22 de julho, às 14hs fui entrevistado por um grupo de alunos do curso de comunicação que queriam saber de minha carreira funcional, decorridos 45 anos de atividades na Universidade de Brasília, onde ainda estou  ativo e sem medo de manifestar minha opinião.  Entre as várias perguntas formuladas, a última levou~me a seguinte reflexão: 

      - O quê Eu mudaria hoje na UnB?

Um tanto complexa a pergunta, mas certamente oportuna para uma reflexão de mais de quatro décadas dedicadas a instituiição onde hoje me sinto frustrado, mas realizado em muitos aspectos, entre alguns, Presidente da Associação dos Servidores - Asfub, hoje com 42 anos de existencia e diversas dificuldades para sobreviver a pandemia passada e algumas outras indirerenças. 

 

   

              Infelizmente as universidades federais se distanciaram do seu objetivo de  formar cidadãos, profissionais, livres da doutrinação que assola as universidadedes publicas brasileira;  tlavez algumas excessões, óbvio; que se faça justiça se alguma delas, não tem seguindo a trilha da degeneração cultura. Aplausos a este Reitor ou Reitora e Docentes.

 

                Nas duas últimas décadas, com a assenção da esquerda ao poder o Pais viveu sob o dominio de uma oligarquia politica, de indole corrupta, liderada pelo partido dos trabalhadores; que chefiou o maior esquema de corrupção em um Pais, atingndo a casa dos trilhões, de recursos desviados e as Universidade não reclamaram dos cortes de verbas na educação.  A ameaça do comunismo, da ditadura volta a cena, o Pais se aproxima de forma intima de Cuba, China, Venezuela, Vietnã, Coreia do Norte, agora Argentina, Venezuela, O forum de  São Paulo transforma a america latina e o Brasil torna-se o alvo principal, o território a ser dominado em definitivo, uma vez que nas eleições de 2018 este processo fora interrompido, graças ao povo que abriu os olhos para o que estava acontecendo.  

 

                Os povos desses paises vivem uma escravidão vigiada,   uma economia arrasada, e sem liberdades individuais ou coletias para se manifestarem.  O Comunismo tenta dominar o mundo, dominou as midias, que na excasses dos recursos antes abastados, se voltam contra um governo conservador, e se arriscas ao risco eminante de terem suas vidas controladas, como vozifera o pilantra que squeou este pais, ao afirmar que a mídia e a internet serão controladas.

 

                   As instituições, principalmente as universidades pública federais, tornaram-se teritório que aquartela essas milicias, tendo nos professores os aliciadores de jovens idealistas, que são convertidos, enganados, sem conhecer de fato os intentos de seus admiráveis mestre e suas ideologias exdruxulas, que banalizam a vida e o ser humano; aliaram-se as ''eminências pardas" dos milicianos togados, e juntos encabeçam o golpe que há de desfigurar esta nação, como ocorre hoje na Venezuela, Nicarágua, Argentina etc. etc.

 

                  As ideologias banalisam a cultura, a igreja, a familia e os princípios pelos quais primam a humanidade, e as instituições, antes afogadas na Corrução, Estamos sendo dominados e muitos cidadãos não se atentam as mudanças que nos são impostas. Podemos perder a soberania nacional.  .

 

                   Creio não ser necessários enumerar a esculhambação que virou as universidades federais,  destituídas de seus objetivos e do  caráter educador. A nobre função deu lugar a doutrinação  e a degeneração da especie humana. Formar cidadãos e cidadãs não basta, é preciso tomar de si, suas mentes e seus ideais, com a implantaçaio de fundamentos ideologicos que denigrem a cultura.

 

                  As ações absurdas que se manifestam dentro das uniersidade, chamadas de cultura, é para se crer que o objetivo é levar-nos a extinção. É  nojento o que ocorre dentro das universidade, "é como vê um cão comendo seu próprio vômito".  Alunos, e até professores se expondo nús, como obra de artes, internas; deprimem. As velhas e eficientes  "ilhas de excelência", naufragam em galerias de ésgotos, a céu aberto. Que conhecimento buscam? Que evolução almejam?

 

                 A politica arquerosa do PSOL apresenta projetos que, em outras palavras, legalizam a pedofilia, o insexto, o aborto, as drogas. As universidades e seus professores, com justas excessões, estão lacradas nesses podres propositos que desvirtuam os sonhos de nossos filhos, ao ingressarem numa universidade publica. São as primeiras vitimas do sistema, que perdem suas identidades e seu amanhã. 

 

                    Não admito que a criança seja induzida ou influenciada por essas ideologias. A fragilidade da criança é para ser respeitada. Se ela nasceu menino ou menina, seu comportamento deve ter a influencia da familia, dos principios da sociedade conservadora de valores eticos emorais e não induzida a pensar o contrario. Deixe ela crescer, de preferencia sob influencias sadias e não doentes, socialmente. Por esta razão não se deveria admitir adoção de crianças, para casas homosexuais, pois certamente esta criança terá sua personalidade sexual induzida pelo exdruxulos pais adotivos.  

 

        Óbvio que as excessões existem, mas não se destacam mais. São raridades,...

vale lembrar  que basta o cheiro de uma batata podre, para , compremeter a saca.

 

               É lamentavel que em duas décadas da esquerda no poder, tenha avançado tanto, os propositos da esquerda em mudar o pais, genuinamente democratico, numa republiqueta comunista; que as Universidades Federais  tenham se rebaixado ao tal vil papel, em favor de ideologias de genero que denigrem a criatura humana e como se  não bastasse, temos ainda temos os campi universitários como territórios livre para a pratica de drogas, só falta mesmo aquelas banquinhas da "cracolândia"   para o deleito do PSOL e demais partidos de esquerda. 

 

        Que droga seria pior? O fumo! O  pó! as ideologias?

 

                A cartilha de Antonio Gramsi, Co-fundador do Partido Comunista Italiano, e referência forte do pensamento de esquerda no século XX. Eles foram chegando aos pouco e foram tomando os  espaços e quando os russos, os cubanos, os chineses, os coreanos perceberam, não tinham mais o que fazer. Se o comunismo fosse o melhor regime de gestão de um pais, Cuba era o melhor lugar do mundo pra si viver, entretanto, os defensores deste regime quando partem do Brasil, não vão para Cuba, China ou Russia, vão para paises capitalistas, onde tem luxo, fartura, riquezas. Estados Unidos ou para a Europa

 

                    À desgraça já nos abateu com a reforma desastrosa da educaçao; implementada pelo comunista Paulo Freire, durante o governo petista. Não foi apenas a corrupção, o grande prejuizo da sociedade brasileira; maior foi o prejuizo cultural. As finanças são recuperável, a exemplo do que estamos vendo isso acontecer. O que não se recupera são as gerações perdidas; milhares crianças e  jovens analfabetos funcionais, que mal sabe o que lê. Os vestigios estão claros, ievidentes nas rees sociais, onde testemunhamos abusuros gramáticais, dos que se arriscam se expressar. Mal sabem escrever o que pensam, e mal pensam no que escrevem.   

 

            Interomperam o ciclo natural da educação, querem deturpar a cultura da familia, da escola. Banalizou a cultura, a música, o teatro. Com a morte de Mazarope, Grande Otelo, Ronald Golias, Chico Anísio e recentemente Jô Soares, ficamos totalmente orgãos do humor inteligente. Morreram os grandes talentos, sem que houvesse uma renovação. Quanto a Chico, Caetano, Gil e os atores  famosos, geralmente  globalistas, mostraram por qual cultura lutavam. Suas conveniencias, seus milhões retirados dos cofres publicos; daí a revolta de tantos "artistas". Dinhiero fácil e não idealismo, cultura ou arte, , muito menos patriotismo.. Issso foi um dia!

 

               Se foram os grandes referências. Os grandes mestres doutores, não são mais exemplos nas ilhas de excelência que sucumbem diante de um analfabeto de quatro dedos, mais que astuto.  

 

             Aos jovens estudantes são mostrados como  referênciais de heroimos;  meliantes assassinos, que não poupam as vidas que se opões em seus caminhos: The Guevara, Fidel Castro, Vladimir Lenin e como não poderia faltar nessa lixeira humana, o gênio do mal  Friedrich Engels Max, e todos esses idealistas das ideologias fracassadas desde o primeiro instante de suas invenções. O mundo recusa, de bom grado, esse regime, que é imposto pela força, pelo medo e faz e jamais é capaz de fazer o povo infeliz.  Tais fundamentos são validos para as lideranças, que vivem no luxo, as custas das classes escrevizadas e oprimidas.

                               Colegio Popular Oliveira Magalhães - COPOM  - SaMaVI 1972

 

             Aprender não é mais um fundamento, quando  o Estado opressor se vale das estatisticas que mascaram a realidade da vida de seu povo. Jovens hoje são induzidos pelas conveniências politicas, e conduzidas por trilhas, como se de fato fosse o admirável gado novo, da canção fenomenal de Zé Ramalho atualizada, desde sua criação. Eu resumiria dizendo que Obra prima que se traduz que "Boi se tange porquê muge e GENTE se educa, para que Ele pense, se expresse, sonhe." 

 

        Quanto aquela pergunta, feita por alunos do curso de Comunicação da UnB, eu a respondi, no rompante  solapante e ví  os pupilos dos pupilos da reitora, como se num abraaooo de súbito, interrogar: Como nada?  


           – NADA! Eu não mudaria nada!

         

            Não seria bem assim: - NADA!  óbvio que uma hora agente muda alguma coisa. Agente muda de roupa, muda de escola, muda de pensamento, muda até de namorada, mas o  que significa essas simples mudanças? - Nada! no contexto da cultura de uma nação; na vida politica e social do Estado...  Que fique claro e notório de que sou um direitista, um saudosista nato! Vivo  evocando os bons tempos e neles os magníficos exemplos passado, no intento de copia-los nos meus passos, rumo ao futuro. Temos tantos nomes de homens e mulheres tomados por referenciais de vida...

 

            Quem não gostaria de reviver as boas lembranças que ficaram no passado? A cultura de outrora; a inocência de crianças e dos jovnes adolescentes; as individualidades respeitadas sem a força do decreto-lei que hoje interferem no modo do outro ser!  Conservadorismo, compreende, manter  ou conservar,  aquilo que edifica a vida e não julgar por modismo, ações que passarão como um vento impetuoso, desfazendo construções solidas.  

 

                  Nem por isso vamos condenar o progresso... a evolução, as mudanças; bem como disse o poeta Carlos Drumond. ao prevê em seu poeta O sobreviivente...

 

O sobrevivente

Impossível compor um poema

a essa altura da evolução da humanidade.
Impossível escrever um poema

- uma linha que seja - de verdadeira poesia.


O último trovador morreu em 1914.
Tinha um nome de que ninguém se lembra mais.

 

Há máquinas terrivelmente complicadas

para as necessidades mais simples.


Se quer fumar um charuto aperte um botão.
Paletós abotoam-se por eletricidade.
Amor se faz pelo sem-fio.


Não precisa estômago para digestão.

Um sábio declarou a O Jornal 

que ainda falta muito

para atingirmos um nível razoável de cultura.

 Mas até lá, felizmente, estarei morto.

 

Os homens não melhoraram
e matam-se como percevejos.


Os percevejos heroicos renascem.
Inabitável,

o mundo é cada vez mais habitado.

 

E se os olhos reaprendessem a chorar

seria um segundo dilúvio.

 

(Desconfio que escrevi um poema.)

(Poesia 1930-1962, 2012.)

 

Poderia parar o texto aqui...

          

          Anigamente ninguém se sentir ofendido ser chamado de Negão. Até parecia ser um sinônimo de masculinidade, força física! mulher bonita era lisongeada com todo respeito, e não se tinha interpretações de assédio. Esta foi outra aberração que o movimento feminista cuidou de implantar na sociedade de hoje, que tirou do homem, o interesse de lisongear uma mulher. Muitas delas mal sabe a origem do movimento feminista, do contrário, não haveria de aderir a ele.

 

                 Querem mudar a gramatica! O pronome indefini "TODOS serve  para se reportar a um grupo, seja de homens ou mulheres. AGORA"  os ideologistas, idiotas, querem usar e  usam "todos" para o sexo masculino, "todas" para o sexo feminido e "todis" para os homosexuais. Sair pelado já não chama atenção, pois a sociedade sã ingora esses atos por considera-los doentes mentais. Nem todos têm tais comportamento. Saudade do grande estilista Cloodovil, Agnaldo Timoteo. e outros vivos, Ney Matogrosso que se dignam respeitar a sociedade sem a ela impor suas imoralidades publicas. Eles se acham supremos. CUIDADO"!!! lvocê pode estar sendo vigiado; se os reis e rainhas  sentirem ofendidos vodê pode ser preso pela ditadura da toga.  

 

         O respeito HOJE se dá pela força de um decreto ou medo da Corte!  

 

             O que concluo com todas essas mudanças, é que em sua maioria, elas denigrem os principios fundamentais da humaniade, A troca da velha cartilha por manuais sexuais ilustrados, distribuidos nas escolas infantil, excedem culturas e principios. Os níveis de tolerancia, ultrapassaram  as fronteiras da razão. Menino nasceu pra ser menino como menina nasceu para ser menina e ponto final.. É a razão natural da existencia e do principio da procriação; como uma  regra de multiplicação. O resto é resto, anomalia. É ciência é Divindade.

           

                                   Estudantes do Colegio Comercial de Santa Maria da Vitória BA ...

 

                       Cheguei à  UnB em 1977, conheci pessoalmente o  professor, doutor em Física e oficial da Marinha, José Carlos de Almeida Azevedo, daí grandes nomes, entre esses o também físico Doutor Professor  Lauro Horhy e o Doutor Professor  Piscologia Thymoty Mulholland que pos Darcy Ribeiro, que são por mim considerados como  maiores reitores dessa instituição; quando ela primava pela educação e não o partidarismo politico. Conheci o Professor Doutor em Ciencia da Informação Murilo Bastos da Cunha, também o Professor Doutor Antonio de Miranda e outros que tomei por referencial. Era  "um jovem vindo do interior" onde tudo parecia divino, maravilhoso, em meus 25 anos de idade e agora sobrevivo em meio a uma casta demoniaca, que nos leva ao caos.As mudanças relacionada a cultura dos povos, precisam ser discutidas, sob o risco de retornarmos a era das cavernas, isso se sobrevivermos as arenas romanas, quando passamos por elas.  O que se conclue hoje, é que a vida humana banalizou em todos os principios básicos. 

 

Embora tenha o homem  capacidade de  adaptar-se às situações; 

o  seu caráter deve ser imutável,

por amor, tudo pode ser possível, desde que não viole virtudes.

 

             O homem hoje parece querer apagar o vesigios de sua trajetória. Incorre em erros trágicos. Parece não ter aprendido nada, com o passado, certamente não chegará a lugar alguns,  senão, aos fracassos do proprio passado. . 

A vida é uma guerra onde os sábios vencem

e os tolos vivem mugem feito gado, vivem!.

 

              O que nos diferenciada da vida animal  é justamente a capacidade do raciocínio, a  vontade própria, a fala, o pensamento, o expressar-se; enquanto as irracionais criaturas existem por existir pela vontade do criador e procriação pelo instinto da perpetuação da espécie  Feliz as gerações, como a minha, que tivera a oportunidade de vê  pessoalmente pessoas dignas, como  referencial, em todos sentidos.  Toda criança sonhava com a geração que estava a sua frente; além do Pai e da Mãe, todo jovem seguia essa mesma trilha transformadora sem a perda dos valores referênciais culturais e humanos.            

                   

 

Estudantes Educandário São José - 1960 Correntina BA

 

                   

 

               A referência ao conjunto de ideias propostas por Maxs, Lenin ou Grammsi, se fosse designar o conjunto da obra, pelas doutrinas, o mundo a esta altura seria perfeito com um úico regime; Socialismo Comunista e a Democracia seria o mal da humanidade. Russia, Cuba ou China seriam os melhores lugares do mundo, para se viver, entretanto... Entretando onde é mesmo que o Comunismo deu certo, onde o socialismo faz o povo feliz. 

 

       

                                                   Colégio Comercial de Santa Ma. da Vitória - SaMaVi - BA

O Professor  era a mais digna e reverenciada das profissões.

E hoje?

 

               É natural e obvio que a transformação se dê pelo conhecimento, prático, ou pela formação acadêmica. Entretanto, neste requisito, estamos cada vez mais distantes dos conceitos e principios do que seja educar e ser culto.   Na realidade, vivemos hoje  um mundo onde a inversão de valores se fortalece, como doutrina ideológica que tenta transformar os rumos da humanidade, para o caos social, ético, politico... A fonte de maior exemplo de dignidade e justiça, jaz, diante de uma Suprema Corte  corrompida e desprovida de honra e ética,  escravisada como vassalos dos interesses partidários.  Não importa se de direita, ou esquerda! O Supremo tinha que ser “Supremo” e ponto. 

 

             O ser humano lida com as imperfeições, injustiças e crueldades há milhares de anos. As arenas de roma hoje está nas salas de nossas casas, nos quartos... As televisões hoje expõe as"bigas romanas" e os gladiaroes matando por um celular, por um cordão de ouro; assaltando e sequestrando homens e mulheres para faze um PIZ ou tomar uma cervejinha, como dia o honórável ladrão Luiz Inacio - Lula, que condena a maldade da policia que prente e mata esses pobre e infelizes, companeiros de jornada, DELE!. 

 

                O homem já viveu nas cavernas, passou pelo diluvio; pela estruição de Sodoma, Gomosrra, sobreviverá as ideologias da esquerda? SE DEUS estiver adiante de tudo isso. 

 

              Para onde você vai meu irmão quando o comunismo invadir seu Pais?

          Os venezuelanos correram pru Brasil, os argentinos estão correndo pru Brasil e pra onde vão os brasileiros? 

 

                     A situação sociopolítica e sociocultural da época de Cristo não é diferente ou menos inquietante, a de hoje em dia. - Eu não mudaria nada, na UnB pois ela escolheu a esquerdofrenia por  por meta, vamos vê onde tudo isso finda.  O curso natural da vida é quem promove as mudanças necessárias à evolução do homem e se chegamos até aqui, com louvor, em determinados aspectos, devemos aos homens e mulheres que mantiferam sua fidelidade aos principios, conservadores.    

 

         As formigas sempre sabem o caminho de casa, saem para o labor  e voltam a cada jornada, seguras e absoutas da missão cumprida, mas quando criam asas e voam, se perdem na imensidão do espaço que conquistou.

Se eu estiver errado, me critique nos comentarios, se estiver certo, se digne a elogiar-me mas já estou grato, pela sua leitura.