De facto, a introdução do DIÁLOGO permite que o Leitor imagine a cena de forma tão vívida como se estivesse... no Teatro!
6- Para terminar:
Há um pormenor que não pode ser descurado: a PONTUAÇÃO!
É a "pontuação" que realça a intencionalidade com que se exprime a personagem, o seu estado de espírito ! Veja como estas duas frases são diferentes! Têm as mesmas palavras, MAS SÃO DIFERENTES:
- Já chegou a Primavera!
Ou então:
- Já chegou a Primavera?
6.1- Relacionado com a PONTUAÇÃO, temos um pormenor importante:
Regra geral, quando queremos dar uma ideia de uma ACÇÃO prolongada: fazemos frases longas, frases "descansadas";
Quando queremos sugerir SURPRESA, DECISÕES ou MOVIMENTOS - RÁPIDOS: fazemos frases "curtas", frases "breves".
7-
Finalmente: ter presente ainda o seguinte:
= Terminámos um texto!
Vamos relê-lo!
A auto-análise é muito útil!
É sempre necessário RELER todo o conjunto da nossa obra, quer ela seja muito breve ou muito longa! Esta é a nossa última etapa, a etapa da auto-análise, ou auto-crítica, ou auto-correcção!
Depois desta última etapa, poderá entregar o seu texto, o seu trabalho, ao seu Professor ou Professora!
Myriam
5 de Abril de 2023