OS OPOSTOS E DESIGUAIS

Prólogo

"Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade." – (Sic) – (Frase atribuída ao filósofo Aristóteles).

Há quem discorde dessa visão do notável pensador Aristóteles que operou significativas mudanças na Filosofia Antiga, produzida na região da Grécia.

Sem querer discutir o mérito da erudição da frase quero dedicar este pequeno escrito a quem possa compreender o meu ponto de vista quanto aos opostos e desiguais. – (Nota deste Autor).

OS OPOSTOS E DESIGUAIS

Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol. Hoje o dia está bonito, mas amanhã ou depois de amanhã, poderá chover e tudo será diferente e desigual.

O dia e a noite são mágicos. Um é luz, o outro é escuridão. E, a depender da visão dos diferentes, ambos são bonitos mesmo sendo desiguais.

Assim somos nós, seres humanos, com nossas manias, costumes, virtudes e defeitos transmitidos, compreendidos ou não, tais quais miasmas desiguais.

Algumas pessoas são cultas, educadas, gratas e gentis... Outras são rudes, ingratas, inconformadas, vitimistas, mal-educadas, descorteses, ressentidas e vingativas. Não há dúvida: Nós humanos, quase sempre, somos opostos e desiguais.

CONCLUSÃO

Certa ocasião alguém de respeitável bom senso me perguntou: "Wilson, qual o segredo para se manter uma relação socioafetiva longeva, duradoura?" – Respondi sem receio de engano:

Para manter a relação saudável depois de passada a etapa de atração, é importante ter reconhecimento e diálogo. E isso pode acontecer mesmo em relacionamentos de pessoas sociocultural completamente diferentes.

Enfim, basta haver o respeito, e objetivos comuns para o futuro. Esse sempre deve ser o ponto principal sem esquecer de um aprender a conviver com os defeitos do outro. Ora, isso funciona até, e principalmente, para os opostos e desiguais.