CONVERSANDO COM MEU HETERÔNIMO EUGÊNIO

Prólogo

Gosto de conversar com meu heterônimo Eugênio. Não. Isso não é loucura nem tampouco autoafirmação. Eugênio é um cara legal: É pragmático, inteligente, resiliente, estudioso e, às vezes, quando escreve, assume esse conhecido e aprovado ar professoral.

Eu sou um ortônimo incorrigível. Costumo alterar os nomes das pessoas, inclusive o meu.

Não sei quando nem de onde surgiu essa ideia, mas de repente eu me surpreendi pensando, falando e escrevendo como se fosse outra pessoa. Pronto: Surgiu o heterônimo Eduardo, Eugênio, Fernando, Gerônimo, Henrique, e tantos outros.

Outrora Eugênio escreveu curtos, mas grandes textos com temas diversificados. Neste instante quero compartilhar com todos os meus milhares de leitores essas preciosidades linguísticas. – (Nota deste Autor).

SOBRE O AMOR VERDADEIRO

Não existe amor verdadeiro vinculado à infelicidade causada por quem se acomoda e lhe faz escravo, refém de sua bondade e consideração.

Se quer prolongar o amor e o respeito por si mesmo, sublimando sua autoestima, não permita que o temor e a desconfiança lhe domine em relação à pessoa amada.

O AMOR SEMPRE SE RENOVA

Mesmo que não possamos mudar o que ficou para trás, a vida nos dá a oportunidade de escrever e/ou contar histórias novas com a vantagem da experiência adquirida.

Não perca a oportunidade de amar por medo de sofrer. É preciso inovar, se renovar a cada dia... Por isso, não perca a oportunidade de viver um amor intenso, realizando todas as suas fantasias sem receio de outra decepção.

EQUILIBRANDO AS RELAÇÕES SOCIOAFETIVAS

A lua perguntou ao sol: "Por que estás sempre tão quente?" – O sol respondeu: "Meu calor é para abrandar e equilibrar a tua frieza".

Assim deveríamos ser nós, os seres humanos, com nosso calor afetivo, equilibrando as relações sociais, com a magnânima tolerância às ações rudes dos menos sociáveis.

OS SERES EFICIENTE E DIGNIFICANTE

Dirigindo-se a mim Eugênio disse sibilante: – Eu sou eficiente! Você é dignificante! Em minha mente há duas palavras fortes como a força do universo que rege a natureza humana.

São as palavras: Eficiente e Dignificante. Às vezes, sou ao mesmo tempo eficiente e dignificante, mas prefiro ser eficiente quando você é dignificante.

Os seres eficiente e dignificante só funcionam de forma perfeita e eficaz quando se apoiam e respeitam regras simples de convivência socioafetiva e confiando uma na outra.

Quando as ações e a violação dessa confiança são irresponsáveis a ponto de comprometerem a cumplicidade, a discrição, a eficiência e a dignidade dos mais sublimes propósitos...

É chegado o momento de mudar atitudes, fazer uma boa reflexão sem a necessidade de dizer adeus ou sair à francesa.

CONVIVENDO COM PESSOAS TÓXICAS

Às vezes, em alguns momentos de sofrida solidão, a nossa fé nos ameaça abandonar.

Nossa determinação diminui e tudo, inclusive nossa esperança, parece que vai desmoronar.

É nessa ocasião que precisamos esquecer pessoas tóxicas, acomodadas, vitimistas e sem coragem de trabalhar para ganhar o próprio sustento.

Façamos uma prece e sigamos em frente. Somos vencedores e não podemos nos permitir e deixar nos contaminar pelos perdedores.

VALORIZANDO A DISCRIÇÃO

Antes de abrir seu coração para qualquer pessoa, certifique-se se será compreendido, se haverá cumplicidade. Antes de contar um segredo certifique-se se seu segredo não será compartilhado.

Relações afetivas devem ser íntimas e só ao casal interessa. Por conta dessa verdade eu ensino: Um segredo deixa de ser segredo quando com uma só pessoa é compartilhado.

Portanto, feche sua boca para todos os imaginados erros... Assim as supostas verdades ficarão de fora.

SOBRE O CARÁTER DOS ELEITORES

Trata-se o caráter de um complexo sistema composto por nossas virtudes a respeito do que é certo ou errado. Caracteres são diferentes e, às vezes, incompreendidos, mas precisam ser respeitados.

Na linha desse entendimento podemos afirmar que o eleitor votará sempre e quando lhe for dada essa oportunidade num candidato com quem tenha afinidade, empatia ou semelhança de caráter.

O NÃO AO VITIMISMO

O mundo dá voltas, o tempo passa, as pessoas evoluem, a vida é mágica, e quem fica parado, acomodado na mesmice, vai ficando para trás.

Todo mundo passa por problemas na sua vida. Mas, num momento, tudo volta a ser luz, gratificante e ótimo de novo.

A vida é feita de mudança e crescimento, mas esse evoluir só depende de nós, do foco e atitudes positivas, sem vitimismo.

SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

Não se desvincule jamais de sua família, das pessoas honestas, boas e leais que, mais cedo ou mais tarde, poderão lhe ajudar a resolver alguns problemas inerentes à vida material.

Todos precisamos de todos. Não se esqueça que o se afastar, sem ressentimentos, só fará algum sentido se acabar o respeito, a confiança, a lealdade e a consideração.

VALORIZANDO A GRATIDÃO

Aprendi que na vida nem tudo são flores, nem todos os dias têm o calor do sol. O certo é que não há tristeza que não passe, nem felicidade que dure para sempre.

Os dias nublados vão vir, as flores vão murchar, mas depois a primavera certamente vai chegar.

Esse será o momento de agradecer a Deus e se manter cada vez mais fiel a quem sempre quis lhe ajudar.

Os amigos fazem a nossa vida ser mais leve, divertida e feliz, principalmente quando nos cercamos de amizades fiéis, honestas e verdadeiras.

Por isso e pela pessoa sensata que você é, mantenha-se cercada, não apenas de amigos leais e sinceros, mas sobretudo de familiares gratos e solidários.

SOBRE A MENINA PRINCESA

A natureza feminina é complexa e rica, é mãe na natureza, é mulher fortaleza onde queira estar, é um relicário e/ou depósito perfumoso onde se guarda um tesouro para quem deseja, possa e se proponha a conquistar e manter, mas nunca dominar.

Assim é minha menina princesa Fabianne que, por nada nem ninguém, não se deixa dominar.

CONCLUSÃO

Enfim, concluo este texto escrevendo que, igual à mama (peito) de homem, o padecer não serve para nada porque limita a eficiência espiritual. Sofrer é sempre culpa das nossas infelizes escolhas!

Sofrer é uma fraqueza eminentemente humana. Mas para minimizar um sofrimento futuro aconselho solene:

Treine enquanto os acomodados dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles apenas sonham com a certeza de que você fez o certo!