AS REFLEXÕES DO EUGÊNIO

Prólogo

Em 1956 Gamal Abdel Nasser presidente de seu país (Egito) de 1954 até sua morte em 1970 dizia: “Todos sonhamos com a glória de uma nação, mas é preciso criar essa glória.” – (SIC).

SOBRE AS REFLEXÕES DO EUGÊNIO

Se os projetos na sua vida parecem um pouco lentos nas realizações desejadas, talvez seja a vida lhe dizendo que você está querendo progredir rápido demais. Para boas recompensas não há atalhos. Trabalhe duro para colher bons resultados.

Tenha paciência e saiba que tudo nesta vida precisa de foco, determinação e resiliência, não necessariamente nesta ordem. Muitas pessoas ficam paralisadas diante da possibilidade de falhar antes mesmo de tentar inovar e acabam por nunca tirar seus planos da mente e/ou do papel.

RECOMEÇAR E INOVAR É PRECISO

Ora, não devemos ter medo de começar ou (re)começar um projeto de vida quantas vezes forem necessárias, independente de idade, da cultura, profissão ou situação econômica.

Não queremos, mas os hospitais e clínicas estão lotados, os presídios cheios de meliantes; nas ruas há subumanos viciados drogados e desempregados, famintos, embriagados e miseráveis.

Enquanto isso, nos cemitérios, os coveiros estão à espera dos inquilinos que não desejavam essa triste morada. Portanto, alegremo-nos pelas provações, dádivas e bênçãos divinas concedidas aos felizes vencedores por mérito.

O TERROR DE UMA CONSCIÊNCIA CULPADA

A sociedade brasileira está decepcionada com o poder legislativo, com o STF, TSE e, até com a grande maioria dos políticos e os oficiais de altas patentes das Forças Armadas.

Todavia, quem está vivenciando sofrimento maior, mais vergonhoso e em conflito com as suas consciências são os que se revelaram indignos, mas mesmo assim esses hipócritas retornaram à cena do crime.

A suspeita sempre persegue a consciência culpada. O desleal, o criminoso corrupto e ladrão, vê em cada sombra, em cada esquina, em quem dele se aproxima, um perigo que o ameaça.

ALGO NÃO ESTÁ CERTO NA INVERSÃO DOS VALORES MORAIS

Para mim, que fiquei mais de 32 anos servindo à Patria, incorporado ao glorioso Exército Brasileiro, é difícil não me incomodar com o despautério, ação ou comportamento despropositado, de alguns oficiais superiores e generais.

Eles, esses outrora respeitáveis militares, se deixaram influenciar pelo falso brilho, hipocrisia da política, tal qual fogo-fátuo, isto é, em processo de decomposição ou putrefação. Isso é péssimo para a imagem das Forças Armadas! Escrevo isto de maneira muito clara.

Fico triste ao ler e ver vídeos sobre esses oficiais das mais altas patentes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) serem alvo de chacotas por memes, sendo chamados de desleais, covardes, mentirosos e traidores da Pátria. E seus subordinados sabem disso porque a maioria tem acesso às redes sociais.

Critiquem alguns militares das Forças Armadas, mas saibam que há excelentes militares na reserva e na ativa.

Claro que o artigo 220, da CF/1988, estabelece limites e afirma que opiniões desfavoráveis e apreciações críticas às instituições militares não encontram amparo para o enquadramento e, portanto, são excludentes de pena.

Todavia, não se confunda crítica com ofensa! Deve-se ter, de forma muito cristalina, que o crime é o de ofensa e não de crítica. Detalhe: Em uma crítica é vedado o anonimato! Essa proibição do anonimato é pelo direito de resposta do criticado.

SOBRE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Vejo e ouço o atual presidente da República e comparsas que, com empáfia ele chama de "companheiros", sendo cruéis contra si mesmos, isto é, sobreviverem às escondidas, cercado por seguranças, desconfiando de tudo e de todos, sob o terror de uma consciência culpada. O medo da deslealdade e traição os apavora!

Eu aprendi por estudo, pesquisa e ensinamento: “Liderança é ação, e não posição” – Donald McGannon. “Não é o dinheiro que importa. São as pessoas que você tem e como você as lidera” – Steve Jobs. “Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos” – Sócrates.

CONCLUSÃO

É Fato... A maior parte da sociedade do planeta Terra está receosa (medrosa) e doente! Essa doença pode ser o câncer, a depressão ou a esquizofrenia.

Há quem afirme, não sou exceção: O câncer é o esfacelamento familiar, a mídia parcial, a desigualdade social, as drogas e a corrupção incentivadas pela cupidez. A cura para esses males são, respeitando todas as opiniões contrárias: A educação, a justiça social e a decência política.

Sobre a depressão, em todo o mundo, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com esse transtorno. A depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma importante para a carga global de doenças. Mulheres são mais afetadas que homens. No pior dos casos, a depressão pode levar ao suicídio.

A esquizofrenia caracteriza-se por psicose (perda do contato com a realidade), alucinações (percepções falsas), delírios (crenças falsas), discurso e comportamento desorganizados, embotamento afetivo (variação emocional restrita), déficits cognitivos (comprometimento do raciocínio e da solução de problemas) e disfunção ocupacional e social.